Redação do Encceja: como estruturar o texto dissertativo-argumentativo 

Saber como desenvolver o texto da redação do Encceja é um dos requisitos para se dar bem na prova. Aprenda agora como escrever o seu!

Chegou a hora de aprender como estruturar o seu texto dissertativo-argumentativo. Todas as dicas estão aqui na Aula 3 do Curso de Redação Enem Começando do Zero. Aprenda com a professora Daniela Garcia como planejar o texto

Você já baixou o e-book Redação Encceja Começando do Zero?

Em primeiro lugar, antes de acessar as aulas é importante baixar o E-book do Curso Redação. Se você ainda não baixou, acesse agora o guia que vai te fornecer a base para entender todo o conteúdo necessário!

Caso você não possa fazer o download do material, não se preocupe! o conteúdo referente a cada aula está transcrito aqui logo depois do vídeo. Veja agora a Aula 3:

Saiba como interpretar a proposta de redação

A professora Daniela Garcia traz dicas e informações importantes que vão te ajudar a interpretar a proposta de redação para embasar a elaboração do seu texto dissertativo-argumentativo.

Baixe o e-book Redação Encceja Começando do Zero

Caso você não possa fazer o download do material, não se preocupe! Basta continuar a leitura do texto! 

Como planejar o texto dissertativo-argumentativo na redação do Encceja

Antes de partir para a estrutura do seu texto, é importante entender como planejá-lo. Por isso, a professora Daniela preparou informações e dicas preciosas para que você esteja preparado antes mesmo de começar a escrever a sua redação. Assista!

Como estruturar o texto dissertativo-argumentativo na redação do Encceja

Agora que você já sabe como interpretar a proposta de redação e fazer o seu planejamento, é preciso escolher dois argumentos para abordar o tema. Podem ser duas causas do problema, duas consequências, dois caminhos para resolver, dois desafios do problema, entre outras possibilidades.

O tipo de argumento utilizado não é o mais importante, mas sim que você escolha esses dois argumentos para debatê-los no texto.

Feito isso, para montar a redação, será preciso dividir o texto em quatro parágrafos: 

  • Um para a introdução;
  • Dois para o desenvolvimento; 
  • Um para a conclusão. 

Agora, vamos falar rapidamente sobre esses elementos e logo mostraremos exemplos para deixar tudo mais claro.

Na introdução, você apresentará o tema (aquele que está no comando da proposta) e os dois argumentos que escolheu abordar. Mas, cuidado!  Você ainda não vai abordar ou aprofundar a discussão! Aqui, você vai apenas mencionar, ou seja, introduzir o assunto.

No primeiro parágrafo de desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo na redação do Encceja, você vai abordar o primeiro argumento escolhido. Agora sim, você pode trazer o raciocínio e as informações que sustentam esse argumento.

Já no segundo parágrafo de desenvolvimento, você precisa escrever sobre o segundo argumento escolhido.

Para a conclusão do texto dissertativo-argumentativo na redação do Encceja, retome rapidamente o que foi discutido. Ou seja, conclua a discussão e, caso esteja fazendo a prova para o Ensino Médio, também é necessário apresentar uma proposta de intervenção.

Exemplo de texto dissertativo-argumentativo na redação do Encceja

Confira o exemplo de um texto do Encceja sobre o tema “A organização do tempo e o acesso às redes sociais” e perceba como o autor escolheu dois argumentos diferentes – um para cada parágrafo de desenvolvimento:

A série Black Mirror, em um de seus episódios, apresenta uma sociedade na qual as pessoas são vistas somente através de seus perfis nas redes sociais, assim elas dedicam todo seu tempo para aperfeiçoar, cada vez mais, o seu desempenho virtual. Atualmente, no Brasil, a realidade não é tão diferente da mostrada na série. Os brasileiros estão gastando muito do tempo disponível navegando pelas redes sociais. Essa prática excessiva atrapalha a relação do indivíduo com o mundo real e pode lhe trazer problemas de saúde.

Nos dias de hoje, muitos estudantes passam horas conectados, esquecendo de qualquer outra forma de diversão e prejudicando seu desempenho acadêmico. Entretanto, não são somente os jovens que são reféns do mundo virtual, muitos adultos dedicam tanto seu tempo para as redes sociais que esquecem de dar atenção aos seus filhos, e no âmbito profissional diminuem seu rendimento. Portanto, a compulsão pelas redes sociais afeta a concentração e as relações sociais dos indivíduos.

Além disso, a saúde dos usuários também pode ser comprometida, pois o contato direto com este universo virtual, onde todos são felizes, tudo é perfeito e padrões estéticos são constantemente reforçados, pode desencadear, principalmente nos jovens, baixa autoestima, insegurança, ansiedade e até problemas mais sérios como depressão, anorexia e bulimia.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação e Cultura, em parceria com as escolas, deve realizar campanhas e palestras que alertem sobre o perigo do uso excessivo do tempo em redes sociais. Também é de responsabilidade do governo proporcionar ambientes de lazer ao alcance de todos, visando incentivar outras formas melhores e mais saudáveis de aproveitar o tempo. Por fim, os pais devem colocar limites aos seus filhos quanto ao tempo em que eles podem utilizar as redes sociais.

Repare que o planejamento do texto dissertativo-argumentativo na redação do Encceja é claro. Na introdução, a autora apresenta o tema e diz que falará sobre as relações sociais e as questões de saúde. Depois disso, no primeiro parágrafo de desenvolvimento, ela explora o primeiro problema – as relações sociais – e, no segundo, aborda o segundo problema, que são as questões de saúde. 

Você também vai precisar fazer isso, certo? Então, antes de começar, defina quais são os seus dois argumentos. Depois disso, comece a estruturar cada um dos parágrafos, como veremos nas próximas aulas. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Redação Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel