Enem 2014 – Conheça alguns mitos e verdades sobre o exame

Faltando exatos quatro meses para o Enem 2014, vamos desmistificar algumas questões que cercam o exame. Existe tolerância para entrar no local de prova? Devo ir ao banheiro? Saiba tudo com o Blog do Enem!

Principalmente para os candidatos que farão o exame nos dias 8 e 9 de novembro pela primeira vez, o Enem 2014 ainda pode ser uma prova cercada de dúvidas. Não poderia ser diferente, tendo em vista a importância possui e a quantidade de oportunidades que ele pode te oferecer. Para te deixar mais calmo e clarear algumas questões, reunimos mitos e verdades sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

Dica 1: As melhores apostilas gratuitas para você se preparar para o Enem 2014 – https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/ .

1 – Posso substituir meu cartão resposta em caso de rasura.

Mito!! – O edital do Enem 2014 é bem claro quanto a essa questão: não existe substituição e a rasura será descontada da sua pontuação. Faça a prova com calma e não deixe pouco tempo para preencher seu gabarito. Aqui vale a boa e velha máxima da pressa ser inimiga da perfeição.

2 – Não existe tolerância para entrar no local de prova

Verdade!! – Você deve ser extremamente pontual no Enem 2014. Os portões dos locais de prova abrem exatamente às 12h e fecham às 13h, lembrando sempre que é levado em consideração o horário de Brasília. Quando os portões fecham, não tem choro, você ficará sem realizar sua prova. É bem comum as reportagens em dias de prova relatando os atrasados, e as justificativas são sempre as mais variadas. Para você não ser um dos entrevistados, se prepare e conheça bem seu local de prova antes do exame. Veja como é o trânsito, qual ônibus você pegará e outros detalhes desse tipo.

Dica 2: Tudo sobre a Redação Enem 2014 – https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aulas/

3 – Não devo ir ao banheiro durante a prova

Mito!! – Você deve ir ao banheiro sempre que necessário, mas evitando exageros. As saídas constantes podem te tirar o foco da prova e até voltar ao ponto anterior, pode ser um tempo que te fará falta. Obviamente fazer a prova com vontade de ir ao banheiro pode ser ainda pior…

enem 2014

4 – Meu celular pode ficar comigo, desde que desligado.

Mito!! –  Você deve informar o fiscal de todo aparelho eletrônico que estiver de posse. Existe um porta-objetos exclusivo para cada candidato que será guardado junto ao fiscal. No término da prova você poderá retirar seus pertences. Se você for pego com algum aparelho, mesmo que desligado, poderá ser eliminado do Enem 2014.

5 – É melhor “chutar” do que não responder a questão.

Verdade!! – Aqui vale a estatística: mesmo que você marque uma alternativa qualquer, tem 20% de chance de acertar. Deixar em branco será 100% de chance de erro! Lembrando que o Enem 2014 faz uso da Teoria de Resposta ao Item, a nossa já famosa TRI, método que diminui o peso de eventuais acertos fora do padrão.

Dica 3: Confira todas as  notas de corte – https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

6 – Posso deixar a redação sem título

Verdade!! – O Guia do Participante – A Redação no Enem pontua que o título é opcional na redação. O candidato não perde ponto se não intitular o texto. Embora não seja obrigatório, um bom título pode ajudar na nota. A dica é escrever o título por último. Ele deve resumir de forma criativa a ideia defendida no texto. Palavras estrangeiras, clichês, palavrões e chavões não são recomendados.

Fonte: Diário de Pernambuco.