Saiu o resultado do Sisu 2019! Veja como acessar os aprovados e a lista de espera

O Ministério da Educação publicou o resultado do Sisu para este segundo semestre. Veja como conferir seu desempenho, como se inscrever na lista de espera, e conheça outras oportunidades para começar a faculdade ainda em 2019 com Bolsas de Estudo!

Está no ar o Resultado do Sisu com os aprovados da 2ª edição de 2019. São 59 mil vagas nas universidades públicas federais, estaduais e municipais. Se você ainda não estiver na lista dos aprovados,  a dica do Blog do Enem é se ligar para colocar seu nome na lista de espera.

Esperar pelo resultado do Sisu gera muita tensão para todos os candidatos. Afinal, os números de vagas e das inscrições funcionam como uma conta simples de matemática: o número de inscritos foi de 600 mil candidatos para 59 mil vagas disponíveis.

Agora, no segundo semestre, se você fizer uma conta simples, verá que a competição para estas 59 mil vagas, e considerando 600 mil participantes, temos, na prática, que a disputa geral foi de 10,1 candidatos por vaga.

É claro que cursos concorridos como Medicina, Direito, Odontologia e outros cursos mais procurados a disputa é muito maior, e supera 100 candidatos por vaga em muitas universidades.

Então, a matemática mostra que muita gente vai mesmo precisar colocar o nome na lista de espera do Sisu, procurar uma vaga no Prouni, disputar um financiamento no Fies, ou então tentar uma das Bolsas de Estudo descomplicadas nas universidades privadas. Veja as novas regras da Lista de Espera.

Para acessar o resultado acesse a página oficial do Sisu e faça o login com seu número de inscrição e senha.

Não passou? Veja as dicas alternativas ao Sisu:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Cronograma do Sisu a partir de agora:

  •  Resultado – 10/06 – Acesse aqui: http://www.sisu.mec.gov.br/
  • Inscrição na Lista de Espera: 11 a 17 de junho
  • Matrículas da 1ª chamada: 12 a 17 de junho

Mudanças na lista e espera do Sisu

Logo após o MEC liberar a relação dos aprovados já será possível colocar o nome na Lista de Espera do Sisu. O endereço para ver o Resultado do Sisu e para colocar o nome na lista de espera é o mesmo em que que você fez a inscrição do Sisu.

Nas edições anteriores do Sisu, o candidato que não passasse para a primeira opção, mas fosse aprovado na segunda, poderia se inscrever na lista de espera para aguardar uma vaga na primeira opção de curso. Em 2019, as regras mudaram.

Agora, o Sisu só permite a inscrição na Lista de Espera para os candidatos que não forem aprovados na primeira, nem na segunda opção de curso. Ou seja, só quem for reprovado em ambas as opções pode se inscrever na lista de espera.

Outra observação importante é que as chamadas das Lista de espera do Sisu serão feitas diretamente no site das instituições de ensino, e não no site do Sisu.

Acompanhe com a Jade Philippe, diretora do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito, como funciona a nova Lista de Espera do Sisu. Veja com ela as dicas para você manter suas chances na disputa.

A lista de espera costuma chamar muita gente, porque pessoas que passam para estudar longe de casa nem sempre se adaptam às condições do lugar ou dos custos envolvidos. E, ainda, há a questão do dinheiro. Custa caro morar fora de casa.

Mesmo para quem tem o apoio da família é preciso fazer as contas: aluguel, alimentação, transporte e etc. pode somar muito mais do que fazer um curso em faculdade ou universidade privada na cidade onde a pessoa já mora. Para quem já trabalha e paga os custos da própria vida, ter que largar o emprego nem sempre é possível.

Outro fator de desistência do curso é a falta de vocação mesmo para o curso selecionado. O candidato até passa para um determinado curso, mas acaba não se matriculando porque percebe que não tem muito a ver com ele e decide tentar outras alternativas (como o Prouni) para entrar na faculdade em um curso que realmente deseja fazer.

Prouni 2019

As inscrições do Prouni começam logo depois do Sisu, dia 31 de janeiro. Para quem não passar no Sisu, essa é uma ótima opção, pois o Prouni oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% da mensalidade em universidades particulares, para todos os cursos.

Para participar do Prouni, os candidatos devem cumprir alguns requisitos básicos, como ter atingido a média de 450 pontos nas provas objetivas do Enem 2018 e não ter zerado a redação.

Além disso, por se tratar de um programa de bolsas de estudos pagas pelo governo, os estudantes devem ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (para concorrer às bolsas integrais) ou de até 3 salários mínimos (para as bolsas parciais).

Fies 2019

O Fies é o programa de financiamento estudantil do Governo Federal, em que os estudantes que passaram para uma faculdade particular podem financiar as mensalidades com juros abaixo dos praticados no mercado.

Ele funciona em duas modalidades: o Fies é destinado a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos e oferta financiamento a juro zero. Já o P-Fies é para estudantes com renda familiar mensal per capita de até 5 salários mínimos e dá financiamento a uma taxa de juros baixa.

Cronograma do Fies 2019:

  • Início das inscrições: 7 de fevereiro
  • Fim das inscrições: 14 de fevereiro (às 23h59)
  • Resultado da pré-seleção do Fies e P-Fies: 25 de fevereiro
  • Complementação da inscrição: 26 de fevereiro a 7 de março (às 23h59)
  • Pré-seleção da lista de espera do Fies: 27 de fevereiro a 10 de abril (às 23h59)
  • Conclusão da inscrição no FiesSeleção: 28 de fevereiro a 11 de março (às 23h59)

Bolsas de Estudo Descomplicadas

Pouca gente sabe, mas as universidades privadas estão com vagas sobrando para conceder Bolsas de Estudo com descontos de até 75% no valor das mensalidades em cursos de Direito, Odontologia, Administração, Pedagogia, Enfermagem e mais 137 carreiras.

Clique aqui para conferir como se verificar as oportunidades de descontos nas instituições de ensino perto de você.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sisu Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel