Sufixos – Inglês Enem

Quer ler melhor em inglês? Leia este post sobre sufixos e gabarite a prova de Inglês do Enem e dos vestibulares!

Sufixos: A prova de inglês no Enem exige interpretação de textos. Portanto, o conhecimento de sufixos e prefixos te ajuda a interpretar muito melhor, aumentando em muito a sua chance de garantir sua vaga numa boa universidade. Eles podem te ajudar a descobrir a classe gramatical de um termo e deduzir o significado das palavras.

Mas, o que são sufixos? Sufixos são partículas que colocamos nos finais das palavras para mudar a classe gramatical, por exemplo, transformar um substantivo num adjetivo.

Veja um exemplo: COLOUR (COR, SUBSTANTIVO) →COLORFUL (COLORIDO, ADJETIVO).

 

Sufixos

Alguns sufixos importantes:

  1. –ful: (full + cheio). Quando acrescentamos o sufixo –ful, transformamos a palavra num adjetivo.

1
The Internet is a very helpful tool.
(A internet é uma ferramenta útil.)

She is a very succesful woman.  (Ela é uma mulher bem sucedida.)

 

  1. -ish (similar)

2
He is such a childish man.
 (Ele é uma criança.)

 

  1. –ous

3
This area is very montainous.
 (Esta área é muito montanhosa.)

Air pollution has reached dangerours levels in some cities. (Poluição do ar alcançou níveis perigosos em algumas cidades)

 

  1. -able/-ible (que pode ser/quem tem as características)

4
Mr. Smith is a very reliable man.
(Sr. Smith é um homem bastante confiável.)

Heather’s handwriting is not really readible. (A caligrafia da Heather não é muito legível.)

Tap water in Brazil is drinkable. (Água da torneira no Brasil é potável.

 

  1. -like (similar)

5

Shouting is not so ladylike! (Gritar não é comportamento de uma dama!)

Christmas always fills her with childlike excitement. (Natal sempre a deixa com um sentimento de criança.)

 

  1. -less (sem, com nada)

6
The chances were endless.
(As chances eram sem fim.)

The lawyers said it was a hopeless case.(Os advogados disseram que era um caso sem esperança.)

 

  1. -al (relacionado com)

7
This plant has magical powers.
(Esta planta tem poderes mágicos.

 

  1. –ly O sufixo –ly é um sufixo formador de advérbios.

8
It’s exactly three o’clock.
(São exatamente três horas.)

 

Atenção:

Quando acrescentamos o sufixo –ly aos adjetivos hard (difícil), high (alto) e late (tarde), o significado destas palavras é alterado.

The bird flew high in the sky (O pássaro voou alto no céu.)

His students spoke highly of the their teacher. (Seus alunos enalteceram seu professor.)

SUFIXOS –ING E –ED:

1- Quando acrescentamos –ed no final do verbo, estamos descrevendo o que a pessoa sente.

  • I have nothing to do. I’m (Não tenho nada para fazer, estou entendiada)
  • Sufixes are difficult. I am (Sufixos são difíceis). Estou confusa).

2- Quando acrescentamos –ing, é a situação, algo ou alguém que causa o sentimento na pessoa.

  • This film is boring. (Este filme é chato).

Aqui o filme causa o sentimento de tédio na pessoa.

  • This book is so interesting. (Este livro é tão interessante).
  • Outros exemplos:

Surprising (surpreendente)

Exciting (excitante)

Quer saber mais sobre sufixos? Assista essa videoaula e boa sorte!

Agora, vamos praticar alguns exercícios para estudarmos mais a fundo essa parte tão importante da gramática da língua inglesa!

QUESTÃO 1 (FGV -2007)

In the sentence “Brazil’s strong currency will likely also lead to a loosening of foreign exchange restrictions”, the word LIKELY indicates a:

a) comparison.

b) conclusion.

c) probability.

d) preference.

e) certainty.

 

QUESTÃO 2 ( EFOMM 2010)

In the sentence “There was a lengthy pursuit, over seven  hours”, there is a word formed by the suffix “y”. In which option below the word is formed by the same suffix?

a) lately

b) mostly

c) fury

d) ally

e) healthy

 

QUESTÃO 3  (EFOMM 2008) The lecture we’ve attended was not good. It was quite __________, and the audience was __________.

a) amusing – amused

b) bored – boring

c) amused – amusing

d) boring – bored

e) interesting – interested

 

QUESTÃO 4 (UEL 1998 – ADAPTED)

A lacuna é corretamente preenchida pela alternativa:

We’ve been working __________ to ensure all wood comes from well managed forests.

a) lot.

b) hardly.

c) hard.

d) very.

e) many.

 

QUESTÃO 5 (EFOMM 2007)

‘In London there are lots of streets with the same name and it’s very __________ if you are a tourist. Another problem is that it’s a huge place. We walked everywhere on our last trip and we were __________ at the end of each day. But it’s an __________ city, with so much to do.’

a) confused – exhaust – excited

b) confusing – exhausted – exciting

c) confuse – exhausting – exciting

d) confusing – exhaust – excited

e) confused – exhausted – excited

 

GABARITO:

QUESTÃO 1- C

QUESTÃO 2- E

QUESTÃO 3- D

QUESTÃO 4 – C

QUESTÃO 5 – C

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Estrutura da Redaçãogapixel

Estrutura da Redaçãogapixel