Fuvest – Revisão de Biologia com super dicas sobre citologia!

As células são as menores partes vivas de um organismo. São as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos.  São nelas que a vida acontece! Por esse e por outros motivos, querido vestibulando, questões sobre citologia  vão aparecer no seu vestibular da Fuvest! “Bora” revisá-las?

Citologia é a ciência que estuda as células e seu funcionamento. Como você sabe, as células são as unidades funcionais dos seres vivos.  É no interior delas que realmente acontecem os processos vitais para o funcionamento de qualquer organismo. Muitas das características que utilizamos para classificar e estudar os seres vivos se referem às células: quanto à sua quantidade, presença ou não de determinadas estruturas celulares, tipo de nutrição que a célula realiza e seus processos de produção de energia. Portanto, estudar as células e seus componentes é ponto de partida para entender todos os outros conteúdos de biologia e se dar bem nas questões da Fuvest e de outros vestibulares. Vamos revisar?

 A maioria dos seres vivos existentes é composta por uma única célula, por isso, classificamos estes seres como “unicelulares”. Outros, como os animais e plantas, possuem muitas células organizadas para formar o ser vivo e, por isso, são chamados de “pluricelulares”.

Além da classificação pelo número de células de um indivíduo, podemos classificá-los também pela presença ou não de membranas internas e núcleo organizado: os seres que não possuem estas estruturas, tendo o DNA “misturado” ao citoplasma, são chamados de procariontes. Lembre-se que os únicos seres procariontes pertencem ao Reino Monera (bactérias e cianobactérias! Em contrapartida, todos os demais seres vivos possuirão uma membrana envolvendo o DNA – a carioteca – e outras membranas que isolam diferentes compartimentos dentro das células (as organelas celulares) onde variadas funções serão realizadas. Neste caso, estamos nos referindo aos seres eucariontes. Esta organização e setorização de funções permite às células eucariontes serem consideravelmente maiores que as bactérias.

 Nos eucariontes, a presença de um núcleo é sempre a característica mais pungente e lembrada pelos vestibulares. O núcleo, que armazena o DNA é o centro organizacional da célula, que comanda praticamente todas as funções que a célula desempenhará. Isto ocorre porque o código genético presente no DNA funciona como uma “receita” para as estruturas que a célula produzirá ao longo da vida. Além do núcleo, consideramos que a célula eucarionte possui dois outros componentes básicos: o citoplasma e a membrana plasmática.

Dica 1:  Para saber um pouco mais sobre o núcleo e seus componentes, dê uma olhada no post que separei para você (tem aula da Khan Academy e super resumo para você arrasar nas questões da Fuvest!) https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy-2/

O citoplasma, nos eucariontes, é a região que está entre o núcleo e a membrana plasmática. É formado de uma substância parecida com um gel, formada de água e substâncias orgânicas (como proteínas e açúcares) e inorgânicas (como sais minerais) dissolvidas.  Além disso, como disse anteriormente, no citoplasma das células eucariontes, encontramos uma série de pequenas estruturas – as organelas, formadas por dobras de membrana que irão setorizar e organizar as diferentes funções celulares. Temos, por exemplo, as mitocôndrias que realizam a respiração celular, os lisossomos que fazem a digestão dentro da célula, o complexo de Golgi que ajuda a “empacotar” substâncias que serão mandado para fora das células, entre outras.

Dica 2: Para estudar as organelas celulares existentes nos eucariontes e procariontes e ficar “expert” em citologia, veja  o post a seguir, com aula da Khan Academy e resumo especial com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-organelas-celulares-revise-aula-khan-academy/

A membrana plasmática (outra estrutura básica das células) está presente em todos os tipos de células. Ela é formada por uma dupla camada de fosfolipídios, proteínas e açúcares. Tem como função envolver e proteger a célula, selecionar o que entra e sai das células e comunicar a célula com outras.

É sempre bom lembrar que cada tipo de célula terá sua particularidade. Mesmo as células eucariontes apresentarão diferenças entre si, dependendo do ser vivo em que se encontram! Por exemplo, as células vegetais possuem estruturas que não vemos nas células animais, como a parede celular (que ajuda a dar sustentação á planta) e os cloroplastos (que possuem o pigmento clorofila, envolvido na fotossíntese).

Dica 3: Para relembrar a estrutura da membrana plasmática, veja a aula que separamos com vídeo-aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-membrana-plasmatica/

Conseguiu lembrar um pouquinho das estruturas celulares? Ótimo! Agora que você já acessou todos os posts que selecionamos para você, que tal ver mais um vídeo para matar todas as suas dúvidas? Ainda tem energia pra dar mais uma “estudadinha”? Então veja vídeo aula sobre citologia que selecionei do site www.mandebemnoenem.com.br :

Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Dica 5: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos .

Fuvest Biologia

Agora que você já sabe tudo sobre Biologia na Fuvest, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel