Dia do Filósofo: como usar a filosofia como repertório na redação

No Dia do Filósofo, saiba como você pode aproveitar a Filosofia para aprimorar suas ideias e criar um repertório rico para a redação do Enem, Encceja e vestibulares.

Hoje, 16 de agosto, é dia do filósofo. Esses pensadores se dedicam a analisar, de maneira sistemática e argumentativa, as temáticas que cercam a experiência humana. 

O exercício do pensamento filosófico honra o verdadeiro significado da palavra filosofia, que se traduz como “amor à sabedoria”. Portanto, são indivíduos que nutrem um profundo apreço pela geração de conhecimento.

Dedicar um dia especial para celebrar esses pensadores fomenta o raciocínio crítico e, é claro, reconhece o trabalho daqueles que têm contribuído para moldar a política, a ética, a ciência e a cultura em geral.

Além disso, a filosofia é uma disciplina vasta e rica em repertório para a sua redação, seja no Enem, Encceja ou vestibulares. Quer saber como? Então, siga a leitura!

A importância dos filósofos

O filósofo, em sua essência, é aquele indivíduo que se empenha em explorar os domínios do pensamento de maneira aberta e fundamentada na razão. Essa jornada intelectual não é exclusiva dos eruditos ou dos estudantes de filosofia, mas abraça a todos que adotam uma postura filosófica, onde a reflexão profunda e a busca pela compreensão são centrais.

Ao ter a filosofia como modo de vida, o filósofo mergulha em questionamentos que vão desde os fundamentos do conhecimento até as complexidades da moralidade e da existência. 

Sua busca é incessante pela verdade e pelo entendimento mais profundo das questões que permeiam a condição humana, desafiando as convenções estabelecidas, instigando o questionamento constante até os limites do pensamento.

Assim como a base do conhecimento filosófico é a razão, a atitude filosófica é moldada pela disposição para refletir criticamente sobre o mundo e suas complexidades. O filósofo procura analisar ideias, conceitos e crenças com rigor lógico, buscando clareza e coerência em suas abordagens. Além disso, a atitude filosófica envolve uma disposição para considerar múltiplas perspectivas, aceitar a incerteza e reconhecer a complexidade inerente à busca pelo entendimento.

Como fazer citações na redação

Fazer citações em uma redação é uma habilidade importante para embasar e reforçar seus argumentos, utilizando as palavras de especialistas, autores renomados ou fontes confiáveis. 

Confira algumas dicas sobre como usar citações na sua redação:

  • Relevância e coerência: certifique-se de que a citação seja relevante para o tema proposto na redação e que esteja alinhada com a argumentação que você está desenvolvendo.
  • Integração ao texto: introduza a citação de maneira natural no fluxo do seu texto. Evite inseri-la abruptamente; em vez disso, integre-a suavemente à sua própria voz e ao seu argumento.
  • Explicação e contextualização: após a citação, explique seu significado e relacione-a ao ponto que você está discutindo. Demonstre como a citação fortalece seu argumento ou oferece uma perspectiva relevante.
  • Variedade de fontes: use uma variedade de fontes confiáveis, como livros, artigos, filósofos, especialistas ou até mesmo exemplos históricos, culturais ou científicos relevantes.
  • Citação direta e indireta: você pode utilizar tanto citações diretas (reproduzindo as palavras exatas) quanto citações indiretas (parafraseando as ideias). Ambas são válidas, desde que você as utilize adequadamente.
  • Formatação e pontuação: ao utilizar citações diretas, utilize aspas (” “) para delimitar a passagem citada. Certifique-se de que a pontuação da citação esteja correta, com as vírgulas e pontos finais nos lugares apropriados.
  • Referências: após a citação, forneça informações sobre a fonte. Inclua o nome do autor, título da obra (se aplicável), ano de publicação e outras informações relevantes, dependendo do estilo de citação que você está seguindo.
  • Não exagere: embora as citações possam enriquecer sua redação, não as use em excesso. Lembre-se de que a redação é principalmente uma oportunidade para você expressar suas próprias ideias e argumentos.

Citação Direta

A citação direta consiste em reproduzir exatamente as palavras de uma fonte, mantendo a estrutura original da frase ou do trecho. Geralmente, citações diretas são colocadas entre aspas e seguidas da referência da fonte. 

Em um texto dissertativo-argumentativo sobre a importância transformadora da educação, por exemplo, você pode citar Immanuel Kant para reforçar esse ponto. 

Kant, um dos mais influentes filósofos modernos, afirmou que “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. 

A frase encapsula a visão de Kant, destacado pensador alemão do século XVIII, cujas contribuições à Filosofia Crítica tiveram um impacto duradouro. Ele acreditava fervorosamente que a educação servia como uma via essencial para explorar as profundezas da essência humana.

Consequentemente, essa sentença fortalece a tese de que a educação não apenas molda indivíduos, mas também desempenha um papel vital na construção de bases morais e éticas sólidas. Sob essa ótica, as adversidades que a sociedade enfrenta podem encontrar alívio e até solução por meio do poder transformador do ensino.

Citação Indireta

A citação indireta envolve expressar a ideia ou o conceito de uma fonte com suas próprias palavras, sem reproduzir o texto original. É uma reinterpretação do conteúdo original, mas ainda assim deve ser acompanhada pela referência da fonte.

Nesse caso, ao invés de uma citação direta sobre a importância da educação, você pode fazer uma citação indireta da seguinte maneira:

De acordo com as ideias de Sócrates, o reconhecimento da própria ignorância é o primeiro passo em direção à sabedoria.

Lembre-se sempre de verificar as regras de formatação e citação, bem como as diretrizes da instituição de ensino ou do exame, para garantir que suas citações estejam corretamente formatadas e referenciadas.

A filosofia como repertório na redação

Na redação do Enem, Encceja ou vestibulares, citar filósofos renomados pode enriquecer e fortalecer seus argumentos, demonstrando uma compreensão mais profunda das questões em discussão. 

Ao incorporar as ideias de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, entre outros, é possível estabelecer uma conexão entre os conceitos filosóficos e a temática em análise, conferindo mais autoridade ao seu texto.

Por exemplo, ao discutir sobre a importância do diálogo na busca pela verdade, você poderia mencionar Sócrates e seu método de questionamento – a maiêutica-, que buscava estimular a reflexão e o autoconhecimento. 

Sua abordagem pode ser citada para enfatizar a relevância da troca de ideias na construção do conhecimento, como: “Assim como Sócrates propunha por meio de sua maiêutica, o diálogo constante entre os indivíduos pode desempenhar um papel fundamental na construção de consensos e no desenvolvimento de soluções eficazes para os desafios contemporâneos.”

Em um debate sobre a organização da sociedade e a busca pelo bem comum, você poderia fazer referência a Platão e sua teoria das formas, que delineava uma sociedade ideal liderada por filósofos-reis. 

Essa perspectiva pode ser aplicada para ilustrar como a busca por líderes capacitados e comprometidos com o bem coletivo ainda é relevante: “À luz da perspectiva platônica, a construção de uma sociedade justa requer não apenas a busca por líderes competentes, mas também a contemplação das formas ideais de justiça e virtude, a fim de alcançar o bem comum.”

Em uma análise da relação entre ética e ação individual, Aristóteles pode ser citado com sua ética de virtude. Ao discutir a formação de cidadãos responsáveis e éticos, você poderia mencionar a ideia aristotélica de que a virtude é alcançada através do hábito e da prática constante: “Tal como sustentado por Aristóteles em sua ética de virtude, a formação de cidadãos éticos requer a internalização de hábitos virtuosos, demonstrando que a virtude não é apenas um ideal abstrato, mas uma prática diária que molda as ações e decisões individuais.”

Lembre-se de que, ao citar filósofos em sua redação, é fundamental conectar suas ideias aos pontos que você está desenvolvendo e utilizar as referências filosóficas de maneira relevante e coerente com o tema proposto.

Aproveite as aulas de Filosofia do Curso Enem Gratuito

Para aumentar o seu repertório para a redação, é fundamental ler bastante e diversificar o seu conhecimento quanto a obras de todos os tipos e autores diversos. 

O Curso Enem Gratuito traz aulas de Filosofia com os temas mais cobrados no Enem nas últimas dez aplicações. 

Isso significa que você pode aproveitar esses conteúdos tanto para a prova de Filosofia, quanto para utilizar os pensamentos dos principais filósofos na Redação como fundamento para o seu ponto de vista sobre o tema proposto. 

Além disso, pratique a escrita de textos para ganhar confiança na organização de ideias, na estruturação coerente e na utilização adequada de recursos, como as citações. Se precisar de ajuda, temos cursos de redação começando do zero no modelo do Enem e também do Encceja. Ainda dá tempo de aprimorar suas habilidades antes da prova! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Enem, Filosofia, Redação Encceja, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel