Arranjo Simples e com Repetição de Elementos: análise combinatória

Arranjos, Permutações ou Combinações são os três tipos principais de agrupamentos, sendo que eles podem ser simples, com repetição ou circulares. É comum encontrar ainda como equivalentes os termos arranjar, combinar ou permuta. Estude com o Blog do Enem e dê um show em Análise Combinatória.

Nesta aula veja como resolver questões de Matemática sobre Análise Combinatória. Revise os Arranjos Simples e os Arranjos com Repetição de Elementos.  Além disso, será apresentada qual a diferença entre os dois tipos. Continue a leitura e arrase em Matemática no Enem!

Análise Combinatória é um conjunto de procedimentos que possibilita a construção de grupos diferentes formados por um número finito de elementos de um conjunto sob certas circunstâncias. Você tem um Arranjo para identificar e resolver nas questões do Enem ou dos vestibulares.

Na maior parte das vezes, tomaremos conjuntos Z com m elementos e os grupos formados com elementos de Z terão p elementos, isto é, p será a taxa do agrupamento, com p<m.Análise Combinatória - Arranjo Simples e com Repetição

Arranjos, Permutações ou Combinações, são os três tipos principais de agrupamentos, sendo que eles podem ser simples, com repetição ou circulares. Apresentaremos alguns detalhes de tais agrupamentos.

Observação! É comum encontrarmos na literatura termos como: arranjar, combinar ou permutar, mas todo o cuidado é pouco com eles, já que às vezes são utilizados em concursos de uma forma dúbia!

Veja os Arranjos

1

Aula Gratuita: Arranjos & Análise Combinatória

Antes de continuar, veja o resumo simples e rápido do professor Sérgio Sarkis sobre Arranjos e Permutas na Análise Combinatória. O professor Sarkis é do time de feras do canal do Curso Enem Gratuito.

Muito bom este resumo do professor Sarkis!!!

 

Veja como resolver questões de Arranjo

2

Bora lá aprender agora como resolver questões  de Análise Combinatória que sempre caem nas provas!

3

Veja agora outro exemplo com resolução:

4

E aí, preparado para a prova de Matemática do Enem? Se ainda resta alguma dúvida, veja esta mais um resumo nesta aula de Probabilidade e continue aprendendo com nossos parceiros.

Agora faça os exercícios e se garanta na prova do Enem!

 5

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel