Vale a pena fazer faculdade? Confira opções para começar agora

A reta final do ensino médio é um período de incertezas e muitas dúvidas sobre o futuro. Uma das principais questões de debate nesse período é se vale a pena ter um curso superior.

Os estudantes têm diversas possibilidades de escolha pela frente e ficar inseguro com qual caminho seguir é natural.

Para ter sucesso em qualquer profissão, é importante capacitar-se e sempre buscar aprimoramento. Ter um diploma de nível superior pode abrir muitas portas no mercado de trabalho e, dependendo da carreira escolhida, ele será obrigatório.

Se identificou com o assunto? Então siga com a gente. Podemos te ajudar a tomar essa decisão!

Vantagens de fazer faculdade

Está em dúvida se vale a pena investir tempo e dinheiro em uma faculdade? Para saber se essa é uma boa opção para você, separamos as principais vantagens de fazer uma graduação.

1. Oportunidades de emprego

Esse é um dos principais motivos que levam as pessoas ao ensino superior. Fazer faculdade deixa seu currículo mais atrativo e qualificado, o que é essencial na hora de conquistar um emprego.

Assim como escolher a profissão, a missão de conseguir um emprego também não é a das mais fáceis. O mercado de trabalho é acirrado e cada etapa do processo seletivo é importante. Então, contar com um diploma aumenta consideravelmente as chances de conquistar uma vaga e dar início à vida profissional.

2. Construção de uma carreira

A faculdade dará toda a base e estrutura para a formação profissional que você precisa para construir uma carreira sólida no mercado de trabalho. Mas, esse é só o primeiro passo. Para quem quer ser um profissional de sucesso e seguir alcançando seus objetivos dentro do ramo, deve seguir estudando e se aperfeiçoando para adquirir mais conhecimentos e capacitações.

3. Melhor remuneração

A faculdade com certeza aumentará suas possibilidades de uma posição e salário melhor. Quanto mais investir em seus estudos, maior será seu retorno profissional e financeiro.

4. Possibilidades de especialização

Com um diploma de nível superior, é possível fazer cursos de pós-graduação e especialização em diversas áreas. Quanto maior for a motivação de estudar e mais especializado for o profissional, melhores são as chances de evoluir na carreira.

Para quem quer seguir uma área do conhecimento bem definida, sem dúvida, vale a pena fazer uma especialização. E, para quem faz um curso superior, as opções de especialização são diversas. Como as faculdades oferecem cursos de várias áreas, o estudante tem a liberdade de escolher o caminho com qual tem mais afinidade.

5. Rede de relacionamentos

A faculdade é um lugar propício para fazer amizades e se relacionar com pessoas que irão traçar a mesma carreira que você. Além disso, é um ambiente que favorece a criação de redes de contato que têm muito valor no mercado de trabalho, o famoso networking.

Os vínculos podem ser criados com colegas de classe, estudantes de outros cursos, professores, pesquisadores e especialistas. Esses contatos abrem portas e novas oportunidades, por isso é importante participar de eventos acadêmicos e grupos de estudos durante o curso.

6. Investimento com retorno garantido

Sabemos dos gastos com a mensalidade, livros, apostilas, transporte e alimentação. Mas, isso não é nada comparado ao retorno que se tem após o término do curso. Com o diploma em mãos e a vontade de dar o seu melhor, você terá oportunidades no mercado de trabalho e terá um retorno financeiro positivo.

7. Possibilidade de fazer intercâmbio acadêmico

Fazer uma faculdade pode ser uma opção para abrir portas para o mundo. Algumas instituições de ensino têm parceria com faculdades de outros países e permite ao estudante participar de intercâmbios acadêmicos através de bolsas de estudo.

Opções para quem deseja fazer uma faculdade

Se você reconhece a importância de fazer uma faculdade, mas ainda tem dúvidas se deve fazer o curso presencial ou ainda cursos EAD, vamos te ajudar com isso!

O encontro presencial é uma experiência desejada por muitos estudantes, especialmente aqueles que estão tendo seu primeiro contato com o ensino superior. Por outro lado, a modalidade a distância ou semipresencial pode favorecer quem trabalha ou tem dificuldades para ir até a universidade todos os dias.

Por que fazer um curso superior a distância?

  • Flexibilidade de horários;
  • Combinação entre estudo e trabalho;
  • Custo reduzido;
  • Maior autonomia do estudante;
  • Adaptação a qualquer rotina;
  • Interatividade virtual entre professores, alunos e técnicos;
  • Pedagogia inovadora;
  • Diploma reconhecido pelo MEC.

Por que fazer um curso superior presencial?

  • Contato mais próximo com o professor;
  • Networking com os colegas de sala;
  • Dúvidas esclarecidas em tempo real;
  • Maior disponibilidade de cursos;
  • Facilidade para manter a rotina de estudos no ambiente acadêmico.

De modo geral, as modalidades oferecem um ensino de qualidade. A diferença de desempenho estará relacionada ao perfil e dedicação do aluno e sua adequação ao método escolhido.

Dificuldades para começar a faculdade?

Alguns obstáculos podem surgir para quem deseja começar uma graduação. Para que eles não atrapalhem a trajetória acadêmica ou profissional, é preciso entendê-los e contorná-los.

Falta de tempo para estudar: com o ensino a distância, ficou mais fácil conciliar estudos com a rotina de trabalho. Então, opte por essa modalidade.

A mensalidade não cabe no orçamento: uma das formas de economizar é ingressar em instituições públicas ou tentar uma bolsa de estudo nas particulares. Outra alternativa, é participar dos programas do Governo (ProUni e Fies) – para se inscrever nestes dois programas é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dessas opções, existem instituições privadas que oferecem possibilidades para o financiamento estudantil.

A faculdade é muito longa: os cursos de bacharelado e licenciatura duram em média 4 ou 5 anos. Se você não quer esperar esse tempo, a opção é fazer um curso superior de tecnologia (tecnólogo), que tem duração de 2 a 3 anos e são focados em uma área profissional específica.

Nunca é tarde para entrar na faculdade

Quando pensamos em faculdade, temos a ideia de que é somente para pessoas jovens e com maior disposições para encarar os estudos. Mas, não é bem assim! As faculdades de ensino superior oferecem cursos para qualquer pessoa, independentemente da idade.

Dê início aos seus estudos!

E aí, vamos estudar? Um diploma valorizado é, justamente, um diferencial! Você pode começar pelo teste vocacional para ver em qual área tem mais aptidão e buscar as universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

No entanto, é preciso ter em mente que o desenvolvimento da carreira depende, não somente da formação, mas também da vontade de aprender, da dedicação e de um bom planejamento. Sem um plano, você pode perder oportunidades e acabar desmotivado na profissão.

Viu só como um curso superior é importante e pode te ajudar a ir longe? Além de expandir os seus conhecimentos sobre diversos assuntos e se aprofundar em matérias que você gosta, também melhorará seu currículo e aumentará as chances de sucesso na carreira.

Nos vemos numa próxima!

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel