Resultados da segunda chamada do Prouni 2023.2 estão disponíveis para consulta no site oficial do programa. Saiba como garantir a sua bolsa.
Estudantes de todo o país já podem consultar a segunda chamada do Prouni 2023.2, programa do governo federal que oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.
Para o segundo semestre deste ano, o Programa Universidade para Todos disponibilizou 276.566 bolsas de estudo, sendo 215.530 integrais (100%) e 61.036 parciais (50%).
Acompanhe a leitura para saber como consultar o resultado e quais os passos necessários para garantir a sua bolsa.
Como consultar o resultado da segunda chamada do Prouni 2023.2
O resultado da segunda chamada do Prouni 2023.2 está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Caso você esteja entre os pré-selecionados, é preciso comprovar as informações prestadas na hora da inscrição. Este passo é obrigatório para garantir a sua bolsa.
O prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para fazer essa comprovação vai de 24 de julho até o dia 3 de agosto.
A documentação deve ser entregue na faculdade para a qual você foi selecionado, de forma online ou presencial, de acordo com as regras definidas por cada instituição de ensino participante.
Requisitos para o Prouni
Para participar do Prouni, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 ou 2022, com média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos per capita.
Além disso, é preciso atender a pelo menos um dos pontos abaixo:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição da rede particular na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência; e
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia (nesses casos, não há requisitos de renda).
Cronograma Prouni 2023.2
- Resultado da segunda chamada do Prouni 2023.2: 24 de julho
- Comprovação de informações da segunda chamada: de 24 de julho a 3 de agosto
- Prazo para participar da lista de espera: 14 e 15 de agosto
- Divulgação da lista de espera: 18 de agosto
- Comprovação de informações da lista de espera: de 21 a 28 de agosto
Outras formas de conseguir bolsa de estudo
Uma bolsa de estudos é um desconto parcial ou total aplicado ao valor da mensalidade, oferecido como benefício pelas instituições de ensino, sem a necessidade de reembolso após a conclusão do curso. As bolsas estão disponíveis em todos os níveis de educação, desde o ensino básico até o superior.
Em geral, estudantes que recebem bolsas de estudo apresentam desempenho igual ou superior aos que pagam integralmente as mensalidades. O benefício representa uma oportunidade para que alunos de baixa renda possam realizar seu sonho de ingressar no ensino superior e aumentar as chances de se destacar no mercado de trabalho.
Uma bolsa de estudos pode oferecer descontos de 30%, 50%, 80% e até 100%, de acordo com os critérios estabelecidos pelas instituições.
Várias instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos para escolher bolsistas, e oferecem as seguintes oportunidades de ingresso:
- Pelo Enem
- Pelo Encceja
- Segunda graduação
- Concurso Você na Facul
- Transferência
- Indicação Premiada