Respiração Humana – Aula de revisão Biologia Enem

Não perca a chance de revisar sobre a Respiração Humana nesta aula de Biologia Enem. Tire suas dúvidas, resolva os exercícios e fique pronto para a Prova

Respiração Humana

Biologia Enem

O aparelho respiratório humano é formado por cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Estes três últimos já estão no interior dos pulmões.

Cavidades nasais: são duas, com suas aberturas (narinas) para o meio exterior protegidas por pelos, que já iniciam a filtração do ar, que deverá chegar aos pulmões limpo, aquecido é úmido. No interior das cavidades nasais há glândulas produtoras de muco, que além de proteger seu epitélio de agressões, também retêm partículas de sujeira e bactérias. O bulbo olfativo está na parte superior das cavidades e possui uma quantidade incontável de terminações nervosas livres que se combinam com partículas odoríferas do ar, para que isso gere impulso nervoso, que será levado ao cérebro pelo nervo olfativo.
Faringe: já citada no digestório, pois é dividida em nasofaringe e orofaringe.
Laringe: um anel músculo membranoso protegido por cartilagens. Ali estão as pregas vocais, pois a saída do ar e a contração da laringe, aproximando as pregas, faz a nossa fonação. A laringe masculina é mais espessa que a feminina, por ação do hormônio testosterona, que provoca hipertrofia muscular.

Biologia Enem

Traqueia: tubo formado por anéis cartilaginosos, cujo epitélio é mucoso e ciliado. O muco tem função protetora contra agentes agressores e os cílios fazem uma espécie de varredura. A cartilagem que forma a traqueia é hialina, com ligeira flexibilidade.
Brônquios: no final da traqueia há a ramificação em dois brônquios, que são menos calibrosos que ela e também têm epitélio ciliado e mucoso. Eles entram nos pulmões se ramificando em bronquíolos, que terminam nos alvéolos pulmonares.
Alvéolos pulmonares: são 350.000.000 em cada pulmão. São formados por um epitélio simples, estão intimamente ligados a capilares sanguíneos e por suas paredes há passagem de gases para que possa ser feita a hematose, que é a troca de sangue venoso para sangue arterial. Isso ocorre por difusão.
Pulmões: o direito é formado por 3 lobos (muitos chamam lóbulos) e o esquerdo por 2 lobos. O esquerdo é menor que o direito porque o coração, que fica entre os dois pulmões, tem sua parte inferior voltada para o lado esquerdo. Envolvendo os pulmões há uma membrana serosa dupla, a pleura, que ocupa o espaço entre os pulmões e a caixa toráxica.

Respiramos por diferença de pressão. O diafragma é o músculo que separa o tórax do abdômen. Quando inspiramos o ar, contraímos o diafragma e os músculos intercostais, aumentando o volume do tórax, pois a pressão interna é menor. Ao expirarmos, relaxamos o diafragma e intercostais e a pressão interna aumenta. Nosso centro respiratório no encéfalo é o bulbo.

Saiba mais sobre Respiração Humana nesta aula do canal do Curso Enem Gratuito:

Desafios

Questão 01

(PUCCAMP-SP) Considere a seguinte frase sobre respiração: “ O ar entra nos pulmões quando ocorre…(I)… do diafragma, …(II)… dos músculos intercostais e consequente …(III)… da pressão…(IV)….”

Paracompletá-la corretamente, I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente por:

a)contração-contração-aumento-interna.

b)contração-contração-diminuição-interna.

c)contração-relaxamento-aumento-externa.

d)relaxamento-contração-diminuição-externa.

e)relaxamento-relaxamento-aumento-interna.

Dica 1 – Estude sobre a Digestão Humana nesta aula de revisão para a prova de Biologia Enem e fique preparado para tirar boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio – https://blogdoenem.com.br/digestao-humana-biologia-enem/

Questão 02

(PUC-RJ)A troca gasosa de oxigênio e gás carbônico nos alvéolos se faz:

a) atravésde pinocitose do fluido bronquiolar pelo capilar.

b) pordifusão desses gases entre o alvéolo e o capilar.

c)através da associação desses gases com proteínas transportadoras no bronquíolo.

d)pela ação de enzimas que aumentam o poder de penetração dos gases nos capilares.

e)por transporte ativo, que envolve a ação de permeases.

Dica 2 – Que tal dar uma revisada em Zoologia para garantir a sua nota na prova de Biologia Enem? O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – https://blogdoenem.com.br/zoologia-biologia-enem/

Questão 03

(UFPE) Considereas proposições a seguir referentes às trocas gasosas:

1. Hematoseé a transformação de sangue venoso em arterial.

2. A oxihemoglobinaé formada pela combinação do oxigênio com a hemoglobina.

3. Amaior parte do CO2 é transportada pela hemoglobina.

4. Aoxihemoglobina é formada nos tecidos, desfaz-se nos pulmões.

 Está(ão) correta (s) apenas:

a) 1 e 2.

b) 1 e 4.

c) 3.

d) 2.

e) 1, 2 e 4.

Dica 3 – Você já ouviu falar da Síndrome de Down, mas sabe como esse acidente genético é formado? Saiba tudo sobre Síndromes genéticas nesta aula de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/sindromes-geneticas-biologia-enem/

Questão 04

(Curso Sinapse-Fpolis) O ritmo respiratório é controlado pelo _____________ . Essa região é sensível à variação da concentração de _______ na corrente sanguínea. Quando a quantidade desse gás aumenta, o ritmo respiratório _______________ . A sequência correta que preenche as lacunas acima é:

a) bulbo – gás carbônico – aumenta.

b) cerebelo – gás carbônico – diminui.

c) cerebelo – oxigênio – aumenta.

d) bulbo – oxigênio – aumenta.

e) cerebelo – oxigênio – diminui.

Questão 05

(Curso Sinapse-Fpolis)O sufocamento por alimento é responsável por quase 3.000 mortes, anualmente, nos USA, mais do que os acidentes com armas de fogo ou aviões. O sufocamento ocorre quando uma porção de alimento bloqueia o (a):

a) brônquio.

b) esôfago.

c) laringe.

d) faringe.

e) traqueia.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel