Reaplicação do Enem 2023: quem tem direito? 

Saiba quem tem direito à reaplicação do Enem 2023, incluindo casos de doenças contagiosas e problemas logísticos. Conheça os documentos necessários e os prazos para a solicitação, garantindo sua chance de participar do exame.

A reaplicação do Enem 2023 é uma oportunidade oferecida àqueles candidatos que não puderam participar do exame no dia 5 de novembro, quando cerca de 4 milhões de estudantes fizeram as primeiras provas

O edital assegura esse direito em situações específicas, mas você sabe quais são? É sobre isso que vamos falar hoje! Acompanhe a leitura e entenda quem pode fazer as provas em uma nova data e como fazer essa solicitação. 

Quem tem direito à reaplicação do Enem?

Cabe solicitar a reaplicação do Enem 2023 em basicamente duas situações: problemas logísticos e doenças infectocontagiosas. Entenda melhor!

Problemas logísticos

A interferência de dificuldades de ordem logística pode justificar a solicitação de reaplicação da prova:

  • Eventos naturais adversos que comprometem a infraestrutura do local de aplicação;
  • Falta de fornecimento de energia elétrica, prejudicando a visibilidade da prova devido à ausência de luz natural;
  • Mal funcionamento do dispositivo eletrônico disponibilizado ao participante;
  • Execução equivocada de procedimentos de aplicação que resultem em comprovado prejuízo ao participante.

Caso você tenha sido impactado por algum desses problemas no primeiro dia de aplicação das provas, é necessário comparecer no segundo dia – 12 de novembro -, e requisitar a reaplicação apenas para o primeiro dia.

Distância do local da prova

Os candidatos designados para locais de prova situados a uma distância superior a 30 quilômetros de suas residências declaradas na inscrição também têm o direito de solicitar a reaplicação da prova.

Doenças infectocontagiosas

Caso a sua participação no exame tenha sido impedida devido a doença infectocontagiosa, também fica assegurado o seu direito de solicitar a reaplicação do Enem. As condições de saúde que se enquadram nessa categoria são:

  • Tuberculose
  • Coqueluche
  • Difteria
  • Doença invasiva por Haemophilus influenzae
  • Doença meningocócica e outras formas de meningite
  • Varíola
  • Varíola dos macacos (monkeypox)
  • Influenza humana A e B
  • Poliomielite causada por poliovírus selvagem
  • Sarampo
  • Rubéola
  • Varicela
  • COVID-19

É importante destacar que, se você se sentiu mal ou enfrentou problemas de saúde durante a aplicação do exame, resultando na necessidade de deixar o local sem retorno ou sem concluir as provas, não está elegível para solicitar a reaplicação.

Como solicitar a reaplicação do Enem? 

Para solicitar a reaplicação do Enem, é preciso formalizar o seu pedido na Página do Participante no período entre 13 e 17 de novembro. Na plataforma, existe uma aba específica para essa finalidade.  

É obrigatório fornecer a documentação comprobatória da necessidade de reaplicação do exame, conforme estipulado no item 4.2.3 do edital, que inclui atestados médicos, documentos sobre internações e outros.

Nesta documentação, é preciso constar o nome completo do participante, o diagnóstico com uma descrição detalhada da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID-10). 

Além disso, deve-se incluir a assinatura e a identificação do profissional devidamente credenciado, juntamente com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em órgão competente. A data do atendimento também deve ser devidamente registrada.

Depois de enviar o seu pedido, não existe a possibilidade de modificar os dados inseridos. Portanto, fique atento para evitar erros e equívocos que possam prejudicá-lo. As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep.

Como vai funcionar a reaplicação das provas?

Conforme o edital do Enem, está prevista apenas uma oportunidade de reaplicação do Enem, a se realizar nos dias 12 e 13 de dezembro. 

As questões das provas, bem como o tema da redação, serão diferentes da aplicação original, mas o nível de dificuldade permanecerá o mesmo, assegurando assim a igualdade de condições entre os candidatos que realizaram os testes em datas diferentes. 

Esta medida tem como objetivo promover um processo de avaliação justo e imparcial para todos os participantes.

Estude com o Curso Enem Gratuito

Seja para quem ainda vai enfrentar o segundo dia de provas neste domingo, ou para quem pretende solicitar a reaplicação do Enem, o Curso Enem Gratuito tem tudo o que é necessário para fortalecer a preparação. 

Canal do Youtube

O canal do Youtube do Curso Enem Gratuito é um verdadeiro tesouro para quem está estudando para o Enem. 

Além dos Aulões Enem 2023, você vai encontrar videoaulas de todas as disciplinas, com conteúdos diversos, para revisar aquilo que mais cai nas provas ou, ainda, os temas em que sente mais dificuldade. 

App Intensivo Enem Gratuito

O aplicativo do Intensivo Enem Gratuito tem foco nos 10 temas que mais caem, com aulas de revisão e listas de exercícios de todas as matérias. 

Ao baixar, você vai encontrar um cronograma de estudos, videoaulas e opção de baixar os conteúdos para estudar quando quiser. 

Download para Android  |  Download para iOS

GPT do Enem

O mais recente lançamento do Curso Enem Gratuito para tirar suas dúvidas com praticidade e rapidez é o GPT do Enem. A novidade usa a Inteligência Artificial para acelerar a sua preparação!

Para usar a ferramenta, basta acessar a plataforma e fazer suas perguntas. É muito simples e intuitivo!

A página foi projetada para proporcionar uma experiência fluida, garantindo que você tenha fácil acesso ao assistente virtual.

Se você não conseguiu comparecer ao primeiro dia de provas, agora já sabe como deve proceder para solicitar a reaplicação do Enem 2023. Basta atender aos critérios especificados pelo Inep e ficar atento ao prazo para garantir a sua participação. Boa sorte!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Notícias
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel