Intensivão de Biologia: Darwin e Lamarck na Evolução das Espécies

Você está preparado(a) para o Enem e os próximos vestibulares? Não? Então vem com a gente e revise os principais conteúdos de Biologia que podem aparecer na sua prova! Revise as principais teorias sobre a origem da vida e a evolução das espécies!

É hora de você dominar Darwin e Lamarck, porque estes dois cientistas sempre caem nas questões sobre as Teorias de Evolução das Espécies.  Bora revisar aqui e deixar seus concorrentes para trás!

Dando continuidade à nossa série de revisões de Biologia, vamos organizar neste post uma revisão sobre principais teorias sobre a origem da vida e a evolução!

E fique ligado (a)! Pois a prova do Enem do ano passado não abordou estes conteúdos, sendo assim, eles podem pintar no Enem! Vem com  Darwin e Lamarck para gabaritar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Darwin e Lamarck – Sempre caem

Veja agora com a professora Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido sobre a disputa entre dois grandes cientistas: Jean-Baptiste Lamarck, com a Lei do Uso e do Desuso, e Charles Darwin, com a Teoria da Evolução das Espécies.

1) Origem da vida na Terra: https://blogdoenem.com.br/biologia-origem-vida/Biologia Origem da VidaEsse tema é meio “cabeludo”, envolve uma série de termos e teorias que às vezes parecem saídas de um filme de ficção científica. Por isso mesmo, os vestibulares adoram cobrar esse conteúdo. Mas, não se apavore! Ainda dá tempo de dar uma revisada nas principais teorias de origem da vida com o post aí de cima!

Veja na questão a seguir como este assunto já foi cobrado no Enem: (ENEM/2000) O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos.

O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.Biologia

De acordo com o gráfico é correto afirmar que:

a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.
b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.
c) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.
d) desde o Pré-cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.
e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.

Resposta: a

2 – Conheça Jean-Baptiste Lamarck

– Veja a seguir quem foi este grande cientista contemporâneo de Charles Darwin. Eles foram rivais, ambos com ideias brilhantes e geniais sobre a Evolução das Espécies. Mas, ao final, Darwin venceu a parada pelas evidências coletadas ao redor da Terra com a viagem no veleiro Beagle. Confira Lamarck:

A Evolução segundo o LamarckismoBiologia Jean-Baptiste LamarckOk. Você já sabe que os principais pressupostos da teoria evolucionista de Lamarck não estavam corretos. Porém, é imprescindível fazer jus à importância das contribuições deste cientista para a teoria da evolução. Além disso, ele pode aparecer no Enem e nos vestibulares!

Então dê uma boa revisada neste conteúdo com o post aí em cima (clique na imagem – tem uma ótima videoaula do professor Paulo Jubilut!).  Veja agora como este conteúdo já foi cobrado no Enem:

(Enem 2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas característicascorporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceito sda teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

  • A) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
  • B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.
  • C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geraçãode descendentes.
  • D)as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes.
  • E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo,foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Resposta: d.

3 – Conheça agora Charles Darwin

– Ele entrou para a história das ciências e virou um dos ícones ao desvendar através da observação e coleta de evidências como os seres vivos evoluíram ao logo dos bilhões de anos da vida no Planeta Terra.

Veja um resumo da professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito, para você ficar por dentro e mandar bem na Biologia do Enem.

Darwin e Lamarck na Evolução das Espécies

A Evolução segundo Darwin: https://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-darwinismo/Biologia - Charles Darwin e a Evolução das EspéciesEstá aí alguém que você não pode deixar de revisar para o Enem: Charles Darwin! Ídolo da maioria dos biólogos e reverenciado no meio científico.

Foi Charles , Darwin elaborou a teoria evolucionista mais aceita até os dias de hoje – a seleção natural. Então, “bora” revisar darwinismo? Clique na foto de Darwin para ver uma super aula da Khan Academy!

Questão relacionada ao tema: (ENEM 2009)

– Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conserva-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores.

Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a:

  • a) Lei do uso e desuso.
  • b) Atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele.
  • c) Transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes.
  • d) Futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados.
  • e) Seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.

Resposta: E.

4) Evolução: O Neodarwinismo: https://blogdoenem.com.br/darwin-evolucao-neodarwinismo/Biologia Enem - Veja o NeodarwinismoCom a descoberta do DNA e dos conceitos genéticos, surgiu o neodarwinismo. Essa teoria “complementa” as ideias de Darwin, explicando os mecanismos hereditários que Darwin não conseguiu explicar. Para estudar esta teoria, veja o super post aí de cima, com videoaulas do professor Paulo Jubilut e da Khan Academy!

E fique ligado (a), pois geralmente, é o neodarwinismo que aparece nas provas. Saca só essa questão do Enem 2007:

(Enem/2007) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

  1. a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
  2. b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
  3. c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
  4. d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
  5. e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

Resposta: B.

5) Darwin X Lamarck: https://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-darwin-lamarck/ Biologia Enem : Charles Darwin x Jean-baptiste LamarckVocê confunde as teorias de Darwin e Lamarck? Sem problemas, pois temos um post comparando o lamarckismo e o darwinismo que vai acabar com suas dúvidas! Clique ano link aí em cima e arrase no Enem!

Dica da professora Juliana: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel