Funções Orgânicas Oxigenadas: resumo de Química Enem

Classificação e Características das Funções Orgânicas Oxigenadas. Fique de olho na Hidroxila (OH) para mandar bem no Enem e no Vestibular. Confira resumo completo.

As funções orgânicas oxigenadas incluem compostos que, além do C e do H, possuem também o oxigênio, e os principais são: álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster.

Depois do carbono e do hidrogênio, o oxigênio é o elemento químico de maior presença nos compostos orgânicos. Que tal rever essas funções orgânicas e mandar ver na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil? Estude com a gente!

Muitos compostos oxigenados têm importância biológica como, por exemplo: o açúcar comum (C12H22O11), o amido (C6H10O5)n, a glicerina (C3H8O3), o colesterol (C27H46O) etc.

Veja as principais funções orgânicas oxigenadas:

Álcoois: São compostos orgânicos que contêm uma ou mais hidroxilas .

(−OH) ligadas diretamente a átomos de carbono saturados. Exemplos no quadro e na lista a seguir:1

* Fenóis São compostos orgânicos com uma ou mais hidroxilas (-OH) ligadas diretamente ao anel aromático.

Exemplos de Fenóis: o-Cresol; Catecol; Resorcinol; e Hidroquinona.2

Está difícil para compreender? Veja um resumo, então.

Vamos dar uma parada de cinco minutos para revisar o básico da Química Orgânica neste resumo com o professor Sobis.

Valeu pra você relembrar os fundamentos da Química Orgânica? Então, bora continuar.

Fique ligado na Hidroxila (OH)

O grupo funcional dos fenóis é a hidroxila (OH). È o mesmo grupo funcional dos álcoois. A diferença é que, nos álcoois, o OH deve estar ligado a um átomo de carbono saturado, enquanto nos fenóis, o OH deve estar ligado a um átomo de carbono de um anel aromático, portanto, a um carbono insaturado.

* Aldeídos: São compostos orgânicos que possuem o grupo funcional aldoxila, metanoíla ou formila (- CHO-) ligado à cadeia carbônica.

Exemplos de Aldeídos: Metanal; Etanal; 2-propenal:3

* Cetonas: Possuem o grupo carbonila (C=O) entre dois carbonos. Exemplos de Cetonas: Ciclobutanona; Ciclohexanona; e, Ciclopentanona.4

Veja uma aula completa sobre as Cetonas. É conteúdo quente de Química para o Enem. Confira aqui: classificação de Cetonas 

* Ácidos carboxílicos: Possuem o grupo carboxila (-COOH) (carbonila+hidroxila) ligado à cadeia carbônica.

Exemplos de Ácidos Carboxílicos: Ácido Metanoico; Ácido Etanoico; e Ácido Propanoico:5

* Ésteres:  Ésteres orgânicos são compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo alquila (R) ou arila (Ar). Seus nomes são semelhantes aos dos sais.

Veja os exemplos de Ésteres: Etanoato de vinila; Etanoato de Etila; Benzoato de Etila:6

Plano de Estudos Gratuito de Química Enem e Vestibular

Confira os 10 Temas dde Química que mais caem no Enem e no Vestibular. Aulas gratuitas sobre Ácidos e Bases; Classificação dos Compostos Orgânicos; As Funções Inorgânicas; Balanceamento Químico e mais cinco temas quentes que todo ano caem nas provas. Acesso gratuito aqui para o Plano de Estudos de Química: 10 temas de química

* Éteres:  são compostos orgânicos em que o oxigênio está diretamente ligado a duas cadeias carbônicas (ou seja, a dois grupos alquila ou arila, R-O-R). Veja alguns exemplos de éteres:

7

Quer saber mais sobre as funções orgânicas oxigenadas? Então veja o vídeo do canal Curso Enem Gratuito!

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é Teoria do octeto.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/teoria-do-octeto-quimica-enem/

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(FM Petrópolis RJ, 2016) O Propionato de Drostanolona é um esteroide, também conhecido pelo nome comercial Masteron, preferido entre os fisiculturistas, por apresentar uma série de vantagens sobre outras drogas sintéticas.

Sua fórmula estrutural é

8

e apresenta as seguintes funções orgânicas:

a)    aldeído e ácido carboxílico

b)    aldeído e éter

c)    éter e cetona

d)    éster e fenol

e)    éster e cetona

Resposta: E

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel