O resultado do Sisu 2023.2 já está no ar! Mais de 300 mil candidatos se inscreveram em 1.666 opções de cursos de graduação.
O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira, dia 27 de junho, o resultado do Sisu 2023.2. A segunda edição anual do programa oportuniza outra chance para que estudantes de todas as partes do Brasil utilizem suas notas do Enem para entrar em universidades públicas.
No total, foram oferecidas 51.277 vagas em 65 universidades e institutos federais. De acordo com o MEC, mais de 300 mil candidatos se inscreveram em 1.666 opções de cursos de graduação.
Acompanhe a leitura para saber como acessar os resultados e fazer a inscrição na lista de espera.
Como acessar o resultado do Sisu 2023.2
Para conferir o resultado do Sisu 2023.2, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Na página do Sisu, clique em “consultar” e informe os dados sobre o curso definido para verificar a lista de selecionados na chamada regular.
Matrículas do Sisu 2023.2
O prazo para as matrículas referentes à chamada regular do Sisu 2023.2 será aberto em 29 de junho e vai até o dia 4 de julho.
As orientações e documentos necessários para efetivar a matrícula podem ser consultados na página do programa.
Lista de espera do Sisu 2023.2
A lista de espera do Sisu 2023.2 é a chance para quem não foi selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções selecionadas no momento da inscrição.
Para participar, os participantes devem indicar interesse até o dia 4 de julho, no site oficial do programa.
A divulgação dos candidatos aprovados na lista de espera acontece a partir do dia 10 de julho.
Em caso de dúvida, entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 61 61 61.
Dicas para participar da lista de espera
Conheça algumas informações e dicas importantes para aumentar a sua chance de ser convocado na lista de espera:
- Analise as últimas listas de espera dos seus 2 cursos e veja quantas pessoas foram chamadas em cada um deles em anos anteriores.
- Não adianta escolher o curso que você está mais perto, se a lista de espera dele nunca rodou, por exemplo.
- Veja as notas de corte da última pessoa chamada e compare com a sua.
Dedique um tempo para buscar essas informações e siga as estratégias. Lembre-se de que você ainda tem chance de conseguir a sua vaga!
Entenda melhor o processo da lista de espera do Sisu com o vídeo que preparamos:
Como funciona o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil em um sistema eletrônico gerido pelo MEC.
A seleção dos estudantes é realizada duas vezes por ano, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das edições anuais do programa.
As vagas são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e políticas e ações afirmativas adotadas pelas instituições, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato.
Todas as universidades participantes do Sisu são reconhecidas pelo MEC e têm nota positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).