Acesso Enem UnB 2023: inscrições têm início em 31 de março

A sua nota no Enem pode garantir uma vaga na Universidade de Brasília. Saiba mais sobre o Acesso Enem UnB 2023. As inscrições começam no dia 31 de março.

Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio em 2022, pode concorrer a uma vaga na Universidade de Brasília. Não sabia disso? As inscrições para o Acesso Enem UnB 2023 têm início nesta sexta-feira, 31 de março, e vão até às 18 horas do dia 19 de abril. O ingresso dos candidatos aprovados acontece no segundo semestre letivo de 2023, com início das aulas em 25 de agosto. 

Viu como fazer o Enem é importante? Hoje, o exame garante ingresso em universidades públicas e privadas de todo o país, seja por meio dos programas do governo federal ou das próprias instituições, como é o caso da UnB. 

Desde 2019, o processo seletivo foi desenvolvido pela universidade para estudantes que desejam ingressar em cursos presenciais da instituição com o uso da nota no Enem.

Por isso, se você vai fazer as provas em 2023, comece a estudar já! E o melhor, de graça, com o Curso Enem Gratuito. Na plataforma, estão disponíveis trilhas de aprendizado com aulas, videoaulas, e-books e simulados para preparar estudantes de acordo com os conteúdos que mais caem no exame. 

Acompanhe a leitura, saiba mais sobre o Acesso Enem UnB 2023 e confira outras formas de conseguir bolsas de estudos para o ensino superior. 

Como se inscrever para o Acesso Enem UnB 2023?

As inscrições para o Acesso Enem UnB 2023 acontecem de 31 de março a 19 de abril, e devem ser realizadas na página do Cebraspe. Não é cobrada taxa de inscrição.

Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter concluído o ensino médio, preencher a ficha de solicitação de inscrição on-line, responder a um questionário socioeconômico e assinalar a opção de sistema/campus/curso/turno desejados. É possível concorrer às vagas pelo sistema universal ou pelas cotas. Não é permitida a participação de treineiros na seleção.

O resultado do Acesso Enem UnB 2023, bem como a convocação de estudantes para a primeira chamada serão divulgados no dia 13 de junho. 

O edital, publicado em 24 de março, prevê 2.120 vagas distribuídas entre os quatro câmpus da UnB (Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina). 

Cronograma Acesso Enem UnB 2023

  • Inscrições: das 10h de 31 de março até às 18h de 19 de abril
  • Avaliação biopsicossocial: 21 de maio 
  • Validação da autodeclaração: 21 de maio 
  • Primeira chamada: 13 de junho

Para mais informações, leia o edital completo.

Como conseguir bolsas de estudos para o ensino superior

Caso você não consiga se classificar para uma das vagas do Acesso Enem UnB 2023, a sua nota no exame ainda pode garantir uma Bolsa de Estudos.

Instituições renomadas e reconhecidas pelo MEC, como é o caso da Uniasselvi e da Unicesumar, têm 272 cursos de graduação em 2.046 cidades de todo o país, com descontos que podem chegar a 100% do valor da mensalidade.

Para concorrer a uma destas bolsas de estudo, valem as notas obtidas nas provas do Enem desde 2014. Isso mesmo! Você pode escolher a sua melhor nota para aumentar o valor do desconto.

Saiba mais sobre as Bolsas de Estudos da Uniasselvi e Unicesumar

Prepare-se para o Enem 2023

O cronograma para o Enem 2023 já foi divulgado pelo Inep. Confira as datas: 

  • Inscrições: de 5 a 16 de junho
  • Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Isso quer dizer que já é hora de começar a estudar, certo? Com o Curso Enem Gratuito você tem a oportunidade de se preparar para o exame com excelentes professores e obter o melhor resultado nas provas.

Os conteúdos são separados por disciplina e organizados em planos de estudos, com videoaulas, ebooks, artigos e muito mais. Assim, você mesmo escolhe o ritmo e o tempo de duração mais adequados para acompanhar as aulas. 

Escolha o seu Plano de Estudos e venha estudar conosco! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel