Hora de ver o resumo sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra: Rotação e Translação. Veja as características do giro em torno do próprio eixo, e da volta ao redor do Sol. Confira aula gratuita com vídeos, exemplos, e exercícios resolvidos. É para gabaritar nas questões de Geografia no Enem, Encceja e vestibulares.
Os Principais Movimentos do Planeta Terra são o de Rotação, em torno do próprio eixo a casa 24 horas; e o de Translação, com uma volta em órbita elíptica em torno do Sol, com ciclo anual.
O Movimento de rotação – É o movimento que a Terra executa em torno de si mesma em aproximadamente 24 horas. Esse movimento foi de fundamental importância para a determinação dos pontos cardeais e consequentemente a criação das rosas dos ventos que são muito utilizadas na orientação.
As consequências principais da Rotação:
- Dias e noites.
- Achatamento polar.
- Movimento aparente do Sol.
- Determinação dos fusos horários.
Aula gratuita: veja o movimento de Rotação
Confira um resumo simples e rápido com o professor Rafael Carrieri o Movimento de Rotação. Ele é do Curso Enem Gratuito:
Muito bom este resumo. Confira agora o tempo exato que dura “um giro da Terra em torno do próprio eixo”:
O movimento de Rotação da Terra, consiste no giro em torno do seu eixo e se observado do Polo Norte, a Terra gira no sentido anti-horário e o tempo necessário para completar a volta é de 23 horas, 56 minutos e 47 segundos, arredondando para 24 horas.
A velocidade que a Terra pratica o movimento de Rotação é de 30 quilômetros por segundo, mas essa velocidade não é exata, na verdade, sendo variável.Durante muitos séculos a percepção de dias e noites era data por uma crença de que o Sol girava em torno da terra a cada 24 horas.
A Igreja Católica defendia a tese de que a Terra era o centro do universo. Os frades que desafiaram este dogma chegaram a ser queimados na fogueira (frade Giordano Bruno).
E, os cientistas que desenvolveram as teorias e os instrumentos de comprovação pela observação de que a Terra é que girava ao redor do Sol foram perseguidos pela Igreja (como o professor Galileu Galilei).
O Movimento de translação
É o movimento que a Terra executa em torno do Sol em aproximadamente 365 dias. Esse movimento aliado à inclinação do eixo de rotação da Terra (obliquidade da eclíptica) traz como consequência a distribuição desigual de energia solar durante quase todo o ano.
Quente no verão; Frio no inverno: Por isso você sente mais calor no verão e mais frio no inverno, respeitadas as características de cada Hemisfério.
Consequências principais da Translação:
- Estações do ano (solstícios e equinócios).
- Determinação das zonas de iluminação da Terra.
Aula gratuita: o movimento da Translação
Veja agora com o professor Rafael Carrieri o resumo sobre o Movimento de Translação:
Muito boa esta explicação. Ajuda super a compreender certinho o Movimento da Translação.
O tempo exato da Translação
Diferentemente da rotação da Terra em torno do seu próprio eixo, que leva 24 horas para rotacionar em torno dela mesma, provocando a percepção de dias e de noites, alternando as partes da terra que são iluminadas pela luz do Sol, a translação é mais lenta: a Terra leva 365 dias e aproximadamente 6 horas para dar uma volta completa em torno do Sol.
Essa dinâmica originou a criação do ano. Mas não pense que foi tudo assim tão óbvio. O pensamento primitivo dizia que era o contrário, que o Sol girava ao redor da Terra. Quem dissesse o contrário era torturado e até queimado vivo numa fogueira em praça pública. Veja abaixo.
Veja a imagem e entenda como a Translação acontece:
Preste bem atenção nessa figura: a Terra gira em torno de si mesma, do seu eixo imaginário, (rotação) e ao mesmo tempo ela está girando ao redor do Sol (translação). Figura 1 – O Movimento de Translação da Terra ao redor do Sol.
A Orientação a partir do Sol, da Lua e das Estrelas
A orientação é fundamental em várias atividades humanas como transporte, guerras, esporte, entre outras. Na antiguidade, os astros eram os meios de orientação mais utilizados (Sol, Lua e estrelas).
Com a expansão das grandes navegações, a bússola passou a ser utilizada amplamente. Já no final do século XX, com o intenso aperfeiçoamento tecnológico o GPS (sistema de posicionamento global) apresenta grande precisão em termos de orientação que a partir de satélites artificiais passou a ser amplamente utilizado nos meios de transporte, esporte, guerras, entre outros.
O Globo Terrestre
Principais paralelos da Terra
Determinação dos meridianos
Latitude e Longitude
As latitudes são pontos em graus que variam de 0 a 90 graus norte/ sul, enquanto as longitudes são pontos em graus que variam de 0 a 180 graus leste/oeste.
A partir dos paralelos e meridianos, podemos determinar as coordenadas geográficas que são pontos em graus na superfície da Terra e são calculados a partir das latitudes e das longitudes.
Obs.: Não esquecer as palavras sinônimas de norte (boreal e setentrional); sul (meridional e austral); oeste (ocidental); e leste (oriental).
Saiba mais sobre os Principais Movimentos da Terra nesta playlist de aulas do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios
Questão 01
Observe a figura:
A posição indicada na figura a seguir marca, em nosso planeta, o início de uma estação em cada hemisfério.
Esta estação é:
a) A primavera no Hemisfério Norte, estando a Terra no equinócio.
b) O outono no Hemisfério Sul, estando a Terra nas proximidades do solstício.
c) Os verões meridionais, estando a Terra no solstício.
d) Os outonos setentrionais, estando a Terra no equinócio.
e) Os verões setentrionais, estando a Terra no solstício.
Dica 1 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global. – https://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-geografia-enem/
Questão 02
(IFPE – Instituto Federal de Pernambuco). Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas em relação à localização e orientação.
( ) Quando o hemisfério Sul recebe os raios solares perpendicularmente ao Trópicos de Capricórnio, dizemos que está ocorrendo o solstício de inverno.
( ) No dia em que os raios solares incidem perpendicularmente ao Equador, o dia e a noite têm 12 horas de duração em qualquer ponto do planeta.
( ) O dia e a hora do início dos solstícios e dos equinócios variam de ano para ano; a duração das estações do ano, também.
( ) As coordenadas geográficas funcionam como “endereço” de qualquer localidade do planeta, sendo necessário serem conhecidas a latitude e longitude.
( ) As regiões, situadas num mesmo fuso, adotam o mesmo horário. Nelas, as horas aumentam para oeste e diminuem para leste, de qualquer referencial adotado.
A sequência correta de letras, de cima para baixo, é:
a) VVFVV
b) VVVFF
c) FFVVV
d) VFVFF
e) FVVVF
Dica 2 – Acompanhe este segunda aula sobre Problemas Ambientais e fique preparado para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente, o Enem está quase chegando! – https://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-2-geografia-enem/
Questão 03
(UNICENTRO/PR – Universidade Estadual do Centro-Oeste). A Terra executa vários movimentos, dos quais os mais importantes para a vida do homem são o de rotação e o de translação. A opção que contém informações INCORRETAS sobre a Terra e seu posicionamento em relação ao Sol é:
a) afélio corresponde ao afastamento máximo da Terra em relação ao Sol, enquanto periélio é o nome dado ao ponto de aproximação máxima.
b) as regiões de maior longitude apresentam as maiores diferenças entre o dia e a noite nos dias de equinócio.
c) durante o movimento de translação da Terra, há apenas dois dias em que os raios solares ficam em exata posição perpendicular ao Equador, são os equinócios.
d) a distância em graus do Equador aos Trópicos de Câncer e de Capricórnio corresponde à medida de inclinação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol.
e) os raios solares incidem perpendicularmente apenas em pontos localizados na zona tropical, o que faz dessa região a zona térmica mais quente da Terra.
Dica 3 – Relembre sobre os Principais Oceanos em mais esta aula de revisão para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/principais-oceanos-geografia-enem/
Questão 04
(UNEMAT/MT – Universidade do Estado de Mato Grosso). Analise a figura e os itens abaixo.
Fonte: Magnoli Demétrio e Regina Araújo. Geografia Geral edo Brasil. 2005, p. 82.
I. No solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente ao trópico de Capricórnio.
II. O hemisfério norte, em 21 de dezembro, recebe mais insolação, ocasionando dias mais curtos e as noites mais longas.
III. No solstício de verão do hemisfério norte, o sol incide perpendicularmente ao trópico de Câncer.
IV. A distribuição da insolação na superfície terrestre é condicionada pelos movimentos da terra no espaço.
V. No hemisfério norte, em 21 de junho, inicia-se o inverno.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente I e II estão corretos.
b) Somente I, III e IV estão corretos.
c) Somente II, III e V estão corretos.
d) Todos os itens estão corretos.
e) Nenhum dos itens está correto.
Questão 05
(UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Ainda são 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do Ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão.
Este fato se deve:
a) à inclinação do eixo terrestre.
b) ao movimento de rotação terrestre.
c) ao movimento de translação terrestre.
d) à maior proximidade do sol no verão.
e) à diferença de latitude entre esses países e o Brasil.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!