Redação nota 1000: Cinco dicas para se sair bem no Enem

A redação do Enem é, sem sombra de dúvidas, uma das partes mais importantes da prova e você deve estar pronto para encará-la quando chegar a hora. Quer ver como elaborar uma redação nota 1000? Nesse post tem 5 dicas para você arrasar na redação!

Se você já procurou saber sobre a composição da nota do Enem, sabe que a redação tem um peso importante para o resultado final: a produção textual representa 20% dos pontos do Exame.

Por outro lado, essa etapa também se trata de um dos maiores desafios dos candidatos. Afinal, além de representar uma parte importante do resultado, ela exige a habilidade de relacionar ideias de forma coesa, o conhecimento acerca de temas da atualidade, a capacidade de defender uma tese e de, de fato, estruturar um texto de acordo com o gênero exigido: o dissertativo-argumentativo.

Mas, calma: com dedicação, você consegue a tão sonhada redação nota 1000! Para te ajudar, separamos 5 dicas para você se sair bem nessa etapa. Vamos lá?

1. Entenda como a avaliação da redação é feita

Como produzir uma redação excelente para uma prova se você não sabe como ela será avaliada? Não tem como, certo? Saber como o seu texto será corrigido é fundamental para que você consiga adequá-lo às exigências para uma redação nota 1000.

Então,  vamos falar rapidamente sobre isso! A redação do Enem é corrigida com base em 5 competências, que englobam desde a capacidade de domínio da norma culta da língua portuguesa até a elaboração da proposta de intervenção para o problema apresentado.

Como essa etapa vale 1000 pontos no total e são 5 competências avaliadas, cada uma delas tem peso de 200 pontos

Para atribuir a nota das competências, o corretor irá determinar qual é o seu nível em cada uma. Fica assim:

  • 0 pontos: desclassificado;
  • 40 pontos: precário;
  • 80 pontos: insuficiente;
  • 120 pontos: mediano;
  • 160 pontos: bom;
  • 200 pontos: ótimo.

Deu para entender a composição da sua nota? Agora é só estudar quais são as competências do Enem para tirar a pontuação máxima em cada uma delas!

2. Mantenha-se informado

Nós sabemos que o tema da redação do Enem é um mistério até o dia da prova, o que acaba gerando muita ansiedade para a maioria dos estudantes.

Porém, definitivamente, a solução não é se desesperar! Aproveite a sua energia para se manter informado sobre os assuntos da atualidade e procure conhecer quais são os palpites dos especialistas sobre os possíveis temas do ano.

Para estar preparado, você precisa ter um bom repertório sociocultural e ganhar conhecimento sobre o maior número possível de assuntos da atualidade. 

Então, leia jornais, acesse portais informativos e tenha uma rotina de verificação das suas principais fontes de conhecimento. Assim, você aumenta as suas chances de estar por dentro do tema deste ano e fazer uma redação nota 1000!

3. Conheça o gênero textual exigido

Outro fator essencial para você produzir uma redação nota 1000 é adequar o seu texto ao gênero exigido: o dissertativo-argumentativo.

Nesse tipo de texto, você deverá apontar o tema abordado, apresentar a sua tese, defendê-la com base em argumentos que fazem sentido e fazer uma proposta de intervenção para o problema apresentado.

No geral, a estrutura do seu texto poderá ficar assim:

  • introdução, com 1 parágrafo em que você apresentará o tema abordado e a sua tese;
  • desenvolvimento, com 2 parágrafos em que você apresentará os argumentos que defendem a sua tese;
  • conclusão, com 1 parágrafo para a inserção da proposta de intervenção e finalização do texto.

4. Leia bastante

A leitura é fundamental não apenas para que você se mantenha informado sobre os assuntos da atualidade, como abordamos acima, que podem acabar se tornando o tema da redação. Ela também é importante para que você consiga produzir um texto de excelência!

Criando o hábito da leitura constante, você melhora o seu vocabulário, ajuda a sua mente a fixar os seus aprendizados acerca da norma culta da língua portuguesa, desenvolve a sua criatividade, melhora a sua capacidade de argumentação e muito mais!

Por essa pequena amostra de benefícios que apresentamos, já deu para entender a importância da leitura para a sua nota do Enem, certo? Então, aproveita para já separar aqueles livros que você precisa colocar em dia!

5. Pratique!

Nós acabamos de falar sobre a importância de ler diariamente para produzir um bom texto. Porém, quando se trata de redação, você precisa ter em mente que a leitura não é tudo. É fundamental praticar!

É apenas escrevendo de fato que você conseguirá entender quais são os seus pontos fortes e quais precisa desenvolver para produzir uma redação nota 1000 no Enem. Ao escolher temas diferentes e treinar a escrita, você conseguirá entender como trabalhar o tempo disponível, qual é o melhor método para você estruturar as suas ideias e se é necessário melhorar em questões como a caligrafia, por exemplo.

Se você puder receber o feedback de alguém acerca do seu texto, melhor ainda! Atualmente, existem plataformas em que você pode enviar o seu texto e recebê-lo corrigido por um especialista com comentários de acordo com as 5 competências do Enem. 

Assim, você pode praticar de acordo com aquilo que precisa melhorar e ver a evolução da sua redação com o passar do tempo. Então, a nossa dica é: procure pela ferramenta que melhor te atenda!

E aí, o que você achou das nossas 5 dicas para uma redação nota 1000? Aproveite para colocá-las em prática a partir de hoje e aproveitar o tempo que você tem até o Enem para treinar. Ah, e se você quiser receber mais conteúdos como este diretamente em seu email, é só se inscrever gratuitamente na Comunidade Imaginie!

Este artigo foi produzido pela equipe do Blog da Imaginie.

Categorias: Sem categoria