Vagas Sisu 2020: veja os principais cursos e universidades

Confira os cursos com mais vagas no Sisu 2020.1 e informações sobre o processo seletivo do segundo semestre (2020.2).

Entenda nesse post o que é o Sisu 2020, como ele funciona e quando abrem as inscrições. Confira também a disponibilidade de vagas no Sisu 2020 e veja as principais informações sobre o processo seletivo que acontece no meio do ano, o Sisu 2020.2.

O Sisu é um processo seletivo que sempre disponibiliza bastante vagas, ou seja, é um dos meios mais fáceis de ingressar na universidade pública. Para participar das edições de 2020 (início e meio do ano), é necessário ter feito a prova do Enem 2019. Além disso, é obrigatório não zerar a redação do exame. Para entender todas as regras do Sisu 2020, fizemos um vídeo:

A edição do primeiro semestre de 2020 contou com 237.128 vagas em 128 instituições de ensino. O processo seletivo de 2020.1 foi o que apresentou maior número de vagas desde a criação do Sisu, em 2010. Para consultá-las, o sistema costuma disponibilizar o número antes de abrirem as inscrições, por meio do site.

Na última seleção, foram ofertados mais de 200 cursos diferentes para os alunos selecionarem. Mas atenção: o Sisu oferta apenas cursos na modalidade presencial. Nesse post, você confere as universidades que mais ofereceram vagas nos cursos mais famosos como Direito, Medicina e Administração. Aqui você também poderá conferir as notas de corte da última edição e ver se o seu curso é concorrido ou não.

Agora falando sobre o cronograma do Sisu 2020.2, esse ainda não foi informado pelo Inep, responsável pelo sistema. Contudo, geralmente as inscrições abrem entre maio e junho. Enquanto isso, confira as universidades com mais vagas no primeiro semestre de Sisu 2020:

Cursos com mais vagas no Sisu 2020

Vagas em Medicina:

1) UFMG (Campus Belo Horizonte): 320 vagas

2) UFC (Campus Fortaleza): 160 vagas

3) UFPE (Campus Recife): 140 vagas

4) UFPB (Campus João Pessoa): 120 vagas

Vagas em Direito:

1) UFMG: 200 vagas (diurno) e 200 vagas (noturno)

2) UFRJ: 180 vagas (integral) e 75 vagas (noturno)

3) UFPE: 100 vagas (matutino) e 150 vagas (noturno)

4) UFRN: 100 vagas (matutino) e 100 vagas (noturno)

Vagas em Administração:

1) UFPE (Campus Recife): 100 vagas diurno e 100 vagas noturno

2) UFRN (Campus Natal): 100 vagas diurno e 100 vagas noturno

3) UFAL (Campus Simões): 100 vagas noturno

4) FURG (Campus Carreiros): 100 vagas

O critério de seleção para as vagas é a nota do Enem 2019: quanto maior a média nas 5 áreas de conhecimento, maiores são suas chances. Determinadas universidades utilizam critérios específicos, dando pesos diferentes a certas áreas. Por exemplo: se você deseja cursar jornalismo, é capaz que Redação tenha um peso maior na sua nota.

No sistema, você pode optar por duas opções de curso: a primeira e segunda opções. Se você passar em uma dessas na primeira chamada, sua inscrição na outra será automaticamente cancelada. Mas preste atenção: você não poderá se inscrever na lista de espera! Independente de ter passado na 1ª ou 2ª opção.

Mas, quando o sistema libera o resultado e você não passou, você pode demonstrar interesse na lista. Será necessário escolher entre a 1ª e a 2ª opção para concorrer as vagas no Sisu pela lista de espera. Ela costuma rodar bastante, ou seja, é muito importante participar! Você pode saber mais sobre a lista de espera aqui.

Suas próximas chances de concorrer às vagas do Sisu acontecem no meio de 2020. Enquanto elas não abrem,  comece a estudar para o Enem! A gente tem indicação de cursinho.

As notas de corte no Sisu

O maior medo dos alunos é a nota de corte. É ela que determina quem entra e quem fica de fora nas universidades. A nota de corte representa a pontuação do último estudante que conseguiu passar na faculdade. Assim: se Medicina tinha 30 vagas e a nota de corte foi 787, o aluno que ficou em 30° lugar tirou 787 pontos.

As notas de corte variam bastante nas edições do Sisu, sendo as do segundo semestre geralmente mais baixas. Isso ocorre porque há menos alunos na disputa. Nós atualizamos periodicamente as notas de corte do Sisu aqui no site para você avaliar se o seu curso é complicado (ou fácil) demais para você!

A próxima edição do Sisu ocorre no meio do ano e sua vaga pode estar ali, te esperando! Confira mais informações e como se inscrever:

Cronograma Sisu 2020.2

Consulta de vagas Sisu 2020.2: aguarde

Inscrições: aguarde

Resultados: aguarde

Lista de espera: aguarde

Veja as informações oficiais de como realizar a sua inscrição e concorrer às vagas Sisu 2020:

1- Para se inscrever

Na página do Sisu clique em Fazer Inscrição e insira o seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

inscrição vagas sisu 2020

2- Antes de começar

A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização você está pronto para começar sua inscrição. Se precisar, você pode alterar esses dados a qualquer momento, na barra superior.

3- Minha inscrição

Nesta tela você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

4- Pesquisa de vagas

Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Por exemplo: se você quiser Medicina na UFSJ, basta buscar pelo nome do curso ou pela universidade.

5- Conhecendo as vagas

No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis, ou seja, se o curso é noturno, diurno, modalidades de cotas etc.

busca pelas vagas sisu

6- Modalidade

Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Mas fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

7- Confirmação

Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

inscrição vagas sisu

8- Inscrição concluída!

Depois de confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Assim, você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.

9- Classificação parcial

Aqui, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Assim você pode ver dia após dia como está a sua classificação e adotar as melhores estratégias no Sisu.

vagas sisu e a classificação parcial

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Enem, Sisu Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel