Veja Piolhos-de-cobra e Centopeia no resumo de Biologia Enem

Piolhos-de-cobra e centopeias fazem parte do nosso imaginário. Com tantas patas assim eles viraram personagens de histórias infantis e desenhos animados. Veja no resumo de Biologia.

Você já viu um Piolho-de-cobra? Já foi picado por uma Centopeia? Mate sua curiosidade revisando os Diplópodes e Quilópodes com o Blog do Enem!

Mas, você realmente conhece as características dos quilópodes e diplópodes? Sabia que as centopeias são peçonhentas? Já ouviu falar que os piolhos-de-cobra podem liberar uma “tinta” ao serem ameaçados?

Antes de continuar estudando os Quilópodes e Diplópodes, que tal estudar primeiro as formas de classificação dos Seres Vivos? Assim você compreende melhor este conteúdo.

A Classificação dos Seres Vivos

Confira agora com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito.

Valeu pra você? Com certeza que sim. Complemente seus conhecimentos com as as principais características do Filo dos Artrópodes. Então veja neste post muitas curiosidades e dicas da professora Juliana.

Características gerais da Classe Chilopoda:

Conhecidos popularmente como centopeias ou lacraias, os quilópodes são animais de corpo alongado e segmentado, dividido em cabeça e tronco. A cabeça possui um par de antenas, um par de mandíbulas, um par de olhos simples e um ou dois pares de maxilares.biologia centopeiasCada segmento possui um par de pernas articuladas, podendo chegar a 200 patas, dependendo da espécie.

O primeiro par de pernas desses animais é transformado em uma estrutura chamada de forcípula que em sua extremidade possui uma “ponta” utilizada na inoculação de peçonha.  A peçonha é utilizada pelo animal para imobilizar ou matar suas presas, uma vez que são animais carnívoros predadores.

Nos seres humanos a peçonha dos quilópodes causa forte dor e inchaço, que pode levar alguns dias para se extinguir.  Possuem sistema digestório completo, iniciando em boca e terminando em ânus.

Assim como os insetos, os quilópodes realizam sua excreção através de túbulos de Malpighi, respiram através de traqueias, possuem sistema nervoso ganglionar com cordão ventral e sistema circulatório aberto.

São animais triblásticos, celomados e com simetria bilateral. Os quilópodes possuem sexos separados, realizam reprodução sexuada com fecundação interna e desenvolvimento direto.

Características gerais da Classe Diplopoda:

Conhecidos popularmente como piolhos-de-cobra ou embuás, os diplópodes são animais de corpo alongado e segmentado, dividido em cabeça, tórax curto, com apenas quatro segmentos, e um longo abdômen. A cabeça, assim como nos quilópodes, possui um par de antenas, um par de olhos simples e peça bucais.

A principal diferença entre esses dois grupos é que os diplópodes possuem dois pares de patas articuladas por segmento do corpo, podendo apresentar até 400 patas dependendo da espécie. Os piolhos-de-cobra são animais herbívoros ou detritívoros.

Por tal motivo, não possuem forcípula nem glândulas inoculadoras de veneno (uma vez que não precisam capturar presas). São animais inofensivos, geralmente quando ameaçados fingem-se de mortos e se enrolam.

Porém algumas vezes quando capturados podem liberar uma substância que em contato com a pele humana a deixa com coloração escura ou arroxeada e pode causar pequenas irritações locais. Assim como os demais artrópodes, os quilópodes e diplópodes possuem esqueleto quitinoso e realizam ecdises à medida que crescem.

É comum encontrarmos em nossas casas ou em ambientes de entorno, “cascas” ou exoesqueletos de piolhos-de-cobra em forma de “rosquinha”.

Assim como os quilópodes e insetos, os diplópodes possuem sistema digestório completo, sistema nervoso ganglionar com cordão ventral, excreção por túbulos de Malpighi, respiração traqueal e sistema circulatório aberto. São animais triblásticos, celomados e com simetria bilateral.

Os diplópodes são dioicos (possuem sexos separados), realizam reprodução sexuada com fecundação interna e desenvolvimento direto.biologia centopeias piolho-de-cobra

Dica 1: Revise também a Classe dos Crustáceos do Filo dos Artrópodes! Veja este post com muitos vídeos interessantes sobre o assunto: https://blogdoenem.com.br/biologia-crustaceos-filo-arthropoda/
Dica 3: Os insetos constituem o maior grupo de animais do mundo! Eles podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Revise aqui com o Blog do Enem! https://blogdoenem.com.br/classe-insetos-filo-arthropoda/

Veja as Características básicas dos Seres Vivos

Confira agora com a professora Juliana o que é que define os Seres Vivos.

Valeu pra você? São dicas essenciais para gabaritar em Biologia. Vem!

Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/

 

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima sobre a centopeia e outras espécies dos Diplópodes e dos Quilópodes foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel