Quer ler melhor em inglês? Leia este post sobre sufixos e gabarite a prova de Inglês do Enem e dos vestibulares!
Sufixos: A prova de inglês no Enem exige interpretação de textos. Portanto, o conhecimento de sufixos e prefixos te ajuda a interpretar muito melhor, aumentando em muito a sua chance de garantir sua vaga numa boa universidade. Eles podem te ajudar a descobrir a classe gramatical de um termo e deduzir o significado das palavras.
Mas, o que são sufixos? Sufixos são partículas que colocamos nos finais das palavras para mudar a classe gramatical, por exemplo, transformar um substantivo num adjetivo.
Veja um exemplo: COLOUR (COR, SUBSTANTIVO) →COLORFUL (COLORIDO, ADJETIVO).
Alguns sufixos importantes:
- –ful: (full + cheio). Quando acrescentamos o sufixo –ful, transformamos a palavra num adjetivo.
The Internet is a very helpful tool. (A internet é uma ferramenta útil.)
She is a very succesful woman. (Ela é uma mulher bem sucedida.)
- -ish (similar)
He is such a childish man. (Ele é uma criança.)
- –ous
This area is very montainous. (Esta área é muito montanhosa.)
Air pollution has reached dangerours levels in some cities. (Poluição do ar alcançou níveis perigosos em algumas cidades)
- -able/-ible (que pode ser/quem tem as características)
Mr. Smith is a very reliable man. (Sr. Smith é um homem bastante confiável.)
Heather’s handwriting is not really readible. (A caligrafia da Heather não é muito legível.)
Tap water in Brazil is drinkable. (Água da torneira no Brasil é potável.
- -like (similar)
Shouting is not so ladylike! (Gritar não é comportamento de uma dama!)
Christmas always fills her with childlike excitement. (Natal sempre a deixa com um sentimento de criança.)
- -less (sem, com nada)
The chances were endless. (As chances eram sem fim.)
The lawyers said it was a hopeless case.(Os advogados disseram que era um caso sem esperança.)
- -al (relacionado com)
This plant has magical powers. (Esta planta tem poderes mágicos.
- –ly O sufixo –ly é um sufixo formador de advérbios.
It’s exactly three o’clock. (São exatamente três horas.)
Atenção:
Quando acrescentamos o sufixo –ly aos adjetivos hard (difícil), high (alto) e late (tarde), o significado destas palavras é alterado.
The bird flew high in the sky (O pássaro voou alto no céu.)
His students spoke highly of the their teacher. (Seus alunos enalteceram seu professor.)
SUFIXOS –ING E –ED:
1- Quando acrescentamos –ed no final do verbo, estamos descrevendo o que a pessoa sente.
- I have nothing to do. I’m (Não tenho nada para fazer, estou entendiada)
- Sufixes are difficult. I am (Sufixos são difíceis). Estou confusa).
2- Quando acrescentamos –ing, é a situação, algo ou alguém que causa o sentimento na pessoa.
- This film is boring. (Este filme é chato).
Aqui o filme causa o sentimento de tédio na pessoa.
- This book is so interesting. (Este livro é tão interessante).
- Outros exemplos:
Surprising (surpreendente)
Exciting (excitante)
Quer saber mais sobre sufixos? Assista essa videoaula e boa sorte!
Agora, vamos praticar alguns exercícios para estudarmos mais a fundo essa parte tão importante da gramática da língua inglesa!
QUESTÃO 1 (FGV -2007)
In the sentence “Brazil’s strong currency will likely also lead to a loosening of foreign exchange restrictions”, the word LIKELY indicates a:
a) comparison.
b) conclusion.
c) probability.
d) preference.
e) certainty.
QUESTÃO 2 ( EFOMM 2010)
In the sentence “There was a lengthy pursuit, over seven hours”, there is a word formed by the suffix “y”. In which option below the word is formed by the same suffix?
a) lately
b) mostly
c) fury
d) ally
e) healthy
QUESTÃO 3 (EFOMM 2008) The lecture we’ve attended was not good. It was quite __________, and the audience was __________.
a) amusing – amused
b) bored – boring
c) amused – amusing
d) boring – bored
e) interesting – interested
QUESTÃO 4 (UEL 1998 – ADAPTED)
A lacuna é corretamente preenchida pela alternativa:
We’ve been working __________ to ensure all wood comes from well managed forests.
a) lot.
b) hardly.
c) hard.
d) very.
e) many.
QUESTÃO 5 (EFOMM 2007)
‘In London there are lots of streets with the same name and it’s very __________ if you are a tourist. Another problem is that it’s a huge place. We walked everywhere on our last trip and we were __________ at the end of each day. But it’s an __________ city, with so much to do.’
a) confused – exhaust – excited
b) confusing – exhausted – exciting
c) confuse – exhausting – exciting
d) confusing – exhaust – excited
e) confused – exhausted – excited
GABARITO:
QUESTÃO 1- C
QUESTÃO 2- E
QUESTÃO 3- D
QUESTÃO 4 – C
QUESTÃO 5 – C