Vale a pena fazer faculdade? Confira opções para começar agora

A reta final do ensino médio é um período de incertezas e muitas dúvidas sobre o futuro. Uma das principais questões de debate nesse período é se vale a pena ter um curso superior.

Os estudantes têm diversas possibilidades de escolha pela frente e ficar inseguro com qual caminho seguir é natural.

Para ter sucesso em qualquer profissão, é importante capacitar-se e sempre buscar aprimoramento. Ter um diploma de nível superior pode abrir muitas portas no mercado de trabalho e, dependendo da carreira escolhida, ele será obrigatório.

Se identificou com o assunto? Então siga com a gente. Podemos te ajudar a tomar essa decisão!

Vantagens de fazer faculdade

Está em dúvida se vale a pena investir tempo e dinheiro em uma faculdade? Para saber se essa é uma boa opção para você, separamos as principais vantagens de fazer uma graduação.

1. Oportunidades de emprego

Esse é um dos principais motivos que levam as pessoas ao ensino superior. Fazer faculdade deixa seu currículo mais atrativo e qualificado, o que é essencial na hora de conquistar um emprego.

Assim como escolher a profissão, a missão de conseguir um emprego também não é a das mais fáceis. O mercado de trabalho é acirrado e cada etapa do processo seletivo é importante. Então, contar com um diploma aumenta consideravelmente as chances de conquistar uma vaga e dar início à vida profissional.

2. Construção de uma carreira

A faculdade dará toda a base e estrutura para a formação profissional que você precisa para construir uma carreira sólida no mercado de trabalho. Mas, esse é só o primeiro passo. Para quem quer ser um profissional de sucesso e seguir alcançando seus objetivos dentro do ramo, deve seguir estudando e se aperfeiçoando para adquirir mais conhecimentos e capacitações.

3. Melhor remuneração

A faculdade com certeza aumentará suas possibilidades de uma posição e salário melhor. Quanto mais investir em seus estudos, maior será seu retorno profissional e financeiro.

4. Possibilidades de especialização

Com um diploma de nível superior, é possível fazer cursos de pós-graduação e especialização em diversas áreas. Quanto maior for a motivação de estudar e mais especializado for o profissional, melhores são as chances de evoluir na carreira.

Para quem quer seguir uma área do conhecimento bem definida, sem dúvida, vale a pena fazer uma especialização. E, para quem faz um curso superior, as opções de especialização são diversas. Como as faculdades oferecem cursos de várias áreas, o estudante tem a liberdade de escolher o caminho com qual tem mais afinidade.

5. Rede de relacionamentos

A faculdade é um lugar propício para fazer amizades e se relacionar com pessoas que irão traçar a mesma carreira que você. Além disso, é um ambiente que favorece a criação de redes de contato que têm muito valor no mercado de trabalho, o famoso networking.

Os vínculos podem ser criados com colegas de classe, estudantes de outros cursos, professores, pesquisadores e especialistas. Esses contatos abrem portas e novas oportunidades, por isso é importante participar de eventos acadêmicos e grupos de estudos durante o curso.

6. Investimento com retorno garantido

Sabemos dos gastos com a mensalidade, livros, apostilas, transporte e alimentação. Mas, isso não é nada comparado ao retorno que se tem após o término do curso. Com o diploma em mãos e a vontade de dar o seu melhor, você terá oportunidades no mercado de trabalho e terá um retorno financeiro positivo.

7. Possibilidade de fazer intercâmbio acadêmico

Fazer uma faculdade pode ser uma opção para abrir portas para o mundo. Algumas instituições de ensino têm parceria com faculdades de outros países e permite ao estudante participar de intercâmbios acadêmicos através de bolsas de estudo.

Opções para quem deseja fazer uma faculdade

Se você reconhece a importância de fazer uma faculdade, mas ainda tem dúvidas se deve fazer o curso presencial ou ainda cursos EAD, vamos te ajudar com isso!

O encontro presencial é uma experiência desejada por muitos estudantes, especialmente aqueles que estão tendo seu primeiro contato com o ensino superior. Por outro lado, a modalidade a distância ou semipresencial pode favorecer quem trabalha ou tem dificuldades para ir até a universidade todos os dias.

Por que fazer um curso superior a distância?

  • Flexibilidade de horários;
  • Combinação entre estudo e trabalho;
  • Custo reduzido;
  • Maior autonomia do estudante;
  • Adaptação a qualquer rotina;
  • Interatividade virtual entre professores, alunos e técnicos;
  • Pedagogia inovadora;
  • Diploma reconhecido pelo MEC.

Por que fazer um curso superior presencial?

  • Contato mais próximo com o professor;
  • Networking com os colegas de sala;
  • Dúvidas esclarecidas em tempo real;
  • Maior disponibilidade de cursos;
  • Facilidade para manter a rotina de estudos no ambiente acadêmico.

De modo geral, as modalidades oferecem um ensino de qualidade. A diferença de desempenho estará relacionada ao perfil e dedicação do aluno e sua adequação ao método escolhido.

Dificuldades para começar a faculdade?

Alguns obstáculos podem surgir para quem deseja começar uma graduação. Para que eles não atrapalhem a trajetória acadêmica ou profissional, é preciso entendê-los e contorná-los.

Falta de tempo para estudar: com o ensino a distância, ficou mais fácil conciliar estudos com a rotina de trabalho. Então, opte por essa modalidade.

A mensalidade não cabe no orçamento: uma das formas de economizar é ingressar em instituições públicas ou tentar uma bolsa de estudo nas particulares. Outra alternativa, é participar dos programas do Governo (ProUni e Fies) – para se inscrever nestes dois programas é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dessas opções, existem instituições privadas que oferecem possibilidades para o financiamento estudantil.

A faculdade é muito longa: os cursos de bacharelado e licenciatura duram em média 4 ou 5 anos. Se você não quer esperar esse tempo, a opção é fazer um curso superior de tecnologia (tecnólogo), que tem duração de 2 a 3 anos e são focados em uma área profissional específica.

Nunca é tarde para entrar na faculdade

Quando pensamos em faculdade, temos a ideia de que é somente para pessoas jovens e com maior disposições para encarar os estudos. Mas, não é bem assim! As faculdades de ensino superior oferecem cursos para qualquer pessoa, independentemente da idade.

Dê início aos seus estudos!

E aí, vamos estudar? Um diploma valorizado é, justamente, um diferencial! Você pode começar pelo teste vocacional para ver em qual área tem mais aptidão e buscar as universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

No entanto, é preciso ter em mente que o desenvolvimento da carreira depende, não somente da formação, mas também da vontade de aprender, da dedicação e de um bom planejamento. Sem um plano, você pode perder oportunidades e acabar desmotivado na profissão.

Viu só como um curso superior é importante e pode te ajudar a ir longe? Além de expandir os seus conhecimentos sobre diversos assuntos e se aprofundar em matérias que você gosta, também melhorará seu currículo e aumentará as chances de sucesso na carreira.

Nos vemos numa próxima!

Avatar

Jade Philippe

Categorias: Sem categoria