Como estudar para o Enem em casa?

Todo ano, o Ministério da Educação (MEC) realiza uma das principais provas de todo o país: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano não é diferente, mas com algumas mudanças que vai obrigar os alunos a se reinventarem na hora dos estudos.

Com a chegada do COVID-19, a população passou a enfrentar a quarentena e, com isso, as atividades passaram a ser online, inclusive os estudos para o vestibular.

Veja como você pode estudar para o Enem em casa!

O Enem 2020

Com as mudanças do coronavírus no país, o Enem 2020 também teve que se reinventar para adequar-se às novas medidas de precaução. Veja as novidades do Enem este ano:

Adiamento do Enem

Por conta da suspensão das aulas do Estado por período indeterminado, o MEC e o Inep chegaram ao acordo de adiar a data da prova do Enem por alguns dias.

Estando entre 30 ou 60 dias a mais do que o previsto, a ação possui o intuito de dar mais tempo para os alunos se prepararem para o grande dia.

Enem digital

Antes mesmo das medidas preventivas desta pandemia, o Inep já havia anunciado as provas digitais do Enem.

O Enem digital irá ocorrer em datas diferentes das provas impressas, sendo disponibilizada para 50 mil alunos do país e podem ser escolhidas no momento da inscrição do Enem.

Esta é uma versão piloto para avaliar a possibilidade do Enem ser 100% digital, reduzindo custos da prova e o tornando mais acessível.

Dicas para estudar para o Enem em casa

.

Crie uma rotina

Entre os maiores desafios de estudar em casa e sozinho é conseguir adquirir disciplina e organização nos seus estudos.

Por isso, é importante você ter um cronograma de estudos que pode te ajudar a se organizar, como uma planilha que separa todo o conteúdo que você precisa estudar para o Enem 2020.

O ideal é que seu cronograma seja semanal, para que você possa distribuir as matérias de acordo com outra tarefas suas ao longo da semana. Lembre-se de deixar um espaço livre para descansar. Saúde mental é tudo!

Treine com provas antigas

Separe as provas antigas do Enem e faça elas na sua casa, como se estivesse no dia da prova.

Separe o tempo de cada dia de prova e simule o dia do Enem em casa. Em seguida, basta acessar o gabarito dos anos anteriores e conferir suas respostas.

Faça este treino com uma certa periodicidade. Assim, pode ir vendo sua evolução ao longo das provas!

Assista vídeo aulas

Você pode adquirir o conhecimento por meio de aulas online preparatórias para o Enem. O Stoodi é um cursinho online que está de Portas Abertas em tempos de coronavírus.

Por isso, acesse o site e, com apenas um cadastro gratuito, você terá acesso a todas as aulas preparatórias para o Enem.

Use exercícios de vestibular online

Avaliar seu desempenho a cada é importante para ver se está aprendendo mais e onde está com dificuldade no momento de estudo.

Por isso, pratique bastante! Use exercícios online de vestibulares antigos e acompanhe as resoluções. O Stoodi liberou mais de três mil exercícios de vestibular. Aproveite!

Defina metas

Estudar todos os dias em um mesmo ambiente pode ser cansativo, ainda mais a longo prazo.

Por isso, é importante manter-se motivado, realizando pequenas ações que irão mostrar seu esforço a longo prazo e cada uma das suas conquistas no dia a dia.

Assim, anote em uma agenda todos os itens que você tem que realizar no dia, aumentando aos poucos suas metas, até encontrar o seu limite.

Uma boa ideia é escrever seu objetivo em pequenos papéis, com frases motivacionais que o lembre do que você quer realizar com essa rotina de estudos. Dessa forma, você irá conseguir ter mais perspectiva em momentos de dificuldade.

Como estudar a Redação Enem em casa?

Entre todas as dificuldades de estudar para o Enem em casa, treinar a redação pode parecer um desafio, não é mesmo? Afinal, como conseguir um professor que irá corrigir para você?

Contudo, estudar para a redação do Enem em casa pode ser mais fácil do que parece. Veja o passo a passo:

  1. Escolha um tema: procure em matérias online propostas de possíveis temas que podem cair no Enem, ou use temas que já caíram em edições anteriores.
  2. Use uma folha de redação: você pode conseguir uma folha de redação online que possui 30 linhas, assim como no dia da prova, para treinar o espaço da escrita.
  3. Informe-se: pesquise sobre o temas que você escolheu, entendendo a sua importância e definindo uma opinião sobre o assunto. Não se esqueça de absorver dados e referências de autores sobre o conteúdo
  4. Faça a redação: sente-se em um local isolado de sua casa e escreva a redação como se estivesse no dia da prova. Cronometre o tempo e vá adequando-se com relação a tempo de escrita e até para passar sua redação a limpo.
  5. Mande para a correção de redação online: por meio de um cursinho online, você consegue encaminhar sua redação para uma avaliação com um corretor online. Bastante digitar o conteúdo e esperar alguns dias para ter seu resultado.

Você terá a sua nota simulada de acordo com os critérios usados pela correção de redação do Enem, avaliando como está o seu desempenho e quais pontos deve melhorar para uma próximo oportunidade.

Cuidado com notícias falsas!

Uma boa dica para quem irá estudar online, é sempre estar atento com notícias e canais de informação.

Contudo, há uma grande quantidade de conteúdo falsos na web e isso pode prejudicar a sua prova e até mesmo sua redação. Por isso, use sites de confiança e autoridade jornalística.

Você pode usar agências de checagem de notícia para saber quais os sites mais confiáveis. Não se informe pelas redes sociais. Questione o que receber por meio de fontes informais e sempre procure saber mais sobre cada assunto!

E aí, gostou das dicas? Então estude bastante para o Enem e esteja preparado para o grande dia! Boa sorte.