Corre que dá tempo para pedir a isenção da taxa de R$ 85,00. Só de 17 a 28 de abril. Por que pagar, se você pode azer o Enem de graça? Confira aqui como pedir a isenção.
Quase 2 milhões de estudantes solicitam a isenção da taxa de inscrição do Enem. Todo ano é assim. Agora, em 2023, o prazo é de 17 a 28 de abril. O resultado dos contemplados será divulgado pelo Inep no dia 8 de maio.
Mas, é importante lembrar que, mesmo quem conseguir a isenção da taxa, precisa entrar de novo no sistema depois para fazer a inscrição.
O prazo para pedir recurso também começa no dia 8 de maio, e vai até o dia 12, com novo resultado dia 19 de maio. E, as Inscrições do Enem 2023 estão confirmadas para começar no dia 5 de junho.
O que é o pedido de isenção no Enem
Milhares de participantes que prestam a prova do Enem não apresentam condições financeiras favoráveis para pagar a inscrição. Pensando nisso, foi criada a possibilidade de pedir isenção no Enem e, assim, não pagar o valor da inscrição. O valor pago na inscrição varia, sendo em 2023 o total de R$ 85.
Alunos concluintes do Ensino Médio das escolas públicas agora em 2023 já têm a isenção garantida para as provas deste ano. Veja abaixo todas as regras e a lista de quem pode ter a isenção depois do vídeo com as dicas do Curso Enem Gratuito.
Estude de graça para o Enem
Mandar bem na redação do Enem e nas provas objetivas abre as portas das melhores universidades pra você. Vale a pena pegar firme nos estudos pra fazer a diferença nas provas.
Para fazer um preparatório completo, veja os Planos de Estudos para o Enem do Curso Enem Gratuito. Tem o extensivo, o semiextensivo e o intensivo para você escolher. Todos são 100% grátis.
Saiba mais sobre os planos no vídeo:
Quem pode pedir a isenção no Enem?
Para não pagar a taxa de inscrição do Enem é preciso fazer o pedido na página do participante. De acordo com o Inep, tem direito à isenção quem cumprir algum destes pré-requisitos:
- Estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2023 na rede pública de ensino;
- Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Além disso, se você obteve a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022, mas não foi fazer as provas e quer pedir isenção novamente, é necessário justificar sua ausência também na página do participante.
Cronograma Isenção Enem 2023
- Pedido de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28 de abril
- Resultado do pedido de isenção e justificativa de ausência: 8 de maio
- Recurso do pedido de isenção e justificativa de ausência: 8 a 12 de maio
- Resultado do recurso do pedido de isenção e justificativa de ausência: 19 de maio
As provas do Enem ocorrem somente nos dias 5 e 12 de novembro. Mas, a dica do Blog do Enem é você já começar a se preparar agora mesmo com as aulas, os resumos e os simulados do Curso Enem Gratuito.
Como pedir a isenção da taxa do Enem 2023
Para pedir a isenção, você vai deve acessar a página do participante. Você deverá informar seu CPF, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone. Caso você tenha registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), também deverá informar o número do seu NIS.
Além disso, é necessário responder a um questionário socioeconômico com 25 perguntas sobre você e as outras pessoas que moram na sua residência. De acordo com o Inep, esses dados são utilizados na formulação de políticas públicas.
Uma novidade do pedido de isenção do Enem 2022 é que o sistema já solicita que o candidato envie uma fotografia. Até ano passado, a foto só era enviada no momento da inscrição. Portanto, tenha disponível uma foto que mostre todo o seu rosto para enviar ao sistema.
O edital do Enem deixa claro que, se for constatado que o candidato declarou informações falsas, ele será eliminado e poderá responder por crime contra a fé pública. Ou seja, realmente não vale a pena pedir a isenção se você não tem direito a ela.
Como fazer a justificativa de ausência
Para quem faltou nas provas de 2022, e quer pedir de novo a isenção da taxa do Enem, o procedimento é o mesmo. Contudo, deverá anexar no sistema um documento que comprove a impossibilidade de comparecer nas provas. As justificativas que o INEP aceita são estas:
- Assalto/Furto
- Acidente de Trânsito
- Casamento/União Estável
- Morte na Família
- Maternidade
- Paternidade
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro
- Privação de liberdade
- Emergência/Internação/repouso médico
- Escala de Trabalho
- Deslocamento
- Intercâmbio
- Atividade curricular
Todos os documentos necessários para fazer o pedido de isenção em cada uma destas justificativas você pode conferir no edital divulgado pelo Inep.
Quando sai o resultado da isenção no Enem
Para consultar o resultado do pedido de isenção no Enem, é necessário acessar o site do exame e fazer login com o seu cadastro (o mesmo utilizado para pedir a isenção).
O resultado da isenção no Enem 2023 será divulgado no dia 8 de maio.
O que é a justificativa de ausência no Enem?
Se você conseguiu o benefício de isenção no Enem anterior (ao que está você se candidatando), e não compareceu aos dois dias de provas, você precisa justificar a sua ausência para tentar novamente a isenção.
Será necessário apresentar documentos que comprovem o motivo da ausência. São aceitos motivos como: assaltos, morte na família, acidente de trânsito, entre outros. Você pode fazer a justificativa do Enem no site do exame, durante o período dos pedidos de isenção.
Como recorrer da isenção do Enem
Se o seu pedido de isenção de taxa de inscrição no Enem for negado, você ainda poderá recorrer da decisão. Para isso, é necessário fazer o seu login na página do participante e apresentar os documentos pedidos no edital.
Como estudar de graça para o Enem 2023?
Para estudar para o Enem, é necessário ter organização e muita força de vontade, uma vez que o conteúdo da prova é bastante denso. Nossa primeira dica é: consulte nosso guia de como estudar para o Enem!
Além disso, temos mais duas outras dicas:
- Tenha um plano de ensino para você saber direitinho qual aula estudar no dia. O Curso Enem Gratuito oferece um plano de estudos completo e gratuito.
- Estude os temas que mais caem no Enem. Assim como ler os resumo e ver as videoaulas sobre os assuntos.
Por fim, busque nossos canais de comunicação. Temos o canal no YouTube Curso Enem Gratuito e o Instagram @cursoenemgratuito. Lá postamos novidades diariamente.