Vagas remanescentes do Fies: inscrições terminam no dia 30

Última chance! As inscrições para as vagas remanescentes do Fies encerram em 30 de novembro. Saiba como garantir apoio para cursar o ensino superior em instituições privadas.

O período de inscrições para as vagas remanescentes do Fies foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC). Agora, os interessados podem se candidatar até quinta-feira, dia 30 de novembro. 

São 60 mil vagas ofertadas com a retomada do Fies Vagas Remanescentes, que estava interrompido desde 2021. 

Essa é uma oportunidade para estudantes que buscam apoio financeiro para seus estudos universitários, já que o Fies oferece condições facilitadas de pagamento e cobre parte das mensalidades de cursos superiores em instituições particulares.

Acompanhe a leitura e confira as informações essenciais para participar do programa!

O que são as vagas remanescentes do Fies?

O conceito de vagas remanescentes do Fies pode ser comparado à lista de espera do Sisu ou dos vestibulares tradicionais. São posições que não foram ocupadas após a primeira convocação dos selecionados pelo programa.

Essas vagas acabam sobrando por diversos motivos. Por exemplo, um estudante selecionado no processo regular pode não ingressar no programa ou falhar ao entregar a documentação completa no prazo, resultando na perda da vaga. Essa posição retorna ao sistema e é reaberta na seleção subsequente.

Assim, as vagas remanescentes, agora disponíveis novamente, são oferecidas aos candidatos do Fies que não foram convocados na primeira chamada e buscam uma nova chance para obter financiamento estudantil público.

Para muitos inscritos no Fies, esse suporte financeiro é fundamental para acessar educação de qualidade e ingressar no mercado de trabalho. Uma segunda tentativa pode representar a solução para alcançar esses objetivos.

Adicionalmente, a oferta de vagas remanescentes reflete a intenção do programa de beneficiar o maior número possível de jovens estudantes. O Fies foi criado pelo governo federal em 1999 para facilitar o acesso de alunos de baixa renda a universidades privadas no Brasil.

Como se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2023?

Pessoas interessadas em aproveitar essa oportunidade têm até esta quinta-feira, dia 30 de novembro, para fazer a sua inscrição de forma gratuita no Portal Único para Acesso ao Ensino Superior

Basta utilizar a sua conta gov.br para entrar no sistema de inscrição do Fies. Em seguida, você será encaminhado ao FiesSeleção para seguir com o preenchimento das informações necessárias.

Será necessário informar:

  1. Email pessoal válido;
  2. Nomes dos membros do seu grupo familiar, número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, datas de nascimento conforme constam do CPF e, caso possuam, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
  3. Demais exigências solicitadas pelo sistema. 

Quem pode concorrer às vagas?

Para se inscrever no processo seletivo de ocupação das vagas remanescentes do Fies, é preciso atender às seguintes condições:

  1. Ter participado do Enem a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições (média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e redação superior a zero);
  2. Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos;
  3. Ter matrícula ativa no curso/turno/local de oferta/IES para o qual deseja se inscrever, devendo obrigatoriamente constar a situação “cursando” no momento da inscrição.

Os selecionados poderão contratar o financiamento com abrangência a partir de julho de 2023. Ou seja,  todo o segundo semestre deste ano poderá ser financiado, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Nesse caso, o estudante poderá, inclusive, reaver os valores já pagos durante esse período, se assim desejar. 

Como calcular a renda familiar per capita

Preparamos um vídeo para te ensinar como fazer o cálculo da renda familiar mensal bruta per capita, ou por pessoa, exigida no Fies e também nos outros programas federais Sisu e Prouni. Confira!

Como será a classificação das vagas remanescentes do Fies?

A classificação das vagas remanescentes do Fies segue critérios específicos. No topo da lista de prioridades estão os bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (ProUni) que não possuem graduação nem histórico como beneficiários do programa de financiamento estudantil. 

Em seguida, vêm os estudantes sem diploma de graduação e sem histórico de apoio do Fies, seguidos por aqueles que não possuem diploma de graduação, mas que já foram beneficiados pelo Fies anteriormente e já quitaram o financiamento.

Estudantes com diploma de graduação que nunca participaram do Fies ocupam o quarto lugar na classificação. E, por último, estão aqueles que possuem diploma de graduação e foram beneficiados pelo Fies, mas conseguiram quitar o financiamento de seus cursos. 

Cronograma atualizado do Fies 2023

Fique atento aos novos prazos do programa:

  • Inscrições: de 17 a 30 de novembro;
  • Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro;
  • Comparecimento à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição: de 5 a 7 de dezembro;
  • Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12 de dezembro.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel