A Lei Seca no Brasil: análise da redação nota 1000 no Enem

Veja a análise das Redações nota 1000 e nota 960 sobre o tema da Lei Seca no Brasil. Confira o textos de sucesso e as dicas dos professores para você também mandar bem:

Aprenda a construir seu ponto de vista e os argumentos nos Temas da Redação do Enem. Acopanhe aqui um caso concreto, com a análise da redação nota 1000 quando o tema foi “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Veja os texto completo desta redação e de outra com 960 pontos, uma nota igualmente excelente.

Para que você possa entender os fatores que levam um candidato a mandar bem na elaboração do texto e tirar uma boa nota os professores do Blog do Enem fizeram os comentários que podem orientar você  nos próximos desafios.  Veja nos exemplos como você pode alcançar uma boa nota!

Análise do tema da redação Enem

Seguindo os critérios do Enem, os alunos precisaram escrever um texto dissertativo-argumentativo com um mínimo de 7 e o máximo de 30 linhas sobre o tema da redação Os efeitos da Lei Seca no Brasil. A partir de quatro  textos motivadores, os estudantes precisavam se posicionar acerca da Lei Seca. Foram 4 textos motivadores no total, sendo 2 imagens e 2 em formato de texto.

Uma das imagens da redação Enem 2013 trazia uma campanha do governo federal defendendo que as pessoas não dirijam após beber. Na outra, constava um infográfico com dados da recepção da população sobre essa campanha.

Trazendo a perspectiva dos donos de bares e restaurantes, um dos textos mostrava iniciativas tomadas para conscientizar a população. Além disso, a redação do Enem também trouxe dados oficiais de acidentes provocados por motoristas embriagados.

Ponto de Vista e Argumentos na Redação

Uma das reflexões interessantes que o aluno poderia ter seguido é acerca da efetividade da Lei Seca. Como um dos textos mostrava, o número de acidentes de trânsito não diminuiu após a medida.

A partir disso, o aluno poderia questionar os meios de fiscalização, a educação da população, a maior taxação de tributos às bebidas alcoólicas, entre outros temas de reflexão.

Veja com a professora Daniela Garcia como criar o seu Ponto de Vista inicial, e já conquistar os avaliadores logo na Introdução da Redação.

Gostou do resumo com as dicas para criar o seu ponto de vista, a sua perspectiva que vai orientar os argumentos e depois a proposta de intervenção? Excelente. Têm mais aulas com a professora Daniela no canal do Curso Enem Gratuito. Confere lá!

Eu poderia ser contra a Lei Seca?

Sim, se você conseguisse manter uma linha de raciocínio contra a Lei, com certeza. Porém, para isso, seria necessário criticá-la embasado em dados e fontes. Você poderia citar, por exemplo, que a Lei Seca fere os seus direitos pessoais, já que limita o que você pode ou não fazer.

Ademais, era possível criticar a Lei Seca por conta da sua punição. Uma pessoa que ingeriu apenas um copo de shot de uma bebida alcoólica sofria as mesmas punições do que alguém que bebeu 13 latinhas de cerveja.

Diante disso, o aluno poderia discorrer sobre a necessidade de uma revisão na lei e aplicações de punições diferentes de acordo com a infração.

É por isso que o tema da redação Enem foi bastante polêmico! Poderíamos abordar diversos aspectos da sociedade como: vício em bebidas alcoólicas, tributação, fiscalização, propaganda,  direito, liberdade, punição, entre outros.

Outro tema que poderia ser citado era a questão cultural e a educação em nosso país. Como educar jovens, que geralmente carregam bastante a sensação de impunidade, a não dirigir após beber? Aqui, o aluno poderia desenvolver a sua proposta de intervenção, confrontando o Estado sobre o seu papel na conscientização dos mais jovens. Veja agora um texto premiado, e a análise da redação nota 1000.

Redação nota 1000: Lei Seca

Redação nota 1000, escrita por Maria Clara Lovato:redação do enem 2013 nota 1000

Análise da Redação nota mil

Maria Clara foi uma das 481 participantes que tiraram nota 1000 na redação Enem quando o tema da redação foi a Lei Seca. Note que seu texto já começa com um bom título: chamativo e que faz um jogo com as palavras que demonstra criatividade da estudante.

Outro aspecto importante a ser destacado nesse texto é a coerência e a coesão, bastante requisitada na redação do Enem. Como por exemplo podemos citar o vocabulário: ele é vasto e adequado. Além disso, os parágrafos apresentam ligação um com o outro. Ou seja, nenhum aspecto abordado nessa redação é inútil ou está perdido ali no texto.

Note que a estudante aborda temas já falados anteriormente: a impunidade, a dificuldade da fiscalização, a falta de recursos e equipamento e a necessidade de adequação cultural e educacional da população acerca da temática.

Redação nota 960

redacao enem 2013 com 960 de notaLaís Fernandes tirou 960 pontos. Excelente nota.

Apesar de muitos estudantes almejarem a nota 1000, notas acima de 700 pontos já são consideradas altas, e textos com 900 pontos ou mais já são considerados excelentes devido ao grau de dificuldade da prova e seriedade na hora da correção. Por isso, veja também este exemplo de uma ótima redação, mas que não alcançou o 1000.

Foi o caso da estudante Lais Fernandes, que escreveu a redação “direção e álcool, o coquetel fatal”, e tirou incríveis 960 pontos. Veja que ela mesma chamou a Lei Seca de “polêmica”, como apontamos aqui em nosso texto.

Ela traz como apontamentos o sucesso da lei  similar em outros países, as campanhas de incentivo à Lei que foram criadas no Brasil (como a citação do termo “motorista da rodada”, retirado de uma das propagandas da época), além de colocar em sua proposta de intervenção a educação.

Coesão e Coerência na redação

Depois de ler esse post inteiro, você deve ter aprendido aspectos importantes da redação. Em suma, é necessário ter vocabulário, coesão, coerência e ligar muito bem as ideias dos seus parágrafos.

Veja com a professora Kel, do Blog do Enem, as dicas dos elementos de coesão para você utilizar e valorizar o seu texto dissertativo-argumentativo:

Porém, você só conseguirá implementar isso em seu texto se treinar! Apenas dessa maneira você construirá o hábito de elencar melhor seus argumentos, embasar sua discussão e conquistar os corretores.

Por fim, as dicas principais:

  1. Leia bastante!
  2. Esteja sempre atualizado sobre novas leis que surgiram no Brasil e no mundo.
  3. Acompanhe as discussões atuais envolvendo política, economia, saúde e meio ambiente.
  4. Esses temas sempre são bastante cobrados tanto na redação do Enem, como na prova em si.
  5. Então vale a pena ficar ligado!

 

Como escrever a Redação do Enem

Para finalizar, que tal assistir um vídeo sobre redação?

Agora que você já acompanhou a análise de uma Redação Enem nota 1000, e de uma Redação Enem com 960 pontos, é a sua vez de fazer rascunhos e mais racunhos para conseguir fazer um bom texto também.

análise de uma redação nota 1000 no Enem - Tema da Lei Seca

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Destaques, Dicas Enem, Enem, Redação Enem Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel