5 dicas para organizar seus estudos e render mais no Enem

Não sabe por onde começar? Não termina o que começou? Não lembra do conteúdo que estudou ontem? Estes são problemas comuns dos estudantes que se preparam para as provas de vestibular e do Enem. Pensando nisso, preparamos 5 dicas imperdíveis para organizar seus estudos e ter um rendimento melhor!

Com um planejamento adequado, é possível organizar os estudos para dar conta de todos os compromissos e ainda se divertir! A naturóloga Caroline Nunes nos ajudou a elaborar essas 5 dicas para quem está estudando para o Enem, vestibular ou Encceja:

1 – ENCARE OS ESTUDOS COMO UM COMPROMISSO

Isso mesmo! Se o seu objetivo é obter um bom resultado no Enem, no vestibular ou no Encceja, deve ter na mente que estudar é coisa séria. Por isso, não pode estudar “quando sobra um tempinho”, nem em qualquer lugar. O ideal é ter um horário e um local dedicados exclusivamente aos estudos.

A base de um planejamento de estudos efetivo é saber em que o horário ou turno você melhor produz. Muita gente só consegue se concentrar de madrugada, enquanto, para outros, a manhã é o melhor período. Vale o horário em que você consegue ficar mais concentrado.

Às vezes, quando tentamos estudar em um momento de baixa concentração, demoramos horas e horas para terminar a matéria – e, pior, sem fixar bem o conteúdo. Se você conseguir identificar o período em que se concentra melhor, vai otimizar seu tempo de estudos!

Além disso, é importante pensar no horário em que não vão existir outros compromissos competindo por sua atenção. Separe um tempo só para os estudos, para que não tenha que parar o tempo todo para fazer outras coisas.

O tempo de estudo é sagrado e não deve ser interrompido! Recomendamos, inclusive, que você converse com seus familiares sobre a importância do tempo de estudos, para que colaborem com a sua concentração.

Você também tem que pensar no ambiente em que vai estudar. O ideal é ter um local iluminado, calmo e onde seu material de estudos já fique organizado. Se você tiver que preparar e desmontar a mesa de estudos todo santo dia, pode ficar desmotivado antes de começar! Por outro lado, se a escrivaninha estiver ali, arrumada de acordo com sua rotina de estudos, é só sentar e se dedicar à matéria do dia!

Com isso em mente, pare e pense. Identifique quais são os momentos ou situações em que você se concentra melhor – e também aqueles que tiram a sua atenção. Tem gente que senta no ônibus e consegue se ligar totalmente nos estudos, mas a maioria precisa fechar a porta do quarto para se concentrar em cada matéria. Pense no que funciona para você!

2 – FAÇA A LISTA DA SEMANA

Para não ficar perdido em meio a tantos compromissos que surgem na nossa rotina, faça uma lista de tudo o que precisa fazer a cada semana. Inclua nessa lista as coisas da casa, encontros com amigos e, claro, todas as matérias que vai estudar!Mesmo que sejam muitas matérias, identifique e escreva cada uma delas. Isso vai te ajudar a visualizar o seu objetivo semanal. Além disso, a cada meta cumprida, você pode riscar os compromissos da lista, o que dá uma sensação de dever cumprido sem igual!

Para ajudar a organizar seus estudos, o Blog do Enem preparou planos de estudos com os 10 temas mais importantes de cada matéria. Vale a pena conferir!

3 – ESTABELEÇA PRIORIDADES

Pense no que é importante para seus estudos neste momento. Defina suas prioridades, enumerando-as em ordem de importância. Uma boa maneira de fazer isso é verificar, na sua lista da semana, quais as matérias em que você tem mais dificuldade e que precisa dedicar mais tempo para estudar. Se o seu ponto fraco for matemática, por exemplo, separe mais dias e mais horas para essa matéria!

Outra coisa a se considerar são as matérias que contam mais pontuação conforme o curso que você escolheu. No SISU e em muitos vestibulares, o peso das matérias é diferente de acordo com o curso. Por exemplo, um curso de Engenharia pode dar mais peso às exatas do que às humanas.

Por outro lado, o curso de Psicologia provavelmente vai dar mais peso à pontuação das matérias de humanas. Isso deve ser considerado para definir o que é importante!

Feita a lista da semana com as prioridades definidas e enumeradas, distribua todos – eu disse todos – os afazeres na sua agenda. Já determine o tempo que usará para cada atividade e se mantenha fiel ao que planejou.

Veja agora em 1 minuto um vídeo com as dicas para mandar bem no Enem

4 -TENHA (OU DESENVOLVA) DISCIPLINA

Olhe sua agenda todo dia, principalmente pela manhã, para lembrar-se das suas atividades e, quem sabe, até modificá-las se for necessário. Marque os objetivos alcançados para avaliar seu progresso! Assim, ao final da semana você pode verificar o que conseguiu fazer, o que deixou para trás e se organizar melhor para o próximo ciclo.Separe um dia da semana para fazer o seu planejamento semanal (lista e distribuição). De preferência sábado, domingo ou segunda-feira para que você já possa iniciar a semana organizado.

Você provavelmente vai demorar um mês para fazer ajustes e se adaptar totalmente, então não se desespere!

5 – RELAXE (DE VERDADE)

Em tudo na vida deve haver equilíbrio. Por isso, dedique-se também a atividades além do estudo!

Separe um tempo para fazer o que gosta. Vale uma atividade física, um livro ou aquela série que todo mundo está assistindo. Tente estar ao ar livre também – brinque com os animais ou coloque o fone de ouvido e saia para caminhar.

Seja qual for a sua escolha, o importante é ter um tempo de qualidade em que a sua preocupação não sejam os estudos. Assim, quando voltar para a matéria do dia, sua mente estará descansada e será mais fácil se concentrar e seu estudo será mais produtivo!

Gostou das dicas? Escolha o que você quer revisar agora:

Aqui tem tudo para você mandar bem no Enem e no Encceja. Para Ciências da Natureza, veja Biologia, Química e Física. Para Ciências Humanas, veja História; Geografia; Filosofia; e Sociologia. Para Linguagens, Português; Literatura; e Inglês. Matemática é, sozinha, uma área. No final da lista das Apostilas Enem veja também as apostilas Encceja do MEC.

Apostilas do Encceja Gratuitas

Confira as quatro versões oficiais exclusivas. Todas foram publicadas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, que cuida do Exame. Estude pra valer e faça os Simulados Gratuitos do Encceja para testar seu nível.  Escolha nos links abaixo a Apostila Enceja com a primeira Área de estudos.Apostila do Encceja

  1. Apostila Grátis Encceja Ciências da Natureza
  2. Apostila Grátis Encceja Ciências Humanas
  3. Apostila Grátis Encceja Linguagens
  4. Apostila Grátis Encceja Matemática 

Simulados Encceja – Teste agora seus conhecimentos:Simulado Encceja Online

  1. Simulado Encceja Gratuito – Todas as matérias
  2. História Geral e do Brasil. Simulado Encceja
  3. A Região Norte e os Blocos Comerciais. Simulado Encceja
  4.  A Evolução Tecnológica e o IDH – Simulado Encceja
  5. Revolução Industrial e Meios de Transporte – Simulado Encceja
  6. Cultura Indígena e Cultura Afrobrasileira – Simulado Encceja
  7. Raciocínio Lógico-Matemático  – Simulado Encceja
  8. A Matemática na construção da Humanidade – Simulado Ennceja
  9. Simulado de Raciocínio Dedutivo – Matemática no Encceja

 

apostilas enem gratuitas

Gostou das Apostilas Enem e Encceja Gratuitas?

Você pode dar continuidade aos seus estudos iniciados com as Apostilas com a sequência didática do Curso Enem Gratuito. Compartilhe com os colegas.

As aulas estão agrupadas por matérias e você pode organizar a sua agenda para montar um cronograma semanal de estudos para o Enem e os vestibulares.

Sisu Dica do Blog do Enem – Notas de Corte no Sisu e no Prouni – Veja aqui os cursos de graduação mais procurados pelos candidatos nas Universidades Públicas através do Sisu e nas particulares através do Prouni, e as Notas de Corte para você conseguir entrar.
Este post foi escrito com a colaboração de Caroline Nunes. Ela é formada em Naturologia pela UNISUL e em Coaching e Consultoria de Projetos de Vida com certificações Internacionais. Ministra Workshops de Planejamento e organização de tempo e treinamentos voltados para desenvolvimento humano. Caroline está no Facebook: facebook.com/caroline.c.nunes.3.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel