Poluição Química: tema de Meio Ambiente Enem e vestibular. Veja!

Confira uma coleção de dicas sobre Poluição. O tema está cada vez mais presente nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio. Cai em Química, Biologia, e Atualidades.

A poluição química é altamente prejudicial ao meio ambiente. E, dependendo da intensidade e da natureza dos componentes, pode mesmo ser fatal para o ser humano que convive com ela. A Poluição é definida na legislação brasileira (Lei 6.938/81, Art.3, III) como a “…degradação da qualidade ambiental…” que direta ou indiretamente prejudique a saúde, segurança e o bem-estar da população.

Criar condições adversas às atividades sociais e econômicas que afetem desfavoravelmente a biota, as condições estéticas ou sanitárias do ambiente, ou que lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões estabelecidos são consideradas poluição.

Poluição Química & Impacto Ambiental:

Gostou da aula do professor Raphael Carrieri? Ele é um show na Geografia e Meio Ambiente. Tem mais aulas dele no canal do Curso Enem Gratuito.  Como diz por aí a galera…. Poluição? Nada a ver! Afinal, a poluição prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais.

O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde. Quando o homem não trata bem a natureza, a natureza não trata bem o homem.

Esta frase já caiu numa questão do Enade, e tem tudo a ver, pois indica a responsabilidade do ser humano com a manutenção da biodiversidade.   poluição químicaO inicio do problema da poluição química em escala produzida pela ação do homem se deu com a Revolução industrial, trazendo consigo a urbanização e a industrialização.

Com a consolidação do capitalismo, propiciado por este momento histórico, o incentivo à produção e acúmulo de riquezas, aliada à necessidade aparente de se adquirir produtos novos a todo o momento, fez com que a ideia de progresso surgisse ligada à exploração e destruição de recursos naturais.

Veja uma aula completa sobre a Revolução Industrial.  a revolução industrialCom o domínio da máquina a vapor no ciclo da revolução industrial as fontes de energia foram o carvão vegetal e o carvão mineral para abastecer as fornalhas.

Depois, com os motores a combustão interna, começou o ciclo da queima dos derivados de petróleo. Todos estes combustíveis geram poluição

Existem diversos tipos de poluição. Entre eles, preste atenção a estes para o Enem:

  • Poluição sonora: a poluição sonora é aquela causada pelo excesso de ruídos como aqueles causados pelos carros, máquinas e etc
  •  Poluição visual: outra grande fonte de poluição, principalmente nos meios urbanos é a poluição visual.
  • Poluição atmosférica: a poluição atmosférica é aquele que afeta as condições do ar que respiramos.
  •  Poluição da água: a poluição dos corpos hídricos (rios, lagos, etc.) é talvez a mais comum de todas as poluições.
  •  Poluição do solo: todo resíduo que é despejado no solo sem cuidado algum (o que não é o caso de aterros sanitários, por exemplo) caracteriza um tipo de poluição.

 

poluição nuclear é causada pela destinação incorreta ou vazamento de resíduos radioativos proveniente de diversas fontes que utilizam a energia nuclear, como, por exemplo, as usinas nucleares ou aparelhos de raios-x, e se caracteriza pelo alto grau de periculosidade devido a capacidade de causar alterações nas estruturas das células provocando, assim, alterações no organismo como um todo.

Lixo Atômico – Ameaça de poluição química constante

lixo atômico destacadaVeja uma aula completa de revisão Enem sobre Radioatividade, Energia Nuclear, e sobre os resíduos radioativos gerados pelo uso industrial de tecnologias nucleares. Não são apenas ‘usinas atômicas’ que geram resíduos radioativos.

Um simples aparelho de ‘Raio X’ pode também produzir resíduos ao longo do tempo. Confira nesta aula sobre Lixo Atômico e radioatividade.

Poluição química por Chuva Ácida

Chuva Ácida
Veja o fenômeno da Chuva Ácida

Veja uma aula especial que explica o fenômeno da Chuva Ácida. É um ciclo complexo de poluição que expele partículas no ar, sendo que estas partículas alcançam até mesmo a altura das nuvens, provocando a condição de reações químicas ou de partículas em suspensão que ‘descem’ com a chuva, na forma de ‘Chuva Ácida’. Acesse aqui esta revisão gratuita.

Os principais locais atingidos pela poluição são os centros urbanos que têm carros e veículos automotores, e territórios próximos a centros industriais.PoluiçãoDica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/
Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Biodiesel. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-biodiesel-combustivel

Aula Gratuita sobre poluição

Saiba mais sobre poluição acessando o vídeo superinteressante do Canal das Videoaulas que o Blog do Enem separou para você sobre poluição. Não deixe de conferir!

http://www.youtube.com/watch?v=7kzR0aL_q0k

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Bases
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre poluição química foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel