Aristóteles e Teoria das 4 Causas – Resumo de Filosofia Enem & Vestibular

Veja como o grego Aristóteles se tornou um dos pais da Filosofia. Ele questionou a existência do Ser Humano e também do mundo material. Para ele tudo requer pelo menos Quatro Causas para existir: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final. Veja aula gratuita.

Entenda o pensamento do grego Aristóteles e a Metafísica: Você já se perguntou do que somos feitos, porque temos essa forma, quem nos criou e qual a nossa finalidade?

Aristóteles fez estas mesmas perguntas há séculos atrás e encontrou respostas para essas dúvidas: A Teoria das Quatro Causas.

Antes de nos aprofundarmos um pouco mais na Teoria das Quatro Causas de Aristóteles, vamos conhecer ou relembrar um pouco mais sobre sua vida e obra deste grande filósofo. Aristóteles e a MetafísicaAristóteles (384–322 a.C), nasceu em Estagirita, localizada na região da Macedônia, antiga região da Grécia.

Quando Aristóteles tinha 17 anos foi para Atenas, quando conheceu  Platão. Aristóteles entrou para a Academia, e por lá permaneceu durante 20 anos, e foi discípulo de Platão.

Contrariando o mestre Platão na sua teoria de que há um mundo das ideias e outro mundo sensível (teoria dualista), Aristóteles defendia a teoria de que podemos extrair conhecimento do próprio mundo.1Aristóteles investigou diversas dimensões tanto da filosofia quanto das ciências que estavam em formação naquela época.

No entanto, nenhum escrito com registro formal permaneceu acerca destas obras sobre Lógica, Poesia, Física, Retórica, Lógica e Política.

Aula Gratuita: O Pensamento de Aristóteles

Veja com o professor Alan, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido sobre o pensamento de Aristóteles. Assim você aprende mais rápido o conteúdo completo desta aula.

Muito bom o resumo do professor Alan! Veja agora a história de Aristóteles já adulto. É um clássico.

A Escola de Atenas de Rafael Sanzio – Platão e Aristóteles e a divergência entre o conhecimento

Aristóteles é considerado o mais completo dos filósofos gregos. Com ele encerra-se o período conhecido como “Grécia clássica” e inicia-se o período sistemático.

Aristóteles era um pesquisador, literalmente um amante do conhecimento, dedicou-se a estudar e entender os mais diversos assuntos. Aristóteles procurou explicar de forma racional e sistemática todos os fenômenos do Universo.

Após a morte de seu mestre (Platão), Aristóteles deixou Atenas. Tempos depois foi convidado pelo rei da Macedônia, Filipe II, para ser o preceptor de seu filho, Alexandre, o Grande.

Ao voltar para Atenas em 335 a.C, treze anos após a morte de Platão, Aristóteles funda o Liceu, centro cultural, perto do templo de Apolo Lício. Daí o nome de Liceu dado à sua escola, que também era chamada peripatética, devido ao costume de dar lições, passeando pelos caminhos do ginásio de Apolo. O Liceu se tornou a grande rival e a verdadeira herdeira da academia platônica.

Após a morte de Alexandre, o Grande, Aristóteles, que já era malvisto pelos atenienses, foi acusado de ateísmo. Prevenindo-se  de uma condenação, retirando-se voluntariamente para Eubéia, onde morre pouco tempo depois.

Agora que você conhece um pouco mais sobre Aristóteles e sua trajetória, está pronto(a) para estudar a sua principal teoria?

Let’s Go!!

AS QUATRO CAUSAS DE ARISTÓTELES

Para Aristóteles, a investigação filosófica é acima de tudo uma investigação sobre as causas das coisas, porque, segundo ele:  “Nada vem do nada e tudo tem uma finalidade”.

Em outras palavras, há quatro causas implicadas na existência de algo, que seriam a explicação do como e por que cada coisa é o que é. As quatro causas são: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.

Veja cada uma delas:

  1. Causa material, corresponde à matéria-prima.
  2. Causa eficiente, corresponde ao agente criador.
  3. Causa formal, corresponde ao formato que algo possui.
  4. Causa final, a finalidade do que foi produzido.

Esquema estrutural das quatro causas de Aristóteles:2

.

Agora, veja um exemplo prático, de como as quatro causas acontecem, sempre vai bem! 3A estátua de metal que serve de homenagem aos pescadores, não surgiu de nada. Veja as Quatro causas:

  1. Para fazer a Estátua foi preciso de matéria -prima  1ª causa) para ser feita;
  2. Alguém precisou trabalhar nela (2ª causa);
  3. A Estátua ganhou Forma também (3ª causa);
  4. E, ao final, ela teve um propósito, um objetivo (4ª causa).
E aí, curtiu nossa revisão? Para saber ainda mais sobre o assunto, veja as videoaulas sobre a teoria de Aristóteles que selecionamos para você:

Dica 2: A teoria das quatro causas, como é conhecida é uma continuação da teoria da “Potência e do Ato” também desenvolvida por Aristóteles. Saiba mais em https://blogdoenem.com.br/aristoteles-ato-potencia-filosofia-enem/
Dica 3: Importante salientar, que mesmo sendo acusado de ateísmo pelos atenienses da época, Aristóteles afirmava que “Deus” era o primeiro motor de tudo que existe, ele era o agente criador do homem, cuja a finalidade era a felicidade(ética da felicidade)!
Saiba mais em: https://blogdoenem.com.br/filosofia-enem-felicidade-aristoteles/

4

Fatos interessantes sobre Aristóteles e suas teorias

Aristóteles foi/ é muito importante para a história da filosofia e do mundo(acho que não é exagero dizer isso), que até Karl Marx(1818-1883) utilizou da teoria das Quatro Causas de Aristóteles para desenvolver sua teoria sobre o trabalho.

Que tal testar seus conhecimentos agora? Vamos lá!

Questão 1 (UFU-2001) Sobre a teoria das quatro causas de Aristóteles é correto afirmar:

I- É próprio da ciência investigá-las, pois são as causas do movimento e do repouso, ou seja, da passagem da potência ao ato.

II- A causa eficiente atua sobre a forma, visto ser a matéria o ato a que aspiram os seres.

III- A causa final é própria daquele ser que deve atualizar as potências contidas em sua matéria para alcançar a finalidade própria.

IV- A forma é o princípio de indeterminação dos seres.

Assinale a única alternativa que apresenta as assertivas corretas.

A) Apenas I e III.

B) I, III e IV.

C) Apenas II e III.

D) Apenas I e II.

 

Questão 2 (UEL-2008) Quatro tipos de causas podem ser objeto da ciência para Aristóteles: causa eficiente, final, formal e material. Assinale a alternativa correta em que as perguntas correspondem, às causas citadas.

a) Por que foi gerado? Do que é feito? O que é? Quem gerou?

b) O que é? Do que é feito? Por que foi gerado? Quem gerou?

c) Do que é feito? O que é? Quem gerou? Por que foi gerado?

d) Por que foi gerado? Quem gerou? O que é? De que é feito?

e) Quem gerou? Por que foi gerado? O que é? Do que é feito?

 

Questão 3 (UEM-2008) Elaborando a teoria das quatro causas e a distinção entre ato e potência, Aristóteles busca explicar a realidade do devir e da mudança a que estão submetidas as coisas causadas. Assinale o que for correto.

01) Para Aristóteles, a mudança implica uma passagem da potência ao ato; o ato é o estado de plena realização de uma coisa; a potência, a capacidade que algo tem para assumir uma determinação.

02) Segundo Aristóteles, tudo que acontece tem suas causas, essas são a explicação ou o porque de certa coisa ser o que é.

04) Causa material, causa formal, causa eficiente e causa final são os quatro sentidos que Aristóteles distinque no termo causa

08) Segundo Aristóteles, a causa material e a causa formal de uma coisa são, respectivamente, aquilo de que a coisa é feita e aquilo que ela essencialmente é.

16) Segundo Aristóteles, a causa eficiente e a causa final de uma coisa são, respectivamente, o agente que atua sobre essa coisa e o fim que ela se destina.

Soma:________

Gabarito:

Questão 1: A

Questão 2: E

Questão 3: 31

Paula Filosofia
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog  do  Enem. Paula Pille  é  formada  em  Filosofia  pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da  Grande  Florianópolis  desde  2004.  Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel