Trigonometria no Triângulo Retângulo – Matemática Enem e Vestibular

A soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Isto você já sabe, mas é apenas o começo dos segredos trigonométricos do Triângulo Retângulo. Veja aula gratuita especial.

O triângulo é a figura mais simples e uma das mais importantes da Geometria, ele é objeto de estudos desde os povos antigos. O triângulo possui propriedades e definições de acordo com o tamanho de seus lados e medida dos ângulos internos. Nessa aula veremos a trigonometria no triângulo retângulo.

Além disso, serão abordadas as propriedades de um triângulo retângulo.

Triângulo Retângulo

O que é trigonometria

A trigonometria é uma área da matemática onde se estuda as relações entre triângulos retângulos e o comprimento de seus lados, sob diferentes valores de seus ângulos agudos.

Em resumo, a trigonometria estuda os triângulos retângulos, mas não só apenas isso, a trigonometria também aborda outros assuntos na geometria, como esferas trigonométricas e outros triângulos, por exemplo. 

Mas para antes tentar compreender o estudo mais avançado sobre trigonometria, devemos estudar o básico, neste caso o básico a ser estudado seria o estudo do triângulo retângulo.

O que é um triângulo retângulo

A Definição de um Triângulo Retângulo: um triângulo retângulo na geometria é um triângulo que tem como principal característica, a presença de um ângulo reto (90 graus) internamente, veja neste exemplo:
características do triângulo retângulo

elementos do triângulo retângulo

Dica do Blog do Enem, para você nunca mais esquecer: A hipotenusa é sempre o lado maior do Triângulo Retângulo. Combinado? É hora de dar mais um passo. Vamos aos Catetos:

Cateto Oposto e Cateto Adjacente

3

trigonometria no triângulo retângulo

trigonometria no triângulo retângulo

Aula Gratuita: revisão de Triângulos para o Enem e o Encceja

Veja um resumo online com  professor Vinny, do Curso Enem Gratuito. Confira uma aula bem focada na classificação e características dos Triângulos e no Teorema de Pitágoras para você mandar bem nas provas.

 

6

Achou a tabela difícil? Veja este vídeo que traz a tabela em forma de música:

E aí, restou alguma dúvida sobre os triângulos retângulos? Então, confira a videoaula para ampliar seus conhecimentos. Não esqueça de fazer os exercícios. Bons estudos!


7

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel