A Estrutura dos frutos: plantas Angiospermas. Botânica no Enem

Epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Os frutos são órgãos exclusivos das plantas angiospermas. Depois da polinização, o grão de pólen germina dentro do carpelo e forma um tubo polínico. O tubo polínico chega ao ovário – presente no gineceu - para que ocorra a fecundação. Veja no resumo agora:

Os frutos são órgãos exclusivos das plantas angiospermas. Depois da polinização, o grão de pólen germina dentro do carpelo e forma um tubo polínico. O tubo polínico chega ao ovário – presente no gineceu – para que ocorra a fecundação.

Após a fecundação, o óvulo irá formar uma semente e o ovário irá crescer e formará o fruto. O fruto tem como principal função proteger a semente, porém pode também servir para ajudar na dispersão delas, atraindo animais dispersores ou ajudando a semente a flutuar na água ou planar no ar.

Em geral, os frutos possuem uma semente e um pericarpo, formado por três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Você conhece estas estruturas? Não? Então revise as diferentes estruturas dos frutos e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Os Frutos nas Angiospermas

Confira agora com a professora de biologia Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito, tudo o que você precisa saber sobre os frutos para gabaritar no Enem.

Epicarpo: O epicarpo corresponde à casca do fruto. O epnicarpo é uma estrutura originada a partir da epiderme externa do ovário.

Mesocarpo: O mesocarpo forma-se a partir do tecido médio do ovário. Na grande maioria dos frutos o mesocarpo é carnoso, tendo um grande acúmulo de substâncias nutritivas. Sendo assim, o mesocarpo é, em geral, a parte comestível de um fruto.

Endocarpo: O endocarpo envolve a semente e é originado da epiderme interna do ovário.

Estrutura dos frutos

O papel do fruto na dispersão de sementes:

Os frutos possuem papel fundamental na dispersão das sementes. O acúmulo de substâncias nutritivas e saborosas atrai uma série de animais (zoocoria), que consomem o fruto deixando as sementes caírem ou eliminando as sementes nas fezes (quando elas não são destruídas pelo sistema digestório do animal).Estrutura dos frutos

Dica 2: Revise também os tipos de caules! Post com dicas da professora Juliana Santos.

Em outros frutos não há grande quantidade de nutrientes, porém estes frutos podem possuir outras estratégias de dispersão, como o carrapicho ou “picão” que possui tricomas em forma de ganchos ou espinhos que grudam nos pelos de animais (ou das suas calças quando você faz uma trilha).Estrutura dos frutos

Há também os frutos que possuem grande quantidade de tricomas para facilitar a dispersão pelo vento (anemocoria), como no caso do dente-de-leão.Estrutura dos frutos

Podemos citar também os frutos que são adaptados à dispersão por flutuação – hidrocoria (presentes em plantas que vivem em habitats próximos a rios ou mares), como o coco e o amendoim.Estrutura dos frutos

Fruta ou Fruto? Tire suas dúvidas agora!

Você já deve ter ficado confuso(a) ao ouvir que um tomate ou um pepino são frutas. Pois é, querido(a) candidato(a), eles são mesmo!

Na verdade, fruta é o nome que damos às partes comestíveis desenvolvidas a partir de uma flor. Mas, nem sempre uma fruta é um fruto! Fruto é o nome que damos ao ovário da flor desenvolvido. Porém, há frutas que não são frutos como, por exemplo, o caju e a maçã.

Estas frutas são chamadas de pseudofrutos, pois a parte suculenta se originou do desenvolvimento de outras partes da flor. No caju, a parte que corresponde ao fruto é a castanha, já a parte da qual fazemos suco é um pseudofruto originado do pedúnculo da flor.Estrutura dos frutos

Na maçã, o fruto é apenas a parte dura do centro da fruta (aquela em volta da qual você rói a parte suculenta da fruta), a parte suculenta é o pseudofruto, originado do receptáculo floral.Estrutura dos frutos

Há ainda frutas que são formadas de vários frutos, como o figo e o abacaxi. No abacaxi cada parte que parece uma escama é um pequeno fruto (frutículo), que se uniu a outros frutos formando uma infrutescência.Estrutura dos frutos

Dica 3: Vocês conhece a estrutura das folhas? Não? Então dê uma espiadinha neste post e fique craque em botânica.

As Flores nas Angiospermas

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas? Agora, para finalizar sua revisão, que tal ver uma videoaula legalzona para ficar craque na botânica das flores nas angiospermas? Confira:

Gostou do vídeo? Beleza! Então, agora que você já sabe tudo sobre estrutura dos frutos, que tal testar seus conhecimentos?

(Fei) A sobrevivência de qualquer espécie depende de sua capacidade de deixar descendentes. No decorrer do processo evolutivo as plantas desenvolveram inúmeras adaptações para a disseminação de frutos e sementes. O fruto adaptado à dispersão pela água é o:

a) dente-de-leão
b) coco-da-baía
c) frutos de carrapicho
d) tomate
e) azeitona

Resposta: B

(Cesgranrio) Nos vegetais superiores, após a fecundação, ocorrem transformações na estrutura floral, originando-se o fruto e a(s) semente(s). Qual das opções a seguir indica, respectivamente, o que dará origem ao FRUTO e à(s) SEMENTE(s)?

a) Antera e grão de pólen.
b) Receptáculo e ovários.
c) Estigma e papilas estigmáticas.
d) Ovário e óvulos.
e) Óvulo e grãos de pólen.

Resposta: D

Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel