As 5 competências cobradas na Redação Enem. Veja as dicas para mandar bem

A redação Enem ou do vestibular requer atenção especial. Afinal, não é nada fácil obter uma nota máxima. Mas, como nada é impossível, veja estratégias de estudo que podem ajudar você a escrever uma boa redação e ainda obter essa tão desejada nota máxima. Confira 5 dicas abaixo!

Nada de vacilar e perder pontos na Redação Enem por falta de atenção, colocar gírias ou palavrões descontextualizados, e não respeitar o estilo dissertativo argumentativo. Veja as 5 Competências essenciais e as dicas para conseguir uma boa nota.

O Manual da Redação do Enem, publicado pelo Ministério da Educação, aponta as cinco competências que são cobradas dos alunos na hora da correção do texto. Cada uma delas vale 200 pontos. Para tirar 1000, então, é preciso mandar bem em todas elas. Confira a lista:

1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Nesta competência espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito.

Na correção da Redação do Enem serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O eixo da competência 2 reside na compreensão do tema proposto pelo Enem. Dessa forma, ele irá avaliar se você compreendeu e soube argumentar sobre o tema em seu texto dissertativo-argumentativo.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Na competência 3, durante a correção da Redação do Enem procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto na Redação Enem.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Na competência 4 avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, para uma adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões. Esses elementos de argumentação serão avaliados para a defesa da tese desenvolvida. Serão considerados os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual.

5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Na competência 5, verifica-se como o participante indicará na Redação do Enem as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto.

Quer entender melhor como cada competência é avaliada? Olha só este vídeo da prof. Dani!

 Saiba tudo sobre a prova da Redação Enem

Para se dar bem na Redação Enem é preciso conhecer a prova e seu estilo, inclusive os critérios de avaliação usados. O MEC exige um texto dissertativo-argumentativo, com uma estrutura  de raciocínio bem definida. Veja nesta imagem do guia oficial da Redação do Enem: Então, na sua Redação, é preciso partir do Tema, sugerir uma Tese a respeito, Criar um Ponto de Vista, apresentar Argumentos Convincentes; e fazer a conclusão com uma Proposta de Intervenção.

Pesquise tudo sobre as provas passadas, temas, leia redações Enem nota 1000 e faça rascunhos para comparar com os textos premiados. É um bom come;o de caminho obter uma boa nota.

Esse conhecimento é importante também para que a prova deixe de ser uma inimiga que deve ser vencida e se torne uma aliada para a aprovação. Se você estiver preparado, certamente a redação será a possibilidade de sair na frente dos outros candidatos.

Quer ver o caminho do sucesso? – Confira aqui exemplos de Redações Enem Nota 1000. São 10 textos selecionados entre os aprovados com nota máxima no Enem 2017; Enem 2016; e do Enem 2015. Assim você já fica logo sabendo ‘o jeito’ da Redação que ganha todos os pontos na correção.

Mantenha-se bem informado

No que se refere à redação, ter bagagem é fundamental. E a bagagem é o conhecimento. Portanto, leia sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Pesquise em provas anteriores quais foram os temas cobrados e leia sobre eles.

Nos anos que antecedem a prova (por que não durante toda a vida) leia jornais, revistas, livros e até mesmo gibis, e esteja por dentro do que acontece.Redação do Vestibular ou do EnemQuanto mais informação e leitura, mais possibilidades de conseguir desenvolver uma argumentação sobre o assunto. O tema é um recorte do assunto. Ele acarreta necessariamente um ponto de vista e dá margem à discussão. Não se esqueça de que nas redações são apresentados temas, portanto não fale da ideia geral, respeite o tema da Redação Enem.

Suponhamos que na sua proposta de redação há uma abordagem sobre cidadania, que no final culmina no tema solicitado: O direito e o dever de votar do cidadão.

Na introdução, para não fugir ao tema, você deverá contextualizá-lo dentro do assunto: Uma das formas do cidadão exercer sua cidadania é por meio do voto. A partir daqui, apresentar seu ponto de vista em relação ao voto e, por fim, apresentar os argumentos que sustentem sua tese na Redação Enem.

 

Treine bastante

Treinar é fundamental. E sabe qual  a melhor forma de treinar? Escrevendo sobre temas cobrados em provas anteriores. Além disso, escreva sobre os assuntos mais comentados no momento.

Peça sugestões a professores e comece hoje mesmo a escrever. Fazer três redações por semana, por exemplo, é um bom começo para ficar bem preparado.

Veja aqui as técnicas para produzir um bom texto dissertativo argumentativo. Não tem segredos, basta treinar e se aplicar bastante. Faça redações em casa e leve para o professor ou a professora no Colégio. Sem medo de pagar mico. É seu direito. Converse no intervalo ou nas aulas de reforço para ter uma orientação qualificada.

 Não fuja do tema

Um dos maiores motivos de anulação nas provas de redação do Enem é a fuga do tema. Para evitar isso, é importante conhecer bem o tema e isso só é possível através do conhecimento.

E, mesmo sabendo sobre o tema, esteja bem atento à estrutura da redação, tendo sempre o cuidado para não esquecer de fazer uma boa introdução, expor os argumentos no desenvolvimento e fechar com uma conclusão coerente.

Seja objetivo

Não se estenda além do necessário. Além disso, evite utilizar palavras difíceis ou que você não tenha certeza do significado. Para que um texto mereça a nota máxima, não é preciso enfeitar muito. Basta que ele esteja dentro do tema proposto, siga uma estrutura e esteja gramaticalmente correto. Outra dica que não pode faltar é evitar a repetição de palavras utilizando palavras sinônimas.

Aula Gratuita de Redação Enem

Veja com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, como elaborar o texto dissertativo-argumentativo da Redação do Enem

Dica Extra: Fuja dos erros mais comuns da Redação Enem

Além das dicas apresentadas acima, é importante evitar erros muito comuns em provas de redação do Enem ou de Vestibular. Entre os principais erros, evite cair nestes aqui:

  • Usar gírias;
  • Desrespeitar os direitos humanos;
  • Usar a expressão “eu acho”;
  • Não usar a norma culta da Língua Portuguesa;
  • Repetir os argumentos;
  • Criar estruturas sintáticas incompletas.

Seguindo estas dicas e evitando os erros mostrados, certamente será possível fazer uma boa redação e obter a melhor nota possível. Muita gente se confunde entre o Tema e o Título da Redação. Veja uma aula especial do Blog do Enem esclarecendo esta questão para você.

redação enem diferença entre Tema e Título
Confira as diferenças para não se confundir

A redação não é um bicho de sete cabeças, mas sim a oportunidade de obter um bom desempenho. Portanto, siga nossas dicas e treine bastante!

 Post elaborado para o Blog do Enem pela equipe de redatores da Contentools.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel