O que é Filosofia? – Veja o mundo com outros olhos. Cai no Enem e no vestibular também. Confira.

Filosofia é conteúdo certo para o Enem. Entenda 'o que é', 'como é', 'por que' e 'para que é' a vida através da Filosofia. Confira abaixo a definição de Filosofia, assista videoaula gratuita, e faça os exercícios recomendados para você mandar bem no próximo Enem.

Filosofia é conteúdo recorrente nas provas do Enem e do Vestibular. Você está em dia com a Filosofia?

Muita gente pensa que ‘morar na Filosofia’ é apenas ‘rimar amor e dor’. Nada disso. Os fundamentos do pensamento humano, a lógica, a matemática e o método científico são filhos diretos desta ciência do pensar. Vamos lá revisar!

A Filosofia ficou relegada a um segundo plano na Educação Básica no Brasil. Mas, na última década voltou à cena, e a disciplina está integrada ao Currículo do Ensino Médio. Aprender os assuntos da arte do pensamento pode ajudar você a entender alguns conceitos de outras áreas, principalmente a Literatura, a História e a Sociologia. Que tal dar um pontapé nesse estudo e ser nosso ‘filósofo’ para o Enem?O que é Filosofia

Uma definição clássica de Filosofia diz o seguinte: Ciência que reúne o estudo das questões essenciais relacionadas à existência do ser humanos nos aspectos do conhecimento, da busca da verdade, dos valores morais (o que é certo, o que é errado?), dos conceitos estéticos e culturais (o que é belo, o que é feio?),O eixo da Filosofia é buscar a racionalidade, a lógica no pensamento e na expressão dos homens.

Mas, dentro desta disciplina do pensamento em si, existem várias formas de se indagar o mundo, de acordo com o tipo de ‘visão de mundo’ a ser utilizada. Para seu Enem, veja como a Filosofia se ramifica, isto é, como existem diferentes modos de “ver” o mundo:

1. Metafísica: é considerada a filosofia primeira, porque trata de investigar a origem de todas as coisas e de relacioná-las com a realidade em que vivemos. A Metafísica possui uma subárea: a “Ontologia”, que se preocupa em estudar o que é o ser.

Na Ontologia, o objetivo é entender como os seres existentes na natureza se relacionam e quais são os elementos básicos existentes no universo, que identificam um ser tal como ele é, ou seja, a ontologia busca assegurar o significado para a existência de um ser qualquer.

O Mito da Caverna, de Platão

Platão foi discípulo de Sócrates. Estes dois filósofos gregos marcaram pilares que valem até hoje na Filosofia Ocidental. Veja ‘O Mito da Caverna’, onde Platão trabalha de maneira exemplar como é ‘ver o mundo com os próprios olhos’. O Mito da Caverna - PlatãoO filósofo Platão mostra de maneira brilhante os riscos que esta condição de mostrar a verdade para quem não a quer ver traz para o convivio humano. Aqui, aula gratuita com O Mito da Caverna.

2. Epistemologia ou teoria do conhecimento: este ramo da ciência do pensamento busca investigar quais são as melhores formas de se produzir conhecimento bem como quais seriam os limites da capacidade humana em produzir conhecimento.

3. Lógica: este ramo da filosofia busca encontrar o raciocínio perfeito. Para isso investiga as conclusões provenientes dos pensamentos. A Lógica tenta assim identificar se as conclusões obtidas preservam as proposições originais das premissas que levaram um indivíduo a concluir algo. A lógica identifica os pensamentos corretos dos incorretos.

Simulado Enem de Filosofia

Veja questões sobre Lógica, Ética e Moral. Dez exercícios para você resolver com Gabarito Online. Aulas gratuitas de revisão para esclarecer as respostas que você não acertar. Gratuito para você fazer agora e testar seu nível. Acesse o Simulado Enem de Filosofia:    simulado-filosofia

4. Ética ou Moral: é o ramo da ciência do pensamento que estuda as regras construidas pelo homem na vida em sociedade, e como se posiconar ou se relacionar com elas. É o campo dos códigos de conduta e convivência, do certo e do errado. Busca-se, com o estudo ético, identificar as possíveis morais que possam ser consideradas certas ou erradas para uma sociedade.

Aula Completa sobre Ética, Moral, e LiberdadeVeja resumo completo para você ficar por dentro destas questões para as provas do Enem e dos vestibulares:  ética moral e liberdade

5. Filosofia política: estuda-se basicamente a origem da sociedade, da política, da formação do Estado e da relação entre sociedade e instituições políticas.6. Estética ou filosofia da arte: tem por objetivo estudar as concepções estéticas que definam o que é o belo.

Filosofia

A Filosofia pretende sempre questionar o mundo ao seu redor, isto é, o filósofo sempre se indagará por perguntas como “O que é?”, “Como é?”, “Por que é?”, “Para que é?”,  dirigindo-se ao mundo que o rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam.

o que é feio o que é beloVeja aula gratuita de filosofia com a discussão da Estética sobre ‘O que é feio’ e ‘o que é Belo’. Cai em Artes e Estética no Enem,e no vestibular também. Revisão completa aqui de Filosofia Estética.

filosofia coruja
A Coruja é o símbolo da Filosofia. Está sempre ‘de olho’.

Veja na aula abaixo, do Telecurso, uma introdução sobre o que é a Filosofia e  o que ela pode nos ajudar no dia-a-dia. Filosofe e aprenda mais para seu Enem.

Entendeu galera? Que tal, depois dessa aula bacana, fazer alguns exercícios para você se dar bem no Enem, hein? Fique com o Blog do Enem e saiba tudo para sua prova. Bons estudos!

Dica 1 – Veja aqui 10 filmes para estudar e aprender mais sobre Filosofia e Sociologia.

Dica 2 – Assista aqui a Três vídeos sobre Filosofia, sem chatice, sobre os Filósofos clássicos; o livro ‘O Príncipe’, de Maquiavel; e ‘O Mito da Caverna’ de Platão.
Dica 3 – Apostila Enem Gratuita. Veja aqui a  lista de apostilas grátis que o Blog do Enem selecionou, para todas as matérias.

EXERCÍCIOS para você resolver e compartilhar as respostas.

1) Para a filosofia, conhecer significa:

a) Trazer a verdade à luz, mesmo que ela seja limitada.
b) Acreditar em Deus como a única verdade e não procurar outra verdade.
c) Ignorar as descobertas científicas porque elas não provam nada, e aceitar tudo o que dizem os livros sagrados.
d) É um ato impossível do ser humano. Não somos capazes de conhecer as coisas.

2) A filosofia é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Porém, para que se utiliza todas estas qualidade acima mencionadas?

a) Para continuar uma vida de alienação e superstição.
b) Adquirir um senso crítico e visão de mundo.
c) Não precisar mais estudar.
d) Para acreditar em todas as coisas sem questionamento.

3) A Filosofia não nos torna milionários, não nos ergue às dignidades do Estado; é até bastante descuidada destas coisas. Pode, ate não nos fazer subir a altos postos, ou responder todas as nossas perguntas. Mas, então, para que serve a Filosofia?

a) É o instrumento pelo qual se procura da verdade, não a sua posse, sem se preocupar se vai achá-la ou não.
b) É a procura da verdade absoluta sendo que se acha a dona da mesma .
c) Para que se tenha uma vaga ideia do mundo grego.
d) É o meio de mistificar o homem através de suas crenças e medos.

RESPOSTAS:

1) A. 2) B. 3) A.