Circunferências tangentes, externas, internas, secantes e concêntricas. Saiba tudo sobre as posições relativas das circunferências para gabaritar as questões de Matemática do Enem e dos vestibulares!
Esta aula aborda as posições relativas entre duas circunferências, dentre elas estão as circunferências tangentes; circunferências externas; as circunferências internas; as circunferências secantes e as circunferências concêntricas. Acompanhe esta aula e saiba resolver qualquer problema com qualquer posição relativa entre as circunferências no Enem!
Posições relativas entre duas circunferências
No estudo analítico da circunferência, os elementos raio, diâmetro e centro da circunferência são fundamentais para conclusões de diversos problemas e para a determinação da equação que define essa forma geométrica tão importante. Em se tratando de posições relativas entre duas circunferências, elas podem ser: tangentes, secantes, externas, internas ou concêntricas. Vamos analisar cada caso.
1. Circunferências tangentes
a) Tangentes externas
Duas circunferências são tangentes internas quando possuem somente um ponto em comum e uma exterior à outra. A condição para que isso ocorra é que a distância entre os centros das duas circunferências seja equivalente à soma das medidas de seus raios.
Para finalizar sua revisão, veja esta vídeoaula do canal Evolucional, do Youtube:
Curso Enem Gratuito
Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.