Como conseguir a nota para a aprovação na redação do Encceja?

Veja o que pode e o que não pode fazer no seu texto, e confira os critérios para atingir a nota de aprovação com as dicas do curso de Redação Encceja Começando do Zero.

Tirando nota 5 você já passa na redação do Encceja. A nota máxima é 10. Não é difícil garantir os pontos de aprovação. Os critérios de correção para a avaliação do texto valem pra todos os candidatos. Confira nesta aula 2 do curso de Redação Enem começando do Zero. 

Critérios da Redação no Encceja do Ensino Médio:

  • Norma padrão da língua portuguesa. Ou seja, adequação às normas gramaticais durante o texto.
  • Adequação ao tema, gênero e informações. Ou seja, esse critério avalia se você entendeu a comando que aparece no enunciado, se escreveu um texto dissertativo-argumentativo e se trouxe informações para sustentar as suas ideias. 
  • Argumentação. Nesse critério são avaliadas as reflexões que você apresenta e se seus argumentos são bem elaborados. 
  • Coesão e coerência. Ou seja, utilização de elementos coesivos entre os períodos e parágrafos.
  • Proposta de intervenção, somente para a prova de Ensino Médio. Você precisará propor alguma ação que ajude a solucionar o problema apresentado pelo tema. 

Baixe o e-book Redação Encceja Começando do Zero

Antes de assistir o vídeo a Aula 2, é importante fazer o download do E-book do Curso Redação Encceja Começando do Zero. Com 10 tópicos, um para cada aula, é é o guia para você entender o conteúdo necessário para escrever o seu texto!

Caso você não possa fazer o download do material, não se preocupe! Basta continuar a leitura do texto! 

Como conseguir a nota de aprovação na redação do Encceja

Nesta videoaula a professora Daniela Garcia traz dicas e informações importantes sobre o que você pode ou não fazer no texto para conseguir alcançar uma boa nota. Assista!

O que NÃO fazer na redação

Para saber como se adequar aos critérios, um pouco mais à frente nós mostraremos como elaborar o seu texto a partir dos elementos que são corrigidos. Dessa forma, você poderá contemplar o que a prova pede para conseguir a nota para aprovação na redação do Encceja. 

Antes disso, porém, também é importante saber o que você não pode fazer, já que existem alguns elementos que podem zerar a sua prova de redação e, por consequência, te desclassificar. São eles:

  • Fugir do tema: lembra do que está grifado no comando da proposta? Você deve escrever exatamente sobre aquilo para não correr o risco de fugir do tema. 
  • Não cumprimento do tipo textual: esse problema acontece quando você escreve um texto que não é do tipo dissertativo-argumentativo. Para que isso não aconteça, siga as instruções que vamos te passar durante este curso.
  • Cópia de textos motivadores: você pode usar as ideias dos textos motivadores, mas não pode copiá-los. Caso isso aconteça, seu texto será zerado.
  • Menos de cinco linhas: o mínimo a ser escrito é cinco linhas, combinado? Com menos que isso seu texto também será zerado.
  • Zombaria, desenhos e impropérios: não use palavras de baixo calão, não deixe recado aos corretores, não faça desenhos e não faça nenhum tipo de ofensa à prova. Mesmo que o nervosismo bata, não desconte na redação.

Ficou mais claro quais são os critérios de correção para alcançar a nota para aprovação na redação do Encceja? Perfeito!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Redação Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel