Resultado do Fies 2024/1 está disponível: veja como consultar

O resultado do Fies 2024/1 já está liberado! Saiba como verificar se o seu nome está na lista e quais são as próximas etapas para garantir o seu financiamento para estudar em uma instituição privada de ensino superior.

O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira, dia 21, o resultado do Fies 2024/1. Para conferir a lista de candidatos pré-selecionados, basta acessar o portal oficial do programa. 

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo federal que possibilita aos estudantes financiar as mensalidades na graduação em instituições privadas de ensino superior.

Essa edição contou com a oferta de 67.301 vagas e a reserva de 50% delas para o Fies Social, que vai atender pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Acompanhe a leitura para saber mais!

Cronograma do Fies

  • Inscrições: 12 a 15 de março
  • Resultado da chamada única: 21 de março
  • Prazo para complementação de informações dos pré-selecionados: 22 a 26 de março
  • Divulgação da lista de espera: 28 de março a 30 de abril

Leia também: Mudanças no Fies 2024: entenda as novidades dessa edição

Como conferir o resultado do Fies 2024/1? 

Para consultar se o seu nome está na lista de candidatos pré-selecionados, basta acessar o resultado do Fies 2024/1 no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e junto à instituição para a qual se inscreveu.

A consulta ao resultado e o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações, é de responsabilidade exclusiva do candidato. 

Como fazer a complementação da inscrição do Fies

A complementação das inscrições para o Fies acontece de 22 a 26 de março. Confira o passo a passo:

  • Acesse o Fies Seleção e complemente a sua inscrição para a contratação do financiamento.
  • Valide as suas informações em até 5 dias úteis na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida, por meio da entrega física ou digital da documentação exigida.
  • Valide suas informações em um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil após a data da validação da inscrição pela CPSA.

Confira as sugestões de documentos que podem ser apresentados para comprovar informações na CPSA, conforme disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).

A apresentação de informações ou documentos falsos pode ocasionar a reprovação do candidato no processo seletivo do Fies ou o encerramento do contrato de financiamento. 

Como participar da lista de espera do Fies? 

Conforme o Edital do Fies, os candidatos classificados com base no número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. 

Os demais, não pré-selecionados, são automaticamente incluídos em lista de espera.

Classificação de candidatos na lista de espera 

As vagas que não são ocupadas pelos candidatos pré-selecionados, conforme o resultado do Fies 2024/1, retornam para o sistema e outro candidato que esteja em lista de espera é chamado.

Portanto, participantes da lista de espera precisam acompanhar sua eventual pré-seleção diretamente na página do Fies.

Opções além do Fies

Além das bolsas de estudos do governo federal, diversas instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos para escolher bolsistas, como a Uniasselvi e a Unicesumar, por exemplo.

As bolsas de estudos têm descontos de 30% a 100%, de acordo com as notas obtidas nas provas do Enem desde 2014. Isso quer dizer que você pode escolher a sua melhor nota para aumentar o valor do desconto. 

Você também pode optar por Concurso de Redação, nota do Encceja, Transferência, ou uma oferta específica para um curso ou cidade.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel