Intensivão de Biologia: Vem com a gente! Revisão de Biologia Enem

Você está preparado(a) para o Enem? Não? Então vem com a gente e revise os principais conteúdos de Biologia que podem aparecer na sua prova! Revise as principais teorias sobre a origem da vida e a evolução!

O Enem e os vestibulares estão chegando e está na hora de você se concentrar nas revisões para deixar seus concorrentes para trás! Dando continuidade à nossa série de revisões de Biologia, vamos organizar neste post uma revisão sobre principais teorias sobre a origem da vida e a evolução! E fique ligado (a)! Pois a prova do Enem do ano passado não abordou estes conteúdos, sendo assim, eles podem pintar no Enem2014! Vem com a gente! Vem arrasar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1:Este post é parte de uma série de revisões de Biologia que o Blog do Enem está organizando para você! Veja a Revisão 1 neste post, com conteúdos de biologia celular: https://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem/

1) Origem da vida na Terra: https://blogdoenem.com.br/biologia-origem-vida/

Biologia

Esse tema é meio “cabeludo”, envolve uma série de termos e teorias que às vezes parecem saídas de um filme de ficção científica. Por isso mesmo, os vestibulares adoram cobrar esse conteúdo. Mas, não se apavore! Ainda dá tempo de dar uma revisada nas principais teorias deorigem da vida com o post aí de cima! Veja na questão a seguir como este assunto já foi cobrado no Enem:

(ENEM/2000) O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

Biologia

De acordo com o gráfico é correto afirmar que:

a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.
b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.
c) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.
d) desde o Pré-cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.
e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.

Resposta:a

2) Evolução: Lamarckismo. https://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-lamarck/

Biologia

Ok. Você já sabe que os principais pressupostos da teoria evolucionista de Lamarck não estavam corretos. Porém, é imprescindível fazer jus à importância das contribuições deste cientista para a teoria da evolução. Além disso, ele pode aparecer no Enem e nos vestibulares! Então dê uma boa revisada neste conteúdo com o post aí em cima (tem uma ótima videoaula do professor Paulo Jubilut!).  Veja como este conteúdo já foi cobrado no Enem:

(Enem 2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas característicascorporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitosda teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

A)as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.

B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geraçãode descendentes.

D)as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes.

E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo,foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Resposta: d.

Dica 2: Veja também o Intensivão 2, com posts sobre núcleo celular e DNA:https://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem-2/

3) Evolução – Darwin: https://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-darwinismo/

Biologia

Está aí alguém que você não pode deixar de revisar para o Enem: Charles Darwin! Ídolo da maioria dos biólogos e reverenciado no meio científico, Darwin elaborou a teoria evolucionista mais aceita até os dias de hoje – a seleção natural. Então, “bora” revisar darwinismo? Veja o post aí em cima, com super aula da Khan Academy!

(ENEM 2009) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conserva-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a:

a) Lei do uso e desuso.

b) Atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele.

c) Transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes.

d) Futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados.

e) Seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.

Resposta: E.

4) Evolução: Neodarwinismo: https://blogdoenem.com.br/darwin-evolucao-neodarwinismo/

Biologia

Com a descoberta do DNA e dos conceitos genéticos, surgiu o neodarwinismo. Essa teoria “complementa” as ideias de Darwin, explicando os mecanismos hereditários que Darwin não conseguiu explicar. Para estudar esta teoria, veja o super post aí de cima, com videoaulas do professor Paulo Jubilut e da Khan Academy! E fique ligado (a), pois geralmente, é o neodarwinismo que aparece nas provas. Saca só essa questão do Enem 2007:

(Enem/2007) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

  1. a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
  2. b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
  3. c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
  4. d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
  5. e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

Resposta: B.

Dica 3: Veja também o 3º post da série “Intensivão de Biologia”! Este post trás super dicas sobre ecologia:  https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-revisao/

5) Darwin X Lamarck: https://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-darwin-lamarck/

Biologia

Você confunde as teorias de Darwin e Lamarck? Sem problemas, pois temos um post comparando o lamarckismo e o darwinismo que vai acabar com suas dúvidas! Clique ano link aí em cima e arrase no Enem!

Dica 4: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.