Resumo com lista de exercícios sobre as funções da linguagem
Veja as 6 funções: 1 Referencial; 2 Poética; 3 Emotiva; 4 Conativa; 5 Metalinguística; e 6 Fática. Elas são formas de utilização da linguagem de acordo com o objetivo do texto ou do interlocutor. Veja um resumo rápido. Em seguida teste os seus conhecimentos com exercícios do Enem e vestibulares!
Se tem um conteúdo de Português que cai todos os anos no Enem, esse conteúdo são as funções da linguagem. Em algumas questões é cobrado que você saiba o o objetivo da linguagem utilizada em um texto ou imagem.
Mas, também é importante conhecê-las para melhorar a sua interpretação de texto e ir bem nas provas. Então não deixe de conferir nosso resumo e exercícios sobre funções da linguagem!
Resumo sobre funções da linguagem
Existem seis funções principais da linguagem. São as seguintes:
Referencial
Poética
Emotiva
Conativa ou apelativa
Metalinguística
Fática.
Veja agora com a professora de Português Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito:
Primeiramente, a função referencial tem o objetivo de informar. Por isso, o assunto da mensagem é que tem o maior destaque. A função referencial é encontrada em textos jornalísticos, científicos e didáticos.
Da mesma forma, a função poética também dá destaque à mensagem. No entanto, a estrutura da linguagem poética é mais importante do seu conteúdo. A função poética está presente principalmente em textos literários, tanto em prosa como em verso.
Resumo sobre funções da linguagem
Para entender melhor e ver mais alguns exemplos sobre as funções da linguagem, confira o resumo da professora Jéssica Forini, do canal do Curso Enem Gratuito:
Na linguagem com função emotiva, quem tem destaque é o emissor da mensagem. Isso porque a mensagem é subjetiva, pessoal e expressa sentimentos. Essa função está presente em textos líricos, por exemplo.
A linguagem conativa, por sua vez, coloca interlocutor ou receptor em destaque porque tem a intenção de convencimento. Em discursos políticos, anúncios publicitários e argumentações jurídicas se faz o uso da função conativa da linguagem.
Resumo de Função Conativa
Veja com a professora de português Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução para você gabaritar questões de Função Conativa.
A Função Conativa é aquela utilizaqda na linguagem publicicitária, dos anúncios da Internet, da TV, no rádio ou da mídia impressa. Na Função Conativa a mensagem tem o propósito de “Convencer o receptor”. Por exemplo “Tome a vacina contra o Covid-19”. É uma Função Conativa aparecendo aí.
Na função metalinguística, o código é posto em destaque, pois é a língua referenciando a si mesma. Livros didáticos, gramáticas e dicionários são exemplos de textos com linguagem de função metalinguística.
Por fim, o canal é que tem destaque na linguagem com função fática, pois seu objetivo é estabelecer diálogo.
Linguagem Denotativa x Linguagem Conotativa
Confira agora com a professora Camila Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas de Linguagem Conotativa x Linguagem Denotativa. Sempre cai nas questões de Interpretação de Textos.
Apesar de ser importante conhecer as definições de funções da linguagem, é fundamental treinar a identificação nos diferentes tipos de textos. Praticar com exercícios sobre funções da linguagem que já caíram no Enem e nos vestibulares!
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2020/Aplicação Digital)
Nessa simulação de verbete de dicionário, não há a predominância da função metalinguística da linguagem, como seria de se esperar. Identificam-se elementos que subvertem o gênero por meio da incorporação marcante de características da função
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
Vou-me embora p’ra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. […] Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas” ou “tesouro dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias, como o de L’invitation au Voyage, de Baudelaire. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda sensação de tudo o que eu não tinha feito em minha vida por motivo da doença, saltou-me de súbito do subconsciente este grito estapafúrdio: “Vou-me embora p’ra Pasárgada!” Senti na redondilha a primeira célula de um poema, e tentei realizá-lo, mas fracassei. Alguns anos depois, em idênticas circunstâncias de desalento e tédio, me ocorreu o mesmo desabafo de evasão da “vida besta”. Desta vez o poema saiu sem esforço como se já estivesse pronto dentro de mim. Gosto desse poema porque vejo nele, em escorço, toda a minha vida; […] Não sou arquiteto, como meu pai desejava, não fiz nenhuma casa, mas reconstruí e “não de uma forma imperfeita neste mundo de aparências”, uma cidade ilustre, que hoje não é mais a Pasárgada de Ciro, e sim a “minha” Pasárgada.
BANDEIRA, M. Itinerário de Pasárgada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 1984.
Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam em seu bolso tinham o nome de Enoch J. Drebber, Cleveland, Ohio, EUA. Não houve assalto e nosso homem não conseguiu encontrar algo que indicasse como ele morreu. Não havia marcas de sangue, nem feridas nele. Não sabemos como ele entrou na casa vazia. Na verdade, todo assunto é um quebra-cabeça sem fim. Se puder vir até a casa seria ótimo, se não, eu lhe conto os detalhes e gostaria muito de saber sua opinião. Atenciosamente, Tobias Gregson.
DOYLE, A. C. Um estudo em vermelho. Cotia: Pé de Letra, 2017.
Considerando o objetivo da carta de Tobias Gregson, a sequência de enunciados negativos presente nesse texto tem a função de
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2018)
A utilização de determinadas variedades linguísticas em campanhas educativas tem a função de atingir o público-alvo de forma mais direta e eficaz. No caso desse texto, identifica-se essa estratégia pelo (a)
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
TEXTO I
Fundamentam-se as regras da Gramática Normativa nas obras dos grandes escritores, em cuja linguagem as classes ilustradas põem o seu ideal de perfeição, porque nela é que se espelha o que o uso idiomático estabilizou e consagrou.
LIMA. C. H. R. Gramáticanormativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
TEXTO II
Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. Talvez porque a sensualidade real não tem para mim interesse de nenhuma espécie — nem sequer mental ou de sonho —, transmudou-se-me o desejo para aquilo que em mim cria ritmos verbais, ou os escuta de outros. Estremeço se dizem bem. Tal página de Fialho, tal página de Chateaubriand, fazem formigar toda a minha vida em todas as veias, fazem-me raivar tremulamente quieto de um prazer inatingível que estou tendo. Tal página, até, de Vieira, na sua fria perfeição de engenharia sintáctica, me faz tremer como um ramo ao vento, num delírio passivo de coisa movida.
PESSOA, F. O livro do desassossego. São Paulo: Brasiliense, 1986.
A linguagem cumpre diferentes funções no processo de comunicação. A função que predomina nos textos I e II
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
TEXTO I
280 novos veículos por dia no estado
Frota, que chega a quase 1,4 milhão, deve dobrar em 13 anos
A cada dia, uma média de 280 novos veículos chega às ruas do Espírito Santo, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). No final do mês passado, a frota já era de 1 395 342 unidades, 105 mil a mais do que no mesmo mês de 2011. Os números incluem automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus, entre outros tipos. De dezembro para cá, o crescimento foi de mais de 33 mil veículos. E, se esse ritmo continuar, a frota do Espírito Santo vai dobrar até 2025. O diretor-geral do Detran-ES relaciona o crescimento desses números à facilidade encontrada para se comprar um veículo. “Há toda uma questão econômica, da facilidade de crédito. Como oferecemos um transporte coletivo que ainda precisa ser melhorado, inevitavelmente o cidadão que pode adquire seu próprio veículo”.
Os textos I e II tratam do mesmo tema, embora sejam de gêneros diferentes. Estabelecendo-se as relações entre os dois textos, entende-se que o Texto II tem a função de
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(PUC GO/2015)
Adeus, meu Canto
Adeus, meu canto! É a hora da partida…
O oceano do povo s’encapela.
Filho da tempestade, irmão do raio,
Lança teu grito ao vento da procela.
O inverno envolto em mantos de geada
Cresta a rosa de amor que além se erguera…
Ave de arribação, voa, anuncia
Da liberdade a santa primavera.
É preciso partir, aos horizontes
Mandar o grito errante da vedeta.
Ergue-te, ó luz! — estrela para o povo,
— Para os tiranos — lúgubre cometa.
Adeus, meu canto! Na revolta praça
Ruge o clarim tremendo da batalha.
Águia — talvez as asas te espedacem,
Bandeira — talvez rasgue-te a metralha.
[…]
(ALVES, Castro. Melhores poemas de Castro Alves. 7. ed. São Paulo: Global, 2003, p. 109.)
Assinale a alternativa que indica corretamente a função linguístico-discursiva do vocativo “meu canto” no poema de Castro Alves (Texto):
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(IFRS/2014/Janeiro)
Poema em linha reta
01 Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
02 Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
03 E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
04 Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
05 Indesculpavelmente sujo,
06 Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
07 Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
08 Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
09 Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
10 Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
11 Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
12 Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
13 Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
14 Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
15 Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
16 Para fora da possibilidade do soco;
17 Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
18 Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.
19 Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
20 Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
21 Nunca foi senão príncipe – todos eles príncipes – na vida…
[…]
22 Arre, estou farto de semideuses!
23 Onde é que há gente no mundo?
24 Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?
[…]
PESSOA, Fernando. Fernando Pessoa – Obra Poética. Cia. José Aguilar Editora: Rio de Janeiro, 1972. p. 418.
No texto, predomina a função de linguagem
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(PUC SP/2011)
Vidas Secas, apesar da objetividade de linguagem e secura de estilo, reveste-se, com frequência, de fina poesia e revela sensível lirismo. Assim, indique, dos trechos abaixo, o que apresenta a função dominantemente poética, como resultado do processo de seleção e de combinação das palavras e gerador de efeito estético.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2020/Aplicação Digital)
De acordo com as intenções comunicativas e os recursos linguísticos que se destacam, determinadas funções são atribuídas à linguagem. A função que predomina nesse texto é a conativa, uma vez que ele
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
.
.
Para complementar seus estudos, não deixe de conferir a aula sobre linguagem conotativa e denotativa. Conhecer suas diferenças vai te ajudar a interpretar melhor as questões do Enem.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.
Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.