Cartilha de Redação do Enem 2023 já está disponível. Baixe a sua!

A Cartilha de Redação do Enem 2023 é uma ferramenta essencial para a preparação para a prova. Já disponível para download, o material traz informações sobre o exame, junto a exemplos comentados de redações nota mil.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar a tão aguardada Cartilha de Redação do Enem 2023. Este documento é um guia valioso para milhares de estudantes que se preparam para o exame.

O material traz informações sobre a Matriz de Referência da prova e apresenta exemplos comentados de redações que receberam nota mil na edição de 2022 do exame.

Siga a leitura e veja como baixar a Cartilha de Redação do Enem 2023 e aproveite todas as dicas e informações valiosas disponíveis! 

Baixe a Cartilha de Redação do Enem 2023

Para baixar a Cartilha de Redação do Enem 2023, você pode escolher entre quatro opções de download:

Além do formato padrão, existe a opção de baixar a cartilha adaptada, levando em consideração as necessidades particulares de cada participante. Dessa forma, o Inep demonstra o compromisso em garantir que todos tenham acesso igualitário e justo às informações necessárias para se prepararem da melhor forma possível para a prova.

Como funciona a correção da redação do Enem?

A correção da redação do Enem segue um processo minucioso, detalhado na cartilha fornecida aos candidatos. 

As cinco competências avaliativas são criteriosamente examinadas, cada uma permitindo uma pontuação que varia de zero a 200, com intervalos de 40 pontos. Ao término da correção, as notas de cada competência são somadas, resultando na pontuação final do texto.

Cada redação é avaliada por dois corretores distintos e a nota final atribuída ao candidato corresponde à média entre essas avaliações. 

No entanto, se houver uma discrepância significativa de mais de 100 pontos no total ou 80 em alguma das competências, um terceiro avaliador é convocado para reexaminar o texto.

A Cartilha de Redação do Enem 2023 também traz os critérios que levam à atribuição de nota zero para as redações, como o desvio do tema proposto, textos com menos de sete linhas, trechos sem conexão com o tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e falta de respeito à seriedade do exame. 

É essencial que os candidatos estejam cientes dessas diretrizes para maximizar suas chances de sucesso na redação do Enem.

Redações nota mil no Enem

A Cartilha de Redação do Enem 2023 também apresenta exemplos de redações que alcançaram a cobiçada nota mil na edição de 2022 do exame, que teve como tema “Desafios para valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. 

O Inep, responsável pela elaboração e correção do Enem, acrescentou ainda comentários que esclarecem os motivos que conduziram à atribuição da pontuação máxima.

Cada uma dessas redações mostram o caminho rumo à excelência na escrita. Elas demonstram o domínio das cinco competências avaliativas e a capacidade de abordar um tema socialmente relevante com profundidade e embasamento. 

Analisar esses exemplos possibilita internalizar as estratégias e abordagens que levaram a um desempenho excepcional. Essas redações mostram que a prática, a dedicação e a compreensão das diretrizes fornecidas pela Cartilha podem, de fato, resultar em uma nota máxima. 

Temas já cobrados na Redação do Enem

Geralmente, o tema da Redação do Enem está relacionado aos Direitos Humanos, cidadania, ética, respeito aos direitos civis, convivência com a diferença e meio ambiente, embora os assuntos abordados sejam atemporais e amplamente discutidos pela sociedade.

Para aumentar a sua chance de obter nota máxima na redação, é recomendado estudar os temas das provas anteriores e praticar a escrita dentro dos padrões exigidos pelo Inep. 

Confira o material que preparamos, com todos os temas das edições passadas do exame comentados:
Redação do Enem: conheça todos os temas já cobrados no exame

Precisa de uma forcinha? 

Se você ainda tem dúvidas sobre um ou outro ponto da Redação do Enem, pode contar com cursos e materiais específicos e gratuitos para aprender mais sobre o texto dissertativo-argumentativo cobrado no exame. 

O Blog do Enem oferece o Curso Intensivo de Redação Enem, um programa abrangente composto por 10 aulas em vídeo que apresentam de forma clara e objetiva tudo o que é essencial para uma performance destacada na prova, desde a interpretação da proposta até a construção de um texto dissertativo-argumentativo consistente.

Além das videoaulas, os participantes têm acesso a um e-book completo, repleto de estratégias valiosas para interpretar a proposta da redação e manter-se focado no tema proposto. 

Já o Curso Enem Gratuito traz o Curso Redação Enem Começando do Zero, planejado para qualificar o participante para tirar a maior nota em todas as cinco competências cobradas na hora da correção do texto. As dez aulas e o e-book foram preparados com este objetivo

Bora começar? Ainda dá tempo de aprimorar a sua escrita para alcançar uma excelente nota no Enem! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel