Verbos de Ligação: resumo de Redação e Gramática Enem

Conhecer e fazer o uso correto dos Verbos de Ligação ajuda demais na qualidade do texto da sua redação. E vale pontos preciosos. Veja como fazer nesta aula gratuita:

Verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e indireto, e até verbo intransitivo. Você domina todas estas classificações? Quer mandar bem nos vestibulares e no Enem? Então, é hora de revisar os Verbos de Ligação com o Blog do Enem.

Os Verbos de Ligação

Estudar os verbos sempre exigiu um pouco mais da nossa atenção. Têm os verbos regulares, os verbos irregulares, uma diversidade de tempos verbais, as suas transitividades, e ainda temos casos especiais, como os Verbos de Ligação.  Vamos começar este resumo com a recuperação sobre a Classificação do Verbos, com a professora Mercedes. Ela é do canal do Curso Enem Gratuito:

Excelente este resumo mostrando os verbos regulares, irregulares, defectivo, principais e auxiliares. É uma base importante você você chegar depois nos Verbos de Ligação. Vamos continuar:

O que é um Verbo de Ligação?

Verbo de Ligação é um tipo de verbo que une o predicativo do sujeito ao sujeito.  Esses verbos ligam um ‘estado’, ‘qualidade’, ‘condição ou classificação’ ao sujeito.

Por exemplo, nesta frase ‘O homem anda preocupado’, observe que o verbo andar indica ‘o estado’ em que o homem se encontra. É um exemplo clássico de um verbo de ligação.

Para ajudar você a entender melhor o conteúdo sobre Verbos de Ligação vamos analisar os exemplos que o site Info Escola apresenta sobre os Verbos de Ligação. Em primeiro lugar, vale lembrar que os Verbos de Ligação não indicam ação, eles fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de predicativo do sujeito, como no exemplo: Maria é inteligente.

Agora, veja um resumo com a professora Jéssica Fiorini para você encontrar os verbos de ligação “em ação”:

Mandou bem a professora Jéssica. Vamos  em frente com o Predicativo:

O verbo ser não indica ação, ele está ligando o sujeito (Maria) ao predicativo (inteligente).
PREDICATIVO = é o termo que modifica o sujeito. O predicativo nos informa alguma coisa a respeito do sujeito. Inteligente é uma qualidade, característica de Maria, logo é chamado de predicativo do sujeito.

Os principais verbos de ligação são:
SER= O carro é novo.
ESTAR= João está feliz.
PARECER= Joice parece cansada.
PERMANECER= A moça permanece aflita.
FICAR= Nicole ficou triste.
CONTINUAR= Diana continua feliz.
ANDAR= Cláudia anda nervosa.

Novo, feliz, cansada, aflita, triste e nervosa informam algo a respeito do sujeito.

Carro-novo
João-feliz
Joice-cansada
A moça-aflita
Nicole-triste
Diana-feliz
Cláudia-nervosa

Podemos dizer que, de um modo geral, predicativo do sujeito é tudo aquilo que se fala do sujeito. O predicativo do sujeito vem acompanhado do verbo de ligação.

Dica 2 – Veja os 7 passos para estruturar bem a sua Redação: https://blogdoenem.com.br/redacao-texto-organizada/

Observações importantes para diferenciar Verbos de Ligação:

Alguns verbos podem aparecer como: Transitivos, Intransitivos e de Ligação. Para fazermos uma correta análise, é preciso verificar o contexto em que estes verbos estão inseridos. Observe o exemplo: O homem anda depressa. Andar neste contexto significa modo, maneira que o homem anda. É um verbo de ação(portanto não poderá ser de ligação). Aqui andar é verbo intransitivo.

Agora, veja essa oração: O homem anda preocupado. Nesse caso andar indica o estado em que o homem se encontra. Logo, trata-se de um verbo de ligação.  Já no exemplo “Ela continua feliz”, o verbo indica estado, então é um Verbo de ligação. Enquanto na oração: “Ela continua sua tarefa”, o verbo indica uma ação, temos um Verbo transitivo direto.

Veja um resumo completo sobre os Verbos de LigaçãoVerbos de LigaçãoVerbos de ligação

Agora que você já viu as principais definições e caracterizações sobre Verbos de Ligação, é hora de revisar com uma aula em vídeo da professora de redação e gramática Raquel Cesário, do portal de cursos Meritus Online:

Dica 1 – Redação e Gramática – Veja como não perder pontos com Vícios de Linguagem nas provas de Vestibular e do Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-vicios-linguagem/
Dica 3 – Carlos Drummond de Andrade é o autor brasileiro que mais cai nas provas. Veja aqui: https://blogdoenem.com.br/enem-drummond-mais-cobrado/
Dica 4: Redação – Saiba como usar a Vírgula corretamente nesta Aula Grátis: https://blogdoenem.com.br/redacao-virgula-aula-gratis/
Dica 5: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Amanda Enem Literatura
Este post  sobre os Verbos de Ligação foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

 

Redação - Verbos de Ligação

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel