Caramujos, lulas e ostras: Resumo do Filo dos Mollusca Enem & Encceja

Caramujos, lulas, ostras, lesmas. Todos eles têm o corpo mole fazem parte do Filo dos Moluscos. Veja as principais características destes animais que vivem quase sempre em ambientes aquáticos ou úmidos. Resumo gratuito para você mandar bem no Enem e no Encceja.

Os moluscos fazem parte da nossa vida, seja nos causando certo “nojinho” ao observarmos uma lesma e seu rastro ou nos dando água na boca quando sentimos o cheirinho de ostras gratinadas. Os moluscos vivem em ambientes terrestres úmidos, mas principalmente em ambientes aquáticos (tanto marinhos quanto dulcícolas).

A principal característica dos animais deste Filo é o corpo mole, daí o seu nome Mollusca, que deriva do latim mollis = mole. Estes animais podem aparecer na sua casa ou no seu prato, assim como nas questões de Biologia do Enem, do Encceja e dos vestibulares. Então, vamos revisar o Filo dos Moluscos ou Mollusca.

Os Hábitos dos moluscos:

A maior parte das espécies de moluscos vive em ambientes aquáticos, tanto marinhos quanto de água docde. Porém, há também representantes terrestres, como algumas espécies de lesmas e caracóis. São todos animais de vida livre, podendo ser natantes, rastejantes ou fixos, como muitas espécies de ostras e mariscos.

Anatomia geral dos moluscos: Os indivíduos do Filo Mollusca são animais de simetria bilateral, triblásticos e celomados. Neste filo, a biodiversidade é bastante grande, porém, há, na maioria das espécies, um padrão anatômico: o corpo é geralmente dividido em pé, cabeça e massa visceral.

Além disso, embora o corpo dos moluscos seja mole, muitos secretam um exoesqueleto calcário, que chamamos popularmente de concha.

A concha é secretada por um tecido especial que recobre o animal dorsalmente: o manto ou pálio. As conchas servem essencialmente para a proteção do animal e, geralmente, é uma estrutura externa. Porém, em algumas espécies essa concha é bastante reduzida e está posicionada internamente no corpo do animal, como é o caso das lulas.

Veja na imagem a seguir as principais partes do corpo de um caramujo:Filo dos Moluscos

Sistema respiratório dos moluscos

Os moluscos de ambientes aquáticos possuem brânquias que podem estar localizadas na superfície do corpo em pares ou entre a concha e manto. Nos moluscos que possuem duas conchas, como as ostras e mariscos, as brânquias possuem cílios que batem na cavidade entre o manto e a concha para gerarem um fluxo de água que sempre se renova.

Nos polvos e lulas, as brânquias não são ciliadas, uma vez que o fluxo de água é produzido pela musculatura do manto que é bastante desenvolvida. Já as espécies terrestres, como os caracóis, possuem pulmões para realizar a sua respiração. Algumas espécies de lesma podem ainda não ter estruturas especializadas na respiração e trocam gases através da superfície do corpo.

Circulação nos moluscos:

Os moluscos possuem sistema circulatório. Na maioria das espécies esse sistema circulatório é do tipo aberto, uma vez que o sangue não circula apenas dentro dos vasos. Nesse tipo de sistema circulatório, os vasos terminam em lacunas entre os tecidos e o sangue extravasa e circula por entre as células.

Depois, o sangue volta para os vasos e vai ser oxigenado nos pulmões ou brânquias. Já nos cefalópodes (lulas e polvos), o sistema circulatório é fechado, ou seja, o sangue circula apenas dentro dos vasos sanguíneos.

Sistema excretor dos moluscos:

A excreção nos moluscos é realizada por metanefrídeos. Os metanefrídeos são formados por ductos que possuem duas aberturas: uma delas na forma de funil com cílios filtra os líquidos da cavidade celomática, a outra desemboca para fora do animal ou na cavidade entre a concha e o manto (cavidade palial).

Veja o Sistema Digestório dos moluscos

O sistema digestório dos moluscos é completo, tendo boca e ânus. A digestão ocorre tanto de maneira extracelular, quanto intracelular na maioria dos moluscos, com exceção dos cefalópodes, onde a digestão é exclusivamente extracelular.

Na boca da maioria dos moluscos (com exceção dos bivalves) há um estrutura chamada de rádula, semelhante à uma língua, só que coberta de pequenos dentes que servem para raspar o substrato para a obtenção de alimento.

Nos moluscos filtradores, como os bivalves, as brânquias exercem um papel fundamental na alimentação do animal: elas estão dispostas de modo a formar uma rede que, além de realizar trocas gasosas, ajuda a capturar partículas na água que são levadas à boca do animal e servem de alimento.Filo dos Moluscos

Sistema nervoso dos moluscos: O sistema nervoso dos moluscos é ganglionar, composto por gânglios unidos por cordões nervosos ventrais.

Reprodução dos moluscos:

Muitos moluscos são dioicos, ou seja, possuem sexos separados. Porém há também representantes hermafroditas. Neste filo, há uma grande diversidade reprodutiva, podendo haver espécies que realizam fecundação interna ou externa (a grosso modo, as espécies fixas realizam fecundação externa, enquanto as natantes realizam fecundação interna).

Algumas possuem desenvolvimento indireto, com a formação de larvas. Outras, possuem desenvolvimento direto, na qual os filhotes saem dos ovos bastante semelhantes aos adultos.

Dicas do Blog do Enem

Dica do Blog do Enem:  Antes de concluir o Filo dos Moluscos, que tal revisar os conceitos e características básicas do Reino dos Animais?

Então, veja aula completa da professora Juliana Evelyn com vídeo sobre a Classificação e as Características Básicas dos Animais.

1 – Revise também o Filo dos Poríferos! Veja este super post com aula divertida do professor Paulo Jubilut e dicas da Professora Juliana Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais-poriferos/

2 – Você conhece o Filo dos Cnidários? Não? Então se liga e revise esses animais também, pois eles também podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Veja este post com vídeo-aul divertida do professor Paulo Jubilut: https://blogdoenem.com.br/cnidarios-aguas-vivas-corais/
3 – 4: Que tal revisar também o Filo dos Platelmintos? Então veja este super post: https://blogdoenem.com.br/biologia-filo-platelmintos/

 

Aula Gratuita

– Veja esta super vídeo-aula do professor Rubens Oda, do canal Descomplica:

Exercícios

E aí, curtiu o vídeo? Muito bom, não é? Beleza! Agora, para fixar o conteúdo e mostrar que você já sabe as principais características do Filo dos Moluscos, que tal testar seus conhecimentos?

1) (FGV) Os moluscos bivalvos (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuir alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente chamados “organismos filtradores”, mas, em conseqüência, podem acumular, no seu trato digestivo, altas concentrações de microorganismos e compostos químicos tóxicos, eventualmente presentes na água onde vivem, assim pondo em risco a saúde pública e exercendo grande impacto social e econômico nas áreas de sua criação. Assinale a afirmação correta.

a) Os moluscos não possuem sistema digestivo.

b) Os moluscos não possuem sistema nervoso ganglionar.

c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma valva.

d) Nos mexilhões, as brânquias têm função respiratória e importante papel na nutrição.

e) Os moluscos são sempre hermafroditas.

Resposta: D.

2) (Makenzie) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos moluscos.

a) São animais diploblásticos acelomados.

b) Têm respiração braquial ou “pulmonar”.

c) Possuem o corpo constituído, basicamente, por cabeça, pé e massa visceral.

d) Têm excreção através de metanefrídeos.

e) São de sexos separados ou hermafroditas.

Resposta: D.

3) (UFPE) Na figura a seguir é ilustrada a organização geral de um molusco gastrópodo, em que se observa um corpo constituído por cabeça, massa visceral (onde se concentram os órgãos) e pé. Com relação ao filo Mollusca, é correto afirmar que:

Filo dos Moluscos

a) não apresenta sistema digestivo completo, de forma que a digestão é processada através de uma bolsa enzimática.

b) apresenta respiração exclusivamente branquial.

c) o sistema nervoso consiste de um anel situado em torno da boca.

d) a excreção é feita através dos túbulos de Malpighi e de glândulas localizadas na base dos pés.

e) lesmas, ostras, mexilhões, lulas e polvos são moluscos.

Resposta: E.

Dica 5: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel