9 motivos que podem zerar a redação do Encceja

A apenas dois dias da realização da prova, ainda dá tempo de conferir os erros que podem zerar a redação do Encceja e fugir dessas situações. Entenda!

Faltam apenas dois dias para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Como você já deve saber, uma das partes mais desafiadoras da prova é a redação do Encceja, que tem peso significativo na pontuação final. 

Já que o tempo até a prova é curto, que tal aproveitar para entender como evitar erros comuns que podem zerar o seu texto dissertativo-argumentativo? 

De acordo com a Cartilha do Participante, são 9 as situações que podem levar à nota zero. E ao longo deste artigo, você vai entender quais são e como cumprir essa tarefa com eficiência

Situações que levam à nota zero

Listamos abaixo todas as situações e erros que podem zerar a redação do Encceja. Fique atento!

1. Escrever 4 linhas ou menos de texto

Escrever 4 linhas ou menos de texto na redação do Encceja resulta na anulação da prova, visto que essa limitação impede a apresentação adequada de uma argumentação coerente e aprofundada. 

A extensão limitada compromete a capacidade de desenvolver ideias e dificulta a demonstração das habilidades de análise, síntese e argumentação, que são fundamentais para o gênero dissertativo-argumentativo avaliado no exame. 

2. Rasurar as linhas de modo que não existam mais de 4 linhas sem estar rasuradas no texto

Rasurar constantemente a folha de redação pode prejudicar a legibilidade do seu texto e indicar falta de organização. Mantenha a clareza das suas ideias e evite correções excessivas que possam tornar o conteúdo confuso.

3. Desenhar na folha de redação do Encceja

Desenhos ou ilustrações não são apropriados para o formato dissertativo-argumentativo exigido na redação do Encceja. Concentre-se em desenvolver argumentos por meio de texto escrito, demonstrando suas habilidades de comunicação e análise.

4. Texto ilegível (atenção com a letra!)

Uma caligrafia ilegível pode comprometer a compreensão das suas ideias e prejudicar a avaliação da sua redação. Certifique-se de escrever de forma legível para que os examinadores possam acompanhar seu raciocínio com clareza.

5. Escrever em outro idioma que não seja a língua portuguesa

O uso de idiomas diferentes do português não atende aos critérios do exame. O Encceja avalia suas habilidades de escrita em língua portuguesa, portanto, manter-se nesse idioma é fundamental para obter uma avaliação precisa.

6. Copiar os textos motivadores ou questões da prova

A cópia direta dos textos motivadores ou das questões da prova não demonstra sua capacidade de desenvolver argumentos originais. É essencial compreender o tema proposto e criar sua própria abordagem dentro dos limites do gênero dissertativo-argumentativo.

7. Abordar um tema diferente do que foi proposto

Ficar fora do escopo do tema proposto pode resultar em uma redação desqualificada. Certifique-se de entender completamente o tema e mantenha-se focado em desenvolver uma resposta coesa e relevante.

8. Escrever um texto que não seja dissertativo-argumentativo

O Encceja exige um texto dissertativo-argumentativo, no qual você deve apresentar uma tese, desenvolver argumentos e chegar a uma conclusão. Evite gêneros textuais diferentes, como narrativos ou descritivos, para não comprometer sua pontuação.

9. Escrever insultos, zombar ou ofender alguém

Manter um tom respeitoso e construtivo é imprescindível. Qualquer forma de linguagem ofensiva, insultos e zombarias não apenas viola as diretrizes do exame, mas também prejudica a qualidade do seu texto e a mensagem que você está transmitindo.

Como evitar a nota zero? 

A apreensão diante da possibilidade de receber uma pontuação zero é compreensível, mas há orientações que podem resguardá-lo da anulação da redação. 

Primeiramente, observe com atenção as instruções da prova de redação, tanto o enunciado inicial quanto os textos motivadores, para assegurar uma compreensão integral do tema a ser abordado. 

É útil registrar a frase-chave do enunciado no topo da folha de rascunho, como uma âncora temática. Isso assegura que você trabalhe o tema ao longo do texto, fortalecendo a abordagem e argumentação.

É essencial lembrar que o gênero textual requerido é o dissertativo-argumentativo, que exige uma exposição do tema e opinião, bem como a apresentação de argumentos convincentes sustentados por fatos, pesquisas ou observações. 

Para facilitar, recomenda-se anotar ideias preliminares em um espaço disponível no caderno de questões antes de iniciar o seu rascunho. Evite a cópia direta dos textos motivadores! Embora sejam valiosos para a formulação de ideias, reescrevê-los em suas próprias palavras é essencial para evitar plágio.

Lembre-se das condições básicas: redigir no mínimo cinco linhas em língua portuguesa, com caligrafia legível (lembrando que linhas inteiramente apagadas ou com trechos copiados serão desconsideradas na contagem). Evite ainda inserir elementos como desenhos, ofensas, palavras inapropriadas ou conteúdo não relacionado ao tema, pois podem prejudicar a avaliação. 

Finalmente, depois de elaborar um rascunho, revise-o cuidadosamente, considerando as diretrizes aqui mencionadas, antes de passá-lo para a Folha de Redação, que deverá ser entregue ao término da prova.

Tem dúvidas sobre a redação do Encceja? 

Se você ainda tem dúvidas sobre como escrever o seu texto no dia do exame, aproveite as aulas disponíveis no Curso Redação Encceja Começando do Zero

Ainda dá tempo de assistir às videoaulas, acessar as aulas escritas e o e-book para uma revisão abrangente quanto aos pontos mais importantes sobre a forma de escrita esperada no Encceja. 

O curso é totalmente gratuito, objetivo e oferece insights valiosos sobre como estruturar sua redação, desenvolver argumentos sólidos e aprimorar suas habilidades de escrita. 

Lembre-se de que dominar a técnica de redação é essencial para evitar os erros que levam à anulação e para garantir que suas ideias sejam comunicadas de maneira clara e eficaz aos avaliadores. 

Com o apoio do Curso Redação Encceja Começando do Zero, você estará melhor preparado para enfrentar este desafio e aumentar suas chances de obter uma nota máxima.

Se desejar recapitular algum conteúdo de outra disciplina, lembre-se de que você pode aproveitar todos os materiais de estudo disponibilizados de graça pelo Curso do Encceja Gratuito. Estamos com você! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Redação Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel