Volta às aulas: acelere sua preparação para o Enem

A volta às aulas é uma grande oportunidade para aprender e tirar dúvidas para as provas do Enem. Confira dicas para organizar a sua preparação!

Hoje, dia 31 de julho, milhões de estudantes brasileiros estão retomando a rotina e retornando às escolas. A volta às aulas tem uma importância ainda maior para quem vai fazer o Enem 2023. Afinal, faltam apenas 3 meses para o exame.

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. A expectativa é de que 3,9 milhões participem do Exame Nacional do Ensino Médio. O desempenho pode ser a garantia de uma vaga no ensino superior. 

Por isso, agora é a hora certa para focar nos estudos e aproveitar tanto a volta às aulas, quanto outras oportunidades, para aprender, revisar, tirar dúvidas e ter mais segurança no exame. 

Acompanhe a leitura e confira 5 dicas que podem ser úteis na sua preparação! 

1. Aproveite a volta às aulas para tirar dúvidas

Não se sinta intimidado em esclarecer suas dúvidas com os professores durante as aulas. Lembre-se que todos enfrentam incertezas, e não há motivo para se envergonhar.

Considere se é melhor ter uma baixa pontuação devido à falta de compreensão do conteúdo ou superar a timidez e buscar esclarecimentos em sala de aula. É fundamental compreender que suas dúvidas não são irrelevantes. Pelo contrário, elas representam pontos fundamentais para dominar o conhecimento.

Para ganhar mais confiança, revise suas anotações, conclua as tarefas antes das aulas e aceite que cometer erros faz parte do processo de aprendizado. É papel do professor auxiliar na resolução de dúvidas, garantindo uma experiência de aprendizado completa.

Portanto, na volta às aulas, não hesite em levantar a mão e fazer perguntas, mesmo que pareçam simples. 

2. Melhore sua produtividade 

Desenvolva o hábito de criar, atualizar e revisar diariamente seu cronograma de tarefas. Essa prática promove a organização e o controle de suas atividades, resultando em maior eficiência nos estudos.

Existem várias maneiras criativas de organizar sua lista de afazeres, como usar uma agenda, um calendário no celular ou um quadro com lembretes adesivos. Independente do método escolhido, a chave é manter o hábito de atualizar e verificar regularmente o seu planejamento diário.

Facilite a visualização e priorização de tarefas, atribuindo cores distintas a cada uma delas. Destacar aspectos como “quando estudar um determinado conteúdo” e “em qual dia concluir os resumos” ajudará a lembrar a ordem de execução das atividades.

3. Abandone a procrastinação 

Quem nunca se sentiu tentado a adiar a lista de tarefas e acabou perdendo tempo navegando nas redes sociais ou assistindo a uma série? Com a volta às aulas, a rotina fica mais acelerada e é comum ter vontade de deixar os estudos de lado e descansar.

Busque organizar sua rotina, intercalando atividades e momentos de lazer e descanso, para manter o foco em seus objetivos. Adiante seus trabalhos e evite estudar na véspera ou no último dia antes das provas. 

Assim, você também diminui a ansiedade e o estresse causados pelos prazos apertados e se prepara melhor tanto para o dia a dia na escola, quanto para o Enem. 

4. Conheça a prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consiste em 180 questões objetivas distribuídas nas áreas de Linguagens e Códigos (45), Ciências Humanas (45), Matemática (45) e Ciências da Natureza (45), além de uma redação.

É recomendável pegar uma prova anterior do Enem e examinar como as quatro áreas de conhecimento e a redação são abordadas. Você também pode usá-las para fazer exercícios e conferir o gabarito para testar o seu desempenho.  

Algumas perguntas são mais diretas e baseadas em conteúdo específico, enquanto outras exigem conhecimentos interdisciplinares, combinando duas ou mais disciplinas.

Também é importante observar como as provas são estruturadas, verificando a presença de gráficos, tabelas, infográficos, charges e outros recursos visuais. 

5. Evite as redes sociais na hora de estudar

A gente sabe que é quase impossível ficar longe do celular e até mesmo que esses dispositivos podem ajudar, e muito, nos seus estudos. Mas, sem controle, eles podem atrapalhar e dificultar o seu aprendizado.

Por isso, na volta às aulas, deixe aquela olhadinha nas redes sociais para a hora do recreio. Faça o mesmo quando estiver estudando em casa para o Enem. Assim, você evita distrações que possam prejudicar o seu desempenho. 

Contagem regressiva para o Plano de Estudos Intensivo Enem

Falta pouco! No dia 14 de agosto, o Curso Enem Gratuito lança o Plano de Estudos Intensivo para o Enem, que te acompanha por 12 semanas, com cronograma de segunda a sábado, e uma média diária de 5 aulas.

Essa modalidade traz uma revisão dos conteúdos mais cobrados nas provas em todas as disciplinas para acelerar o seu processo de aprendizado para o exame. 

Cada aula tem um resumo e um vídeo de apoio, além de exercícios para você praticar o que aprendeu. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Dicas do Enem, Enem, Ensino Médio
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel