Como estudar para o Enem em casa?

Todo ano, o Ministério da Educação (MEC) realiza uma das principais provas de todo o país: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano não é diferente, mas com algumas mudanças que vai obrigar os alunos a se reinventarem na hora dos estudos.

Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, milhares de alunos começaram a estudar pro Enem em casa. Além disso, muitos são os participantes que não têm renda suficiente para pagar um cursinho ou que simplesmente preferem estudar em casa. Pensando nisso, a gente criou um guia pra te explicar direitinho como estudar para o Enem em casa.

Novas datas do Enem 2020

Primeiramente, os participantes do Enem 202 devem ficar atento as novas datas do exame. Com as mudanças do coronavírus no país, o Enem 2020 também teve que se reinventar para adequar-se às novas medidas de precaução. Assim, veja as novidades do Enem este ano:

Adiamento do Enem

Por conta da suspensão das aulas do Estado por período indeterminado, o MEC e o Inep chegaram ao acordo de adiar a data da prova do Enem. Após votação com os inscritos no Enem, o MEC decidiu adiar a prova para janeiro de 2021.

Agora as provas do Enem serão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Todavia, essa não era a data desejada pelos estudantes, que votaram para o adiamento da prova para maio de 2021.

Enem digital

Antes mesmo das medidas preventivas desta pandemia, o Inep já havia anunciado as provas digitais do Enem.

O Enem digital ocorrerá em datas diferentes das provas impressas, sendo disponibilizada para 50 mil alunos do país e podem ser escolhidas no momento da inscrição do Enem.

Esta é uma versão piloto para avaliar a possibilidade do Enem ser 100% digital, reduzindo custos da prova e o tornando mais acessível.

Por fim, as dicas do nosso guia de como estudar para o Enem em casa servem tanto para a versão impressa quanto para a digital.

Dicas de como estudar para o Enem em casa

Roteiro de como estudar para o Enem em casa

  1. Crie uma rotina
  2. Treine com provas antigas
  3. Assista videoaulas
  4. Treine com exercícios de vestibulares
  5. Defina metas

Crie uma rotina

Entre os maiores desafios de estudar em casa e sozinho é conseguir adquirir disciplina e organização nos seus estudos.

Por isso, é importante você ter um cronograma de estudos que pode te ajudar a se organizar, como uma planilha que separa todo o conteúdo que você precisa estudar para o Enem 2020.

O ideal é que seu cronograma seja semanal, para que você possa distribuir as matérias de acordo com outra tarefas suas ao longo da semana. Lembre-se de deixar um espaço livre para descansar. Saúde mental é tudo!

Treine com provas antigas

Separe as provas antigas do Enem e faça elas na sua casa, como se estivesse no dia da prova.

Separe o tempo de cada dia de prova e simule o dia do Enem em casa. Em seguida, basta acessar o gabarito dos anos anteriores e conferir suas respostas.

Faça este treino com uma certa periodicidade. Assim, pode ir vendo sua evolução ao longo das provas!

Assista videoaulas

Você pode adquirir o conhecimento por meio de aulas online preparatórias para o Enem. O Stoodi é um cursinho online que está de Portas Abertas em tempos de coronavírus.

Por isso, acesse o site e, com apenas um cadastro gratuito, você terá acesso a todas as aulas preparatórias para o Enem.

Use exercícios de vestibular online

Avaliar seu desempenho a cada é importante para ver se está aprendendo mais e onde está com dificuldade no momento de estudo.

Por isso, pratique bastante! Use exercícios online de vestibulares antigos e acompanhe as resoluções. O Stoodi liberou mais de três mil exercícios de vestibular. Aproveite!

Defina metas

Estudar todos os dias em um mesmo ambiente pode ser cansativo, ainda mais a longo prazo.

Por isso, é importante manter-se motivado, realizando pequenas ações que irão mostrar seu esforço a longo prazo e cada uma das suas conquistas no dia a dia.

Assim, anote em uma agenda todos os itens que você tem que realizar no dia, aumentando aos poucos suas metas, até encontrar o seu limite.

Uma boa ideia é escrever seu objetivo em pequenos papéis, com frases motivacionais que o lembre do que você quer realizar com essa rotina de estudos. Dessa forma, você irá conseguir ter mais perspectiva em momentos de dificuldade.

Como estudar a redação do Enem em casa?

Entre todas as dificuldades de estudar para o Enem em casa, treinar a redação pode parecer um desafio, não é mesmo? Afinal, como conseguir um professor que irá corrigir para você?

Contudo, estudar para a redação do Enem em casa pode ser mais fácil do que parece. Veja o passo a passo:

  1. Escolha um tema: procure em matérias online propostas de possíveis temas que podem cair no Enem, ou use temas que já caíram em edições anteriores.
  2. Use uma folha de redação: você pode conseguir uma folha de redação online que possui 30 linhas, assim como no dia da prova, para treinar o espaço da escrita.
  3. Informe-se: pesquise sobre o temas que você escolheu, entendendo a sua importância e definindo uma opinião sobre o assunto. Não se esqueça de absorver dados e referências de autores sobre o conteúdo
  4. Faça a redação: sente-se em um local isolado de sua casa e escreva a redação como se estivesse no dia da prova. Cronometre o tempo e vá adequando-se com relação a tempo de escrita e até para passar sua redação a limpo.
  5. Mande para a correção de redação online: por meio de um cursinho online, você consegue encaminhar sua redação para uma avaliação com um corretor online. Bastante digitar o conteúdo e esperar alguns dias para ter seu resultado.

Você terá a sua nota simulada de acordo com os critérios usados pela correção de redação do Enem, avaliando como está o seu desempenho e quais pontos deve melhorar para uma próximo oportunidade.

O que estudar para o Enem?

O que geralmente assusta os alunos é a quantidade de conteúdo cobrada no exame. Por isso, vamos explicar um pouquinho sobre o que estudar para o Enem.

De antemão, é preciso ter em mente que o Enem cobra questões interdisciplinares. Ou seja, ele poderá abordar em uma questão conceitos de Matemática e de Biologia ao mesmo tempo. Isso pode assustar os alunos, mas quando você estuda pro Enem com as provas antigas, você começa a entender como essas questões funcionam.

Se você não tem muito tempo para ler e resolver provas anteriores, é interessante estudar o que mais cai no Enem.

O que estudar para o Enem 2020?

O ano de 2020 é um ano atípico e a parte de nossas vidas. Por conta disso, o participante precisa ficar atento para os principais temas que podem cair no exame. Veja alguns temas para estudar para o Enem 2020:

  1. A pandemia do novo coronavírus: relações políticas envolvidas, características dos vírus, questões envolvendo a temática de vacinação, questões sobre pandemias já vividas pelos seres humanos. Além disso, podemos ver alguma questão abordando a sociedade e como ela tem lidado com o isolamento social.
  2. A luta contra o racismo: em meio a uma pandemia, milhares de pessoas foram para as ruas nos Estados Unidos protestar contra a violência policial e o racismo. O movimento acabou se espalhando para o mundo e para as redes sociais. Aqui, no Brasil, diversos casos de racismo envolvendo a polícia aconteceram em 2020. Assim, estude as notícias sobre George Floyd, o caso de uma mulher negra brasileira que foi pisoteada no pescoço e a morte de João Pedro na sua própria casa.
  3. Desigualdade social: o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo, segundo o Pnud, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Com a pandemia do coronavírus, a tendência é que a pobreza brasileira aumente e a desigualdade fique cada vez pior. Estude o tema aprofundando em questões como: o contexto histórico e político para a nossa desigualdade, os benefícios sociais destinados aos mais pobres no Brasil e o abismo salarial de pessoas no país.

Por fim, temos mais uma dica.

Cuidado com notícias falsas!

Uma boa dica para quem irá estudar online, é sempre estar atento com notícias e canais de informação.

Contudo, há uma grande quantidade de conteúdo falsos na web e isso pode prejudicar a sua prova e até mesmo sua redação. Por isso, use sites de confiança e autoridade jornalística.

Você pode usar agências de checagem de notícia para saber quais os sites mais confiáveis. Não se informe pelas redes sociais. Questione o que receber por meio de fontes informais e sempre procure saber mais sobre cada assunto!

E aí, gostou das dicas? Então estude bastante, monte seu cronograma de estudos para o Enem e esteja preparado para o grande dia! Boa sorte.

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Dicas de Estudo, Sem categoria Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel