Bebidas Isotônicas: veja como os energéticos agem no corpo.

Descubra o que significa uma bebida isotônica, e como ela atua sobre o corpo humano. Cai nas questões de Química e de Biologia no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Bebidas isotônicas – Há algum tempo no mercado, as bebidas energéticas fazem sucesso principalmente entre os adolescentes, independente de praticarem esportes ou não.  Veja aula gratuita sobre a Química e a Biologia dos Isotônicos para o Enem.

Essas bebidas isotônicas também são classificadas como isotônicas porque teoricamente apresentam concentração de sais minerais semelhante à dos líquidos do corpo humano, em especial o suor.

 Mas para que serve um “Red Bull’e todas as bebidas isotônicas? Vamos descobrir?berbidas isotônicas destacada As bebidas isotônicas permitem o funcionamento normal do organismo.

Entretanto, se houver a ingestão de soluções com concentração muito superior às de nosso organismo, isto é, soluções hipertônicas, problemas podem surgir; pois, pelo processo de osmose, as células de nosso corpo perderão água, desidratando-se.

O contrário também traz danos ao organismo. A ingestão de soluções hipotônicas – com concentração muito inferior a do organismo – faz com que as células inchem até explodirem.

Essas bebidas isotônicas são compostas basicamente de água, sacarose e glicose, Cloreto de sódio, citrato de sódio e fosfato de potássio, betacaroteno, citrato de sódio e ácido cítrico.

Veja a  função de cada um desses compostos para o corpo:

  • Água: Hidrata o organismo e controla a sua temperatura. É o veiculo de transporte dos nutrientes e o solvente na qual ocorrem as reações bioquímicas das células.
  • Sacarose e glicose: são açucares classificados como hidratos de carbono ou carboidratos, são usados no organismo essencialmente na produção de energia.
  • Cloreto de sódio, citrato de sódio e fosfato de potássio: São classificados como sais minerais. Ajudam o organismo a reter líquidos e a manter o equilíbrio das soluções bioquímicas das células.
  • Betacaroteno: Entra na composição da bebida como corante.
  • Citrato de sódio e ácido cítrico: Serve como solução tampão para que não haja a variação do pH. Os agentes tamponantes da bebida isotônica controlam a acidez causada pelo ácido lático e ajudam aliviar as dores musculares em caso de esforço excessivo.

 

Através de seus componentes as bebidas isotônicas ajudam a repor a energia gasta e restabelecer o equilíbrio orgânico, o que justifica serem chamadas de “repositores hidroelétricos”, que são repositores de água e íons.

Veja o papel da água no corpo humano:

ÁGUA é o composto mais abundante nos seres vivos, 80% em média. Nos seres humanos o pecentual de água em nosso organismo muda em cada fase da vida. Veja na imagem (fonte: Universidade Federal Fluminense). Pode ir desde praticamente 100% no início da formação do feto,  80% no bebê, 70% nos adultos, e cair para 50% nos idosos.A água possui molécula assimétrica, formando polos, sendo uma molécula polar. Uma molécula de água interage com outras quatro moléculas de água através de pontes de hidrogênio.

A Água é conhecida como “solvente universal”, entretanto, dissolve apenas substâncias polares como sais, sendo chamadas de substâncias hidrofílicas. Substâncias apolares, como óleo, não se dissolvem na água, sendo hidrofóbicas. A água é de extrema importância para o organismo e atividades celulares.

Veja algumas das principais funções da água:

1) Transporte – carrega substâncias dissolvidas, como no sangue de animais e na seiva de plantas.

2) Controle térmico – em função do seu alto calor específico (c), a água demora para esquentar e demora para esfriar, permitindo a manutenção da temperatura, por exemplo, no suor.Enem

 

3) Proteção contra choques mecânicos – proteção contra impactos no bebê durante a gestação através do líquido amniótico, além de manter o bebê flutuando para que o desenvolvimento não seja comprometido.

Enem

A Água como Lubrificante e meio para reações químicas:

A) Lubrificante – permite que estruturas deslizem com menos atrito, por exemplo, o líquido sinovial presente na articulação do joelho, evitando desgastes excessivos.

B) Meio para reações químicas

  • – Desidratação – reação que envolve a perda de água, por exemplo, na união de aminoácidos no processo de síntese proteica.
  • – Hidrólise – reação de quebra de ligações químicas pela adição de água, como ocorre na quebra de proteínas no processo de digestão.
  • Embora a água seja essencial à vida, sua quantidade varia em função de três fatores, principalmente:
  • – espécie – normalmente os organismos mais simples a quantidade de água é maior.
  • – metabolismo – quanto mais alto o metabolismo, maior a quantidade de água.
  • – idade – à medida que a idade aumenta, a quantidade de água diminui.

 

 

Sais Minerais nas Bebidas Isotônicas

Podem aparecer de duas formas no organismo: Fixos, ou cristalizados; ou na forma Dissolvidos, ou ionizados.

Fixos ou cristalizados – formando ossos e dentes de fosfatos de cálcio, Ca3(PO4)2, e conchas de carbonato de cálcio, CaCO3, em moluscos.EnemNesta imagem, um exemplo do Carbonato de Cálcio como o componente preponderante.

Dissolvidos ou ionizados – encontram-se dissolvidos na forma de íons em meio líquido.

Os Principais sais de seres vivos e suas funções:

  1. Sódio – principal íon extracelular, ajuda no equilíbrio osmótico dos líquidos celulares, impulso nervo.
  2. Potássio – principal íon intracelular, ajuda no equilíbrio osmótico dos líquidos celulares, impulso nervoso.
  3. Cálcio – forma ossos, dentes, conchas, atua na contração muscular e na coagulação sanguínea.
  4. Fósforo – forma o nucleotídeo, que forma DNA e RNA, forma ATP, que armazena energia para a célula, forma ossos e dentes.
  5. EnemIodo – compõe os hormônios da tireoide (T3 e T4) que regulam a taxa metabólica do corpo. A falta do iodo faz com que a tireoide inche e desenvolva o bócio. O sal iodado permitiu o acesso de todos os indivíduos ao iodo.

Enem

6• Ferro – compõe a hemoglobina presente nas hemácias, ele reduz e oxida para transportar e liberar o oxigênio. Participa da respiração celular nas mitocôndrias, compondo os citocromos. O ferro garante a coloração vermelha do sangue.Enem

7• Magnésio – compõe a clorofila, pigmento que absorve a energia luminosa. Une as duas subunidades dos ribossomos.

8• Cobre – compõe o pigmento hemocianina, presente no sangue de insetos. Dá a cor azulada do sangue dos insetos.

Aula Gratuita sobre Bioquímica Celular:

Agora que você já revisou sobre Bioquímica Celular e acompanhou nossas dicas para outros conteúdos de Biologia Enem, que tal agora reforçar ainda mais a matéria com esta videoaula do prof. Paulo Roberto. Em seguida, resolva os exercícios abaixo.

Você consegue solucionar os exercícios sobre as Bebidas Isotônicas?  – Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe

Desafios sobre a Bioquímica Celular e Bebidas Isotônicas

Questão 1

(UFSC) A água é a substância mais abundante na constituição dos mamíferos. É encontrada nos compartimentos extracelulares (líquido intersticial), intracelulares (no citoplasma) e transcelulares (dentro de órgãos como a bexiga e o estômago).

Sobre a água e sua presença nos mamíferos é CORRETO afirmar que:

01) a quantidade em que é encontrada nos organismos é invariável de espécie para espécie.

02) com passar dos anos, existe uma tendência de aumentar seu percentual em um determinado tecido.

04) é importante fator de regulação térmica dos organismos.

08) em tecidos metabolicamente ativos é inexistente.

16) participa da constituição dos fluidos orgânicos que transportam substâncias dissolvidas por todo o corpo.

32) constitui meio dispersante para facilitar a realização das reações químicas.

Questão 2

Assinale a opção na qual podemos encontrar células com o mais baixo teor de água:

a) semente em estado de vida latente

b) massa cinzenta do cérebro

c) tecido adiposo

d) água-viva (medusa do celenterado)

e) tecido muscular

Questão 3

(UFV-MG) Diversos minerais desempenham papel importante na regulação das funções. Relacione os tipos citados com suas funções.

1) Cálcio 2) Sódio 3) Iodo 4) Ferro 5) Flúor

( ) Participa na formação da hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Sua carência determina a anemia.

( ) Importante elemento para a formação dos ossos. Sua carência pode determinar a osteoporose nos adultos.

( ) Importante para o equilíbrio iônico e osmótico dói corpo agindo também no impulso nervoso. Importante na formação do esmalte dos dentes.

( ) Quando adicionado à água, diminui a incidência de cáries.

( ) Toma parte na molécula dos hormônios da tireoide. A sua carência pode originar o bócio.

Questão 4

(ACAFE-SC) Os sais minerais são encontrados tanto nas células vivas como na natureza não viva.

Quando às características ou funções dos mesmos, a alternativa falsa é:

a) O fosfato de cálcio é um componente abundante dos ossos, nos quais é armazenado.

b) Encontra-se nos seres vivos, sob duas formas básicas: dissolvidos em água e como componentes dos esqueletos.

c) Sob forma de íons, pequenas variações na sua percentagem modificam profundamente a permeabilidade, viscosidade e capacidade da célula em responder a estímulos.

d) Sódio e potássio são minerais relacionados com fenômenos de condução do impulso nervoso.

e) A concentração de sais dentro e fora das células em nada influencia nas trocas de água entre a célula e o ambiente.

Dica 1 – Faça revisão do Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias.
Dica 2 – Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy  já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann.

Leia mais um pouco sobre os isotônicos acessando o link e conferindo a matéria: “Após treinos longos, isotônicos são usados para repor os micronutrientes”.

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/apos-treinos-longos-isotonicos-sao-usados-para-repor-micronutrientes.html

Não deixe de estudar!

Dicas do Blog do Enem

Saiba mais sobre os problemas causados sobre as bebidas isotônicas lendo a reportagem que o Blog do Enem separou para você. Não deixe de se informar! https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12300-consumo-de-bebidas-isotonicas-deve-ser-controlado

Dica – O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica – Complemente seus estudos acessando o nosso Blog do Enem e conferindo um super-resumo preparado especialmente para você sobre Soluções Químicas. Não deixe de estudar! https://blogdoenem.com.br/quimica-solucoes-quimicas/
Dica  – Complemente seus estudos acessando o nosso Blog do Enem e conferindo um super-resumo preparado especialmente para você sobre Ligações químicas, iônicas e covalentes. Não deixe de estudar!  https://blogdoenem.com.br/enem-ligacoes-quimicas/
Dica 4– Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel