Relembre as características do Barroco no Brasil neste resumo gratuito completo. Confira a origem do movimento ainda em articulação com Portugal, e veja os clássicos Gregório de Matos Guerra & Padre Antônio Vieira. Vem, que cai direto no Enem, no Encceja, e nos vestibulares também.
A obra iniciadora do Barroco no Brasil é Prosopopéia, de Bento Teixeira Pinto. Uma das características principais do estilo barroco é a tensão. Ela é consequência de uma visão de mundo que procura conciliar o teocentrismo (Deus como centro do Universo) medieval e o antropocentrismo (homem como centro de tudo) renascentista, mesclando a religiosidade do primeiro com as solicitações terrenas (amor, dinheiro etc.) do segundo.
O Contexto Histórico do Barroco no Brasil tem a ver diretamente com Portugal. Naquele tempo, graças ao desaparecimento de D. Sebastião na África, Felipe II da Espanha consolida a unificação da Península Ibérica, unindo Espanha e Portugal de 1581 a 1640.
No Brasil, o cultivo de cana-de-açúcar veio injetar forte base econômica para o crescimento da colônia, com a presença constante de comerciantes. Apenas na Bahia e em Pernambuco havia alguma atividade de natureza cultural.
Porém não havia um sistema no qual a literatura estivesse inserida, pois o Brasil não possuía sequer tipografia, o que impedia a publicação de jornais e livros. Por isso, na Literatura Brasileira desta época vão aparecer apenas alguns autores isolados, cujas obras refletem o Barroco português.
Características do Barroco no Brasil
- Religiosidade
- Linguagem rebuscada, confusa, e o exagero na utilização das figuras de linguagem
- Emoção X razão
Aula Gratuita: Veja um resumo sobre o Barroco no Brasil nesta aula do canal Curso Enem Gratuito, com a professora Camila Zuchetto. É um show.
Gostou da aula? Sensacional, concorda? Bora seguir adiante.
Figuras de Linguagem no Barroco: Metáfora; Antítese; e Paradoxo.
Veja nestes exemplos retirados do poeta baiano Gregório de Matos Guerra (o Boca do Inferno), como o Barroco trabalhava estas figuras de linguagem:
Metáfora: comparação direta:
Se és fogo, como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia? (Gregório de Matos)
Antítese: oposição de ideias:
O ódio é d’alma infame companhia,
A paz deixou-a Deus à cristandade:
Mas arrastar por força uma vontade,
Em vez de perfeição é tirania. (Gregório de Matos)
Paradoxo: ideias contraditórias num só pensamento:
Ardor em firme Coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido. (Gregório de Matos)
.
Gostou dos versos de Gregório de Matos Guerra? Então, ele foi mesmo um fera, e colocou o seu nome na história. Veja um resumo especial sobre a obra deste baiano entre os destaques do Barroco no Brasil:
No Barroco, duas técnicas foram utilizadas com frequência pelos escritores. Estas técnicas fizeram com que um grupo de escritores escrevesse de uma forma e outro de forma diversa.
Isso fez com que se formassem duas correntes. São elas O Cultismo, como um jogo de palavras; e o Conceptismo, que é um jogo de ideias.
- Cultismo: jogo de palavras, emprego abusivo de figuras de linguagem como a metáfora e a antítese. Gregório de Matos adotou essa técnica:
- Se choras por ser duro, isso é ser brando,
- Se choras por ser brando, isso é ser duro.
- Conceptismo: jogo de ideias que ocorre principalmente na prosa.
- Padre Antônio Vieira era adepto dessa técnica. Veja no exemplo:
Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo há mister luz*, há mister espelho e há mister olhos. ( * ser necessário)
Aula Gratuita sobre o Barroco
Confira agora um resumo super especial sobre a vida e a obra do Padre Antônio Vieira. Ele é um clássico. Confira:
Mandou muito bem a professora Camila. Agora, é hora de resolver os desafios abaixo. Vem!
Desafios
Questão 01
Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.
Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de Matos,
- ) o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.
- ) o caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio.
- ) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador.
- ) o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador.
- ) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.
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Questão 02
Ardor em firme coração nascido;
pranto por belos olhos derramado;
incêndio em mares de água disfarçado;
rio de neve em fogo convertido:
tu, que em um peito abrasas escondido;
tu, que em um rosto corres desatado;
quando fogo, em cristais aprisionado;
quando crista, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
se és fogo, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
como quis que aqui fosse a neve ardente,
permitiu parecesse a chama fria.
O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características:
a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.
b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.
c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.
d) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.
e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das síntese, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.
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Texto para as questões 03 a 05
À instabilidade das cousas do mundo
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em continuas tristezas a alegrias.
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto, da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria, sinta-se triste.
Começa o Mundo enfim pela ignorância
A firmeza somente na inconstância.
Dica 3 – Pronto para gabaritar no Exame Nacional do Ensino Médio? Revise as características do Classicismo e sobre Luiz Vaz de Camões nesta aula de Literatura Enem – https://blogdoenem.com.br/classicismo-revisao-literatura-enem/
Questão 03
No texto predominaram as imagens
a) olfativas; b) gustativas; c) auditivas; d) táteis; e) visuais.
Questão 04
A ideia central do texto é:
- ) a duração efêmera de todas as realidades do mundo;
- ) a grandeza de Deus e a pequenez humana;
- ) os contrastes da vida;
- ) a falsidade das aparências;
- ) a duração prolongada do sofrimento.
Questão 05
Qual é o elemento barroco mais característico da 1ª estrofe?
- ) disposição antitética da frase;
- ) cultismo;
- ) estrutura bimembre;
- d) concepção teocênctrica;
- ) estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva.