Verbos de Ligação – Revisão para Redação e Gramática do Enem

Revise o conteúdo sobre Verbos de Ligação. Dominar esse assunto é fundamental para Redação e Gramática nos vestibulares e no Enem.

Verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e indireto, e até verbo intransitivo. Você domina todas estas classificações? Quer mandar bem nos vestibulares e no Enem? Então, é hora de revisar os Verbos de Ligação com o Blog do Enem.

Estudar os verbos sempre exigiu um pouco mais da nossa atenção. Têm os verbos regulares, os verbos irregulares, uma diversidade de tempos verbais, as suas transitividades, e ainda temos casos especiais, como os Verbos de Ligação.

Redação - Verbos de Ligação

O que é um Verbo de Ligação?

Verbo de Ligação é um tipo de verbo que une o predicativo do sujeito ao sujeito.  Esses verbos ligam um ‘estado’, ‘qualidade’, ‘condição ou classificação’ ao sujeito.  Por exemplo, nesta frase ‘O homem anda preocupado’, observe que o verbo andar indica ‘o estado’ em que o homem se encontra. É um exemplo clássico de um verbo de ligação.

Agora que você já viu as principais definições e caracterizações sobre Verbos de Ligação, é hora de revisar com uma aula em vídeo da professora de redação e gramática Raquel Cesário, do portal de cursos Meritus Online:

Dica 1 – Redação e Gramática – Veja como não perder pontos com Vícios de Linguagem nas provas de Vestibular e do Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-vicios-linguagem/

Para ajudar você a entender melhor o conteúdo sobre Verbos de Ligação vamos analisar os exemplos que o site Info Escola apresenta sobre os Verbos de Ligação. Em primeiro lugar, vale lembrar que os Verbos de Ligação não indicam ação, eles fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de predicativo do sujeito, como no exemplo: Maria é inteligente.

O verbo ser não indica ação, ele está ligando o sujeito (Maria) ao predicativo (inteligente).
PREDICATIVO = é o termo que modifica o sujeito. O predicativo nos informa alguma coisa a respeito do sujeito. Inteligente é uma qualidade, característica de Maria, logo é chamado de predicativo do sujeito.

Os principais verbos de ligação são:
SER= O carro é novo.
ESTAR= João está feliz.
PARECER= Joice parece cansada.
PERMANECER= A moça permanece aflita.
FICAR= Nicole ficou triste.
CONTINUAR= Diana continua feliz.
ANDAR= Cláudia anda nervosa.

Novo, feliz, cansada, aflita, triste e nervosa informam algo a respeito do sujeito.

Carro-novo
João-feliz
Joice-cansada
A moça-aflita
Nicole-triste
Diana-feliz
Cláudia-nervosa

Podemos dizer que, de um modo geral, predicativo do sujeito é tudo aquilo que se fala do sujeito. O predicativo do sujeito vem acompanhado do verbo de ligação.

Dica 2 – Veja os 7 passos para estruturar bem a sua Redação: https://blogdoenem.com.br/redacao-texto-organizada/

Observações importantes para diferenciar Verbos de Ligação: Alguns verbos podem aparecer como: Transitivos, Intransitivos e de Ligação. Para fazermos uma correta análise, é preciso verificar o contexto em que estes verbos estão inseridos. Observe o exemplo: O homem anda depressa. Andar neste contexto significa modo, maneira que o homem anda. É um verbo de ação(portanto não poderá ser de ligação). Aqui andar é verbo intransitivo.

Agora, veja essa oração: O homem anda preocupado. Nesse caso andar indica o estado em que o homem se encontra. Logo, trata-se de um verbo de ligação.  Já no exemplo “Ela continua feliz”, o verbo indica estado, então é um Verbo de ligação. Enquanto na oração: “Ela continua sua tarefa”, o verbo indica uma ação, temos um Verbo transitivo direto.

Dica 3 – Carlos Drummond de Andrade é o autor brasileiro que mais cai nas provas. Veja aqui: https://blogdoenem.com.br/enem-drummond-mais-cobrado/
Dica 4: Redação – Saiba como usar a Vírgula corretamente nesta Aula Grátis: https://blogdoenem.com.br/redacao-virgula-aula-gratis/
Dica 5: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .