Bebidas Isotônicas: veja o que é um ‘Red Bull’, e como os energéticos agem no corpo.

Você já deve ter tomado uma bebida isotônica, mas sem saber muito bem o que isso significa não é? O Blog do Enem te ajuda a descobrir. Cai nas questões de Química e de Biologia no Enem e nos vestibulares de todo Brasil. Veja aula gratuita.

Há algum tempo no mercado, as bebidas energéticas fazem sucesso principalmente entre os adolescentes, independente de praticarem esportes ou não.  Veja aula gratuita sobre a Química e a Biologia dos Isotônicos para o Enem.

Essas bebidas também são classificadas como isotônicas porque teoricamente apresentam concentração de sais minerais semelhante à dos líquidos do corpo humano, em especial o suor. Mas para que serve uma bebida isotônica? Vamos descobrir?berbidas isotônicas destacada As bebidas isotônicas permitem o funcionamento normal do organismo. Entretanto, se houver a ingestão de soluções com concentração muito superior às de nosso organismo, isto é, soluções hipertônicas, problemas podem surgir; pois, pelo processo de osmose, as células de nosso corpo perderão água, desidratando-se.

O contrário também traz danos ao organismo. A ingestão de soluções hipotônicas – com concentração muito inferior a do organismo – faz com que as células inchem até explodirem.

Essas bebidas isotônicas são compostas basicamente de água, sacarose e glicose, Cloreto de sódio, citrato de sódio e fosfato de potássio, betacaroteno, citrato de sódio e ácido cítrico.

Veja a  função de cada um desses compostos para o corpo:

  • Água: Hidrata o organismo e controla a sua temperatura. É o veiculo de transporte dos nutrientes e o solvente na qual ocorrem as reações bioquímicas das células.
  • Sacarose e glicose: são açucares classificados como hidratos de carbono ou carboidratos, são usados no organismo essencialmente na produção de energia.
  • Cloreto de sódio, citrato de sódio e fosfato de potássio: São classificados como sais minerais. Ajudam o organismo a reter líquidos e a manter o equilíbrio das soluções bioquímicas das células.
  • Betacaroteno: Entra na composição da bebida como corante.
  • Citrato de sódio e ácido cítrico: Serve como solução tampão para que não haja a variação do pH. Os agentes tamponantes da bebida isotônica controlam a acidez causada pelo ácido lático e ajudam aliviar as dores musculares em caso de esforço excessivo.

 

Através de seus componentes as bebidas isotônicas ajudam a repor a energia gasta e restabelecer o equilíbrio orgânico, o que justifica serem chamadas de “repositores hidroelétricos”, que são repositores de água e íons.

Veja o papel da água no corpo humano:

ÁGUA é o composto mais abundante nos seres vivos, 80% em média. Nos seres humanos o pecentual de água em nosso organismo muda em cada fase da vida. Veja na imagem (fonte: Universidade Federal Fluminense). Pode ir desde praticamente 100% no início da formação do feto,  80% no bebê, 70% nos adultos, e cair para 50% nos idosos.A água possui molécula assimétrica, formando polos, sendo uma molécula polar. Uma molécula de água interage com outras quatro moléculas de água através de pontes de hidrogênio.

A Água é conhecida como “solvente universal”, entretanto, dissolve apenas substâncias polares como sais, sendo chamadas de substâncias hidrofílicas. Substâncias apolares, como óleo, não se dissolvem na água, sendo hidrofóbicas. A água é de extrema importância para o organismo e atividades celulares.

Veja algumas das principais funções da água:

1) Transporte – carrega substâncias dissolvidas, como no sangue de animais e na seiva de plantas.

2) Controle térmico – em função do seu alto calor específico (c), a água demora para esquentar e demora para esfriar, permitindo a manutenção da temperatura, por exemplo, no suor.Enem

 

3) Proteção contra choques mecânicos – proteção contra impactos no bebê durante a gestação através do líquido amniótico, além de manter o bebê flutuando para que o desenvolvimento não seja comprometido.

Enem

A Água como Lubrificante e meio para reações químicas:

4) Lubrificante – permite que estruturas deslizem com menos atrito, por exemplo, o líquido sinovial presente na articulação do joelho, evitando desgastes excessivos.

5) Meio para reações químicas

  • – Desidratação – reação que envolve a perda de água, por exemplo, na união de aminoácidos no processo de síntese proteica.
  • – Hidrólise – reação de quebra de ligações químicas pela adição de água, como ocorre na quebra de proteínas no processo de digestão.
  • Embora a água seja essencial à vida, sua quantidade varia em função de três fatores, principalmente:
  • – espécie – normalmente os organismos mais simples a quantidade de água é maior.
  • – metabolismo – quanto mais alto o metabolismo, maior a quantidade de água.
  • – idade – à medida que a idade aumenta, a quantidade de água diminui.

 

OS SAIS MINERAIS

Podem aparecer de duas formas no organismo: Fixos, ou cristalizados; ou na forma Dissolvidos, ou ionizados.

Fixos ou cristalizados – formando ossos e dentes de fosfatos de cálcio, Ca3(PO4)2, e conchas de carbonato de cálcio, CaCO3, em moluscos. Nesta imagem, um exemplo do Carbonato de Cálcio como o componente preponderante.Enem

Dissolvidos ou ionizados – encontram-se dissolvidos na forma de íons em meio líquido.

Os Principais sais de seres vivos e suas funções:

Sódio – principal íon extracelular, ajuda no equilíbrio osmótico dos líquidos celulares, impulso nervo.

Potássio – principal íon intracelular, ajuda no equilíbrio osmótico dos líquidos celulares, impulso nervoso.

Cálcio – forma ossos, dentes, conchas, atua na contração muscular e na coagulação sanguínea.

Fósforo – forma o nucleotídeo, que forma DNA e RNA, forma ATP, que armazena energia para a célula, forma ossos e dentes.Enem

Iodo – compõe os hormônios da tireoide (T3 e T4) que regulam a taxa metabólica do corpo. A falta do iodo faz com que a tireoide inche e desenvolva o bócio. O sal iodado permitiu o acesso de todos os indivíduos ao iodo.Enem

Ferro – compõe a hemoglobina presente nas hemácias, ele reduz e oxida para transportar e liberar o oxigênio. Participa da respiração celular nas mitocôndrias, compondo os citocromos. O ferro garante a coloração vermelha do sangue.Enem

Magnésio – compõe a clorofila, pigmento que absorve a energia luminosa. Une as duas subunidades dos ribossomos.

Cobre – compõe o pigmento hemocianina, presente no sangue de insetos. Dá a cor azulada do sangue dos insetos.

Aula Gratuita sobre Bioquímica Celular:

Agora que você já revisou sobre Bioquímica Celular e acompanhou nossas dicas para outros conteúdos de Biologia Enem, que tal agora reforçar ainda mais a matéria com esta videoaula do prof. Paulo Roberto. Em seguida, resolva os exercícios abaixo.

Você consegue solucionar os exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe

Desafios sobre a Bioquímica Celular

Questão 1

(UFSC) A água é a substância mais abundante na constituição dos mamíferos. É encontrada nos compartimentos extracelulares (líquido intersticial), intracelulares (no citoplasma) e transcelulares (dentro de órgãos como a bexiga e o estômago).

Sobre a água e sua presença nos mamíferos é CORRETO afirmar que:

01) a quantidade em que é encontrada nos organismos é invariável de espécie para espécie.

02) com passar dos anos, existe uma tendência de aumentar seu percentual em um determinado tecido.

04) é importante fator de regulação térmica dos organismos.

08) em tecidos metabolicamente ativos é inexistente.

16) participa da constituição dos fluidos orgânicos que transportam substâncias dissolvidas por todo o corpo.

32) constitui meio dispersante para facilitar a realização das reações químicas.

Questão 2

Assinale a opção na qual podemos encontrar células com o mais baixo teor de água:

a) semente em estado de vida latente

b) massa cinzenta do cérebro

c) tecido adiposo

d) água-viva (medusa do celenterado)

e) tecido muscular

Questão 3

(UFV-MG) Diversos minerais desempenham papel importante na regulação das funções. Relacione os tipos citados com suas funções.

1) Cálcio 2) Sódio 3) Iodo 4) Ferro 5) Flúor

( ) Participa na formação da hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Sua carência determina a anemia.

( ) Importante elemento para a formação dos ossos. Sua carência pode determinar a osteoporose nos adultos.

( ) Importante para o equilíbrio iônico e osmótico dói corpo agindo também no impulso nervoso. Importante na formação do esmalte dos dentes.

( ) Quando adicionado à água, diminui a incidência de cáries.

( ) Toma parte na molécula dos hormônios da tireoide. A sua carência pode originar o bócio.

Questão 4

(ACAFE-SC) Os sais minerais são encontrados tanto nas células vivas como na natureza não viva.

Quando às características ou funções dos mesmos, a alternativa falsa é:

a) O fosfato de cálcio é um componente abundante dos ossos, nos quais é armazenado.

b) Encontra-se nos seres vivos, sob duas formas básicas: dissolvidos em água e como componentes dos esqueletos.

c) Sob forma de íons, pequenas variações na sua percentagem modificam profundamente a permeabilidade, viscosidade e capacidade da célula em responder a estímulos.

d) Sódio e potássio são minerais relacionados com fenômenos de condução do impulso nervoso.

e) A concentração de sais dentro e fora das células em nada influencia nas trocas de água entre a célula e o ambiente.

Dica 1 – Faça revisão do Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias.
Dica 2 – Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy  já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann.

Leia mais um pouco sobre os isotônicos acessando o link e conferindo a matéria: “Após treinos longos, isotônicos são usados para repor os micronutrientes”.

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/apos-treinos-longos-isotonicos-sao-usados-para-repor-micronutrientes.html

Não deixe de estudar!

Dicas do Blog do Enem

Saiba mais sobre os problemas causados sobre as bebidas isotônicas lendo a reportagem que o Blog do Enem separou para você. Não deixe de se informar! http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12300-consumo-de-bebidas-isotonicas-deve-ser-controlado

Dica – O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica – Complemente seus estudos acessando o nosso Blog do Enem e conferindo um super-resumo preparado especialmente para você sobre Soluções Químicas. Não deixe de estudar! https://blogdoenem.com.br/quimica-solucoes-quimicas/
Dica  – Complemente seus estudos acessando o nosso Blog do Enem e conferindo um super-resumo preparado especialmente para você sobre Ligações químicas, iônicas e covalentes. Não deixe de estudar!  https://blogdoenem.com.br/enem-ligacoes-quimicas/
Dica 4– Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .