Redação nota 1000: Cinco dicas para se sair bem no Enem

A redação do Enem é, sem sombra de dúvidas, uma das partes mais importantes da prova e você deve estar pronto para encará-la quando chegar a hora. Quer ver como elaborar uma redação nota 1000? Nesse post tem 5 dicas para você arrasar na redação!

Se você já procurou saber sobre a composição da nota do Enem, sabe que a redação tem um peso importante para o resultado final: a produção textual representa 20% dos pontos do Exame.

Por outro lado, essa etapa também se trata de um dos maiores desafios dos candidatos. Afinal, além de representar uma parte importante do resultado, ela exige a habilidade de relacionar ideias de forma coesa, o conhecimento acerca de temas da atualidade, a capacidade de defender uma tese e de, de fato, estruturar um texto de acordo com o gênero exigido: o dissertativo-argumentativo.

Mas, calma: com dedicação, você consegue a tão sonhada redação nota 1000! Para te ajudar, separamos 5 dicas para você se sair bem nessa etapa. Vamos lá?

1. Entenda como a avaliação da redação é feita

Como produzir uma redação excelente para uma prova se você não sabe como ela será avaliada? Não tem como, certo? Saber como o seu texto será corrigido é fundamental para que você consiga adequá-lo às exigências para uma redação nota 1000.

Então,  vamos falar rapidamente sobre isso! A redação do Enem é corrigida com base em 5 competências, que englobam desde a capacidade de domínio da norma culta da língua portuguesa até a elaboração da proposta de intervenção para o problema apresentado.

Como essa etapa vale 1000 pontos no total e são 5 competências avaliadas, cada uma delas tem peso de 200 pontos

Para atribuir a nota das competências, o corretor irá determinar qual é o seu nível em cada uma. Fica assim:

  • 0 pontos: desclassificado;
  • 40 pontos: precário;
  • 80 pontos: insuficiente;
  • 120 pontos: mediano;
  • 160 pontos: bom;
  • 200 pontos: ótimo.

Deu para entender a composição da sua nota? Agora é só estudar quais são as competências do Enem para tirar a pontuação máxima em cada uma delas!

2. Mantenha-se informado

Nós sabemos que o tema da redação do Enem é um mistério até o dia da prova, o que acaba gerando muita ansiedade para a maioria dos estudantes.

Porém, definitivamente, a solução não é se desesperar! Aproveite a sua energia para se manter informado sobre os assuntos da atualidade e procure conhecer quais são os palpites dos especialistas sobre os possíveis temas do ano.

Para estar preparado, você precisa ter um bom repertório sociocultural e ganhar conhecimento sobre o maior número possível de assuntos da atualidade. 

Então, leia jornais, acesse portais informativos e tenha uma rotina de verificação das suas principais fontes de conhecimento. Assim, você aumenta as suas chances de estar por dentro do tema deste ano e fazer uma redação nota 1000!

3. Conheça o gênero textual exigido

Outro fator essencial para você produzir uma redação nota 1000 é adequar o seu texto ao gênero exigido: o dissertativo-argumentativo.

Nesse tipo de texto, você deverá apontar o tema abordado, apresentar a sua tese, defendê-la com base em argumentos que fazem sentido e fazer uma proposta de intervenção para o problema apresentado.

No geral, a estrutura da redação poderá ficar assim:

  • Introdução, com 1 parágrafo em que você apresentará o tema abordado e a sua tese;
  • Desenvolvimento, com 2 parágrafos em que você apresentará os argumentos que defendem a sua tese;
  • Conclusão, com 1 parágrafo para a inserção da proposta de intervenção e finalização do texto.

4. Leia bastante

A leitura é fundamental não apenas para que você se mantenha informado sobre os assuntos da atualidade, como abordamos acima, que podem acabar se tornando o tema da redação. Ela também é importante para que você consiga produzir um texto de excelência!

Criando o hábito da leitura constante, você melhora o seu vocabulário, ajuda a sua mente a fixar os seus aprendizados acerca da norma culta da língua portuguesa, desenvolve a sua criatividade, melhora a sua capacidade de argumentação e muito mais!

Por essa pequena amostra de benefícios que apresentamos, já deu para entender a importância da leitura para a sua nota do Enem, certo? Então, aproveita para já separar aqueles livros que você precisa colocar em dia!

5. Pratique!

Nós acabamos de falar sobre a importância de ler diariamente para produzir um bom texto. Porém, quando se trata de redação, você precisa ter em mente que a leitura não é tudo. É fundamental praticar!

É apenas escrevendo de fato que você conseguirá entender quais são os seus pontos fortes e quais precisa desenvolver para produzir uma redação nota 1000 no Enem. Ao escolher temas diferentes e treinar a escrita, você conseguirá entender como trabalhar o tempo disponível, qual é o melhor método para você estruturar as suas ideias e se é necessário melhorar em questões como a caligrafia, por exemplo.

Se você puder receber o feedback de alguém acerca do seu texto, melhor ainda! Atualmente, existem plataformas em que você pode enviar o seu texto e recebê-lo corrigido por um especialista com comentários de acordo com as 5 competências do Enem. 

Assim, você pode praticar de acordo com aquilo que precisa melhorar e ver a evolução da sua redação com o passar do tempo. Então, a nossa dica é: procure pela ferramenta que melhor te atenda!

E aí, o que você achou das nossas 5 dicas para uma redação nota 1000? Aproveite para colocá-las em prática a partir de hoje e aproveitar o tempo que você tem até o Enem para treinar. Ah, e se você quiser receber mais conteúdos como este diretamente em seu email, é só se inscrever gratuitamente na Comunidade Imaginie!

Este artigo foi produzido pela equipe do Blog da Imaginie.

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel