Saiu o Edital do Enem 2023: veja as datas e como fazer sua inscrição

O Edital do Enem 2023 já foi publicado, com todas as regras das inscrições. Veja como fazer a sua. Confira o calendário completo e as dicas para estudar de graça!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já publicou o edital do Enem 2023. Agora, é pra valer.

Acompanhe a leitura e confira as datas e regras para fazer a sua inscrição, solicitar o uso do nome social, o  atendimento especializado, e como se inscrever também no Curso Enem Gratuito.

Inscrições para Enem 2023

De acordo com as informações do Edital do Enem 2023, as inscrições para o exame ocorrem entre os dias 5 e 16 de junho. Veja aqui como fazer a sua inscrição.

É importante destacar que, mesmo quem conseguiu a isenção da taxa, precisa fazer a inscrição oficial para participar das provas.

Veja como estudar de graça para o Enem 2023

Você pode estudar para o Enem sem pagar nada, com o Curso Enem Gratuito. Basta escolher o seu Plano de Estudos e fazer a sua inscrição para acompanhar aulas escritas, videoaulas, e-books e simulados.

Cronograma do Enem de 2023

Fique atento ao cronograma oficial do Enem 2023 para não perder nenhum prazo:

  • Prazo para justificar ausência no Enem 2022 e solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 17 a 28 de abril
  • Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificativas de ausência na edição de 2022: 8 de maio
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 8 a 12 de maio
  • Resultado do recurso: 19 de maio
  • Período de inscrições: de 5 a 16 de junho
  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Confira um passo a passo para fazer a sua inscrição.

Entenda o Edital do Enem

Se você não faz ideia do que é o Edital do Enem, montamos um guia para que você entenda desde a importância do documento até onde acessá-lo e como utilizá-lo a seu favor.

O que é o edital do Enem?

O edital do Enem é um documento oficial publicado pelo Inep, responsável pelo exame. Para facilitar o entendimento, é legal comparar o edital do Enem com um manual. Ou seja, nele você vai encontrar as regras, datas, diretrizes e outros temas importantes.

Devo ler o edital do Enem inteiro?

Não há necessidade de se aprofundar em todas as questões colocadas no documento. Todavia, é interessante que o participante esteja ciente de quais materiais pode levar no dia de prova, quais motivos ele pode ser eliminado do Enem e outros temas.

O que estudar para o Enem 2023

No edital do Enem constam todos os conteúdos que caem no Enem. Essa parte é bem importante para o participante organizar os estudos. Confira a lista completa com o que estudar para o Enem 2023.

O que levar no dia da prova do Enem

No edital do Enem 2023, é possível consultar a lista de todos os itens permitidos para a realização da prova. Todos os anos, os dois itens mais importantes da lista são: caneta preta de material transparente e um documento original com foto.

Veja quais são os documentos aceitos para fazer as provas:

  1. Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas,
    Polícia Militar e Polícia Federal;
  2. Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles
    reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  3. Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  4. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5
    de fevereiro de 2018;
  5. Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como
    documento de identidade;
  6. Passaporte;
  7. Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  8. Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.

Além disso, também consta no edital do Enem algumas exceções. Por exemplo, pessoas impossibilitadas de apresentar um documento original por conta de roubo. Assim, o participante terá que apresentar o boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame.

Treineiros no Enem 2023

Os treineiros são aqueles candidatos que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2023 ou os participantes que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio.

Como os treineiros só fazem as provas para fins de autoavaliação, suas notas são disponibilizadas para consulta 60 dias após a divulgação dos resultados do exame. Além disso, os treineiros não podem utilizar seu resultado em programas como Sisu, Prouni e Fies. As demais regras são as mesmas do restante dos candidatos.

Como posso ser eliminado do Enem 2023?

Existem vários motivos que podem eliminar um participante do Enem. Você pode consultar todas as situações na página do Inep, mas vamos transcrever algumas bastante importantes:

  1. Prestar, em qualquer documento e/ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata.
  2. Permanecer no local de provas sem documento de identificação válido.
  3. Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas.
  4. Comunicar-se ou tentar comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com qualquer pessoa que não seja o aplicador ou o fiscal, a partir das 13h (horário de Brasília).
  5. Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do exame.
  6. Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame.
  7. Receber, de qualquer pessoa, informações referentes ao conteúdo das provas.
  8. Registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.
  9. Levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas e/ou utilizar drogas ilícitas na sala de provas.

Posso levar lanche no Enem 2023?

Sim, inclusive deve levar para ajudar na sua concentração e recuperação de energia durante as provas. É sempre interessante levar uma garrafinha de água para se hidratar também.

Como fazer a inscrição no Enem

Para se inscrever no Enem 2023, será necessário apresentar o seu cadastro único no governo.

Se você já for cadastrado, basta informar seu CPF e senha. Do contrário, preencha o formulário com os dados solicitados. Existe também a possibilidade de completar o cadastro com os dados cadastrados no Banco do Brasil ou com um certificado digital, se você possuir.

cadastro governo inscrição enemNa conclusão de seu cadastro, serão enviados códigos de verificação para seu e-mail e celular. Faça as verificações solicitadas e finalize o cadastro. Ao finalizá-lo, você será redirecionado à página do participante.

Mais informações sobre o edital do Enem 2023:

  • Pedido de Atendimento Especializado (grávidas, pessoas com deficiência, mães amamentando, etc.) – Informação no ato da inscrição;
  • Ausências de quem tem isenção da taxa – Quem faltou em 2022 terá que pagar a taxa de inscrição em 2023, salvo se justificar sua ausência no sistema.
  • Validade do Enem para os processos seletivos do Sisu, do Prouni e do Fies – continua valendo a nota do Enem para os critérios de nota de corte na disputa de vagas e bolsas de estudo nos programas oficiais;

Onde usar a nota do Enem

Vagas no Sisu

Pela nota no Enem, o candidato disputa vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Bolsas pelo Prouni

A sua nota do Enem vale também na disputa de bolsas de estudo pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) nas faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades.

Bolsa de Estudos no Exterior

Quem faz boa pontuação pode disputar ainda vagas para estudar de graça no exterior em universidades e institutos da Europa que já aceitam a nota do Enem. Veja aqui a lista de universidades  em Portugal que aceitam a nota do Enem.

Financiamento Fies

Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies (Programa de Financiamento Estudantil), também é preciso ter feito o Enem. Veja aqui o que é o Fies. Você estuda primeiro, e só paga depois que se formar.

Baixe o edital do Enem 2023

Você pode baixar aqui a versão integral do Edital do Enem 2023

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel