Veja como conquistar uma das 107 mil Bolsas disponíveis no Prouni

O numero bateu um recorde nas Bolsas Remanescentes. Eram esperadas cerca de 80 mil bolsas. Mas, na conta final, restaram 107.992 vagas na disputa de maio. Veja como conseguir uma bolsa do Prouni.

Mas, são apenas dois dias. Só 3 e 4 de maio, e mais nada. O sistema fecha as portas às 23h59min do dia 4. E o resultado também sai muito rápido. Na sexta-feira, dia 7 de maio, já sai a lista única dos aprovados nas Bolsas disponíveis no Prouni.

Bolsas de 100% e de 50%

Nesta rodada relâmpago de maio a oferta de bolsas de estudo com valor de 100% da mensalidade, com bolsa integral, chegou a 33.609 bolsas. Enquanto as bolsas parciais, com 50% do valor das mensalidades, ficou em 74.383 ofertas.

Confira as suas chances agora no Simulador de notas de corte do Prouni. Assim você ganha tempoo na hora de escolhert a melhor oportunidade:Simulador de Notas de Corte do Prouni

A inscrição é simples para as Bolsas disponíveis no Prouni. Veja aqui como fazer a sua. Agora é preciso fazer o cadastro no portal de serviços do Governo Federal no https://sso.acesso.gov.br/

Valem as notas do Enem desde 2010

Uma novidade boa deste processo seletivo das bolsas de estudo do Prouni é que valem as notas do Enem desde o ano de 2010. Inclusive as notas do Enem 2020, que acabaram de sair. Assim, você escolhe a sua melhor nota para aumentar suas chances.

Até o ano passado a disputa de vagas remanescentes era “por ordem de chegada”, sem considerar o mérito das notas do Enem. Agora, ficou mais justo.

Bolsas disponíveis no Prouni

Veja as novas regras do MEC para você conseguir uma Bolsa de Estudos do Prouni:

O critério mínimo exigido de desempenho no Enem é de 450 pontos no conjunto de provas do exame e nota superior a zero na redação.

Além do desempenho no Enem, os candidatos devem observar os critérios socioeconômicos, já que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Veja como calcular a Renda Per Capita

Confira com a Marianny Bittencourt, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas para você fazer a conta em cinco minutos. É bem simples e rápido para aprender. O resultado define que tipo de bolsa você pode conseguir.

Viu como é simples para fazer o cálculo de renda per capita? Agora é com você para conquistar uma das Bolsas disponíveis no Prouni.

Valem as Notas do Enem desde 2010

A seleção do Prouni para o 2º semestre de 2021 também contemplará os estudantes que, tendo perfil para disputar uma bolsa do programa, poderão utilizar a nota do Enem de 2020.

Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição.

Essa condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública.

As demais condições são: ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudos integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.

Cronograma Prouni 2021

Vagas remanescentes

Dias 3 e 4 de maio  Inscrições aqui;
Dia 7 de maio – Resultado;
De 10 a 13 de maio – Entrega da documentação que comprove as informações declaradas na inscrição.  Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações

2º semestre

13 a 16 de julho  Inscrições;

20 de julho  Resultado;

20 a 28 de julho –  Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver;

03 de agosto  Resultado da 2ª chamada;

03 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.

João Vianney dos Valles Santos

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Bolsas de Estudo, Bolsas do Prouni, Mapa da Vaga Gratuita Tags: ,