Inscrições Enem: veja como fazer a sua e o que mais cai nas provas

Você pode mudar a sua vida com um bom resultado nas provas. A inscrição do Enem é apenas o primeiro passo para você assumir o compromisso de estudar e mandar bem. Veja como se inscrever, e confira as dicas do Curso Enem Gratuito.

É fácil fazer com sucesso o que se pede nas inscrições do Enem. Não precisa anexar documentos ou comprovações na fase inicial. Basta você já ter tirado o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e informar os campos socioeconômicos corretamente. Tem uma burocracia de fazer um cadastro no sistema oficial do Governo Federal também. Mas, é tudo bem simples.

O desafio maior é mandar bem nas provas. Para você chegar com tudo nas provas de novembro veja no Blog do Enem a coleção completa de Apostilas Enem Gratuitas, com as dicas de redação e de todas as matérias das provas objetivas.

E, veja também os Planos de Estudo do Curso Enem Gratuito. Tem o intensivo, o extensivo e o semiextensivo. Tudo 100% liberado pra você se preparar. Nem precisa esperar a data das inscrições do  próximo Enem. Você pode começar hoje mesmo.

Inscrições do Enem

É tudo simples como num game. Pelo  sistema das Inscrições do Enem, na Página do participante, você pode fazer upload de uma foto também. A inscrição é bem rápida, e você tem o passo a passo no final do post para tirar suas dúvidas. Confira agora as informações básicas e veja os 10 temas que mais caem nas provas.

Você pode voar com as notas do Enem. A sua nota vale para vagas gratuitas nas escolas públicas, bolsas de estudo do Prouni, Financiamento com Juro Zero no Fies, abre as portas do Fies com Juro Zero, e ainda vale para entrar em universidades de Portugal, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Se você não domina o Inglês ou o Espanhol, veja aqui como estudar em Portugal pela nota do Enem.

Curso Enem Gratuito

Só não pode é você vacilar nas inscrições do Enem quando chegar a hora certa. Hoje, o que você já pode fazer é buscar a sua melhor performance com as aulas, dicas e simulados  do Curso Enem Gratuito, com gabarito na hora.

A disputa das Notas de Corte do Sisu, do Prouni ou do Fies é uma pedreira. Para mandar bem não tem segredo: tem que remar e focar nos temas que mais caem para se garantir pelo menos na pontuação básica.

Veja no vídeo do Curso Enem Gratuito os temas que mais caem, de todas as matérias:

Cronograma do Enem 2022

Atendimento Especializado

  • Solicitação:
  • Resultado:
  • Recurso:
  • Resultado do recurso:

Tratamento pelo Nome Social

  • Solicitação:
  • Resultado:
  • Recurso:
  • Resultado do recurso:

Os 10 temas que mais caem no Enem

Veja na lista a seguir os 10 temas que mais caem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. A pesquisa reúne todas as matérias, com aulas, dicas e simulados abordando as questões mais frequentes. E as aulas e simulados são 100% gratuitos.

Passo a passo da inscrição do Enem

1- As inscrições para o Enem 2021 são feitas exclusivamente na Página do Participante. Quando você acessar a página, o sistema vai pedir uma confirmação de imagem para checar se você não é um robô. Em seguida, clique em “Inscrição”. 

2- Em seguida, você deverá preencher o seu CPF e a sua data de nascimento. Depois disso, clique em “Iniciar inscrição”.

3- Na próxima etapa, serão solicitados alguns dados pessoais, como sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. Além disso, você deverá informar a cidade e o estado onde você nasceu e seu endereço.

Recursos de acessibilidade

4- O Enem oferece recursos de acessibilidade para os candidatos que precisam de atendimento especializado. Se for o seu caso, clique em “Preciso”. Do contrário, selecione “Não preciso” e prossiga com a inscrição.

5- Caso você precise de atendimento especializado, deve selecionar a opção correspondente à sua deficiência, condição especial ou atendimento específico. A lista pode ser vista na imagem abaixo:

Recurso de acessibilidade no Enem

Lembre-se que é necessário apresentar documentos que comprovem a deficiência ou condição especial informadas no momento da inscrição do Enem.

Língua estrangeira

6- Em seguida você deverá escolher entre Inglês e Espanhol como língua estrangeira. Ambos os idiomas vão aparecer no seu caderno de prova, mas você deve responder apenas à língua selecionada no momento da inscrição. Pense bem antes da escolha pois não é possível fazer alterações após a inscrição.

Língua estrangeira

Escolaridade

7- É hora de informar se você está concluindo o Ensino Médio neste ano, se já concluiu antes, ou se ainda está pelo caminho. Se você marcar a opção “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio”, automaticamente você fará a prova como treineiro.

8- Além disso, é necessário preencher algumas informações sobre o seu ensino médio: qual o tipo de escola frequentou (pública, privada, se foi bolsista, etc), se obteve o diploma pelo Encceja, qual o tipo de ensino que cursou e qual o ano de conclusão

Questionário socioeconômico

9- Antes de finalizar sua inscrição do Enem, você precisará responder a um questionário socioeconômico de 25 perguntas. O sistema solicita informações sobre a escolaridade, renda, bens e gastos dos familiares

Questionário socioeconômico do Enem

10- Depois disso você ainda precisará informar um número de telefone fixo, celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário.

Enem impresso ou Enem digital

11- É neste momento que você irá escolher se deseja fazer o Enem impresso ou o Enem digital (caso esteja disponível na sua cidade e com os recursos de acessibilidade que você solicitou). Assim como a língua estrangeira, você não poderá alterar essa informação após a inscrição do Enem.

Enem impresso ou digital

12- Em seguida, você deverá informar em qual cidade irá prestar o Enem. Esta opção existe porque existe a possibilidade de candidatos se mudarem ou não estarem em suas cidades nos dias de prova. Mas lembre-se que esta opção só pode ser alterada durante o período de inscrições.

13- Neste momento você deverá incluir uma fotografia sua que poderá ser utilizada pelo Inep com fins de identificação. De acordo com o Edital do Enem, a foto deve ser “atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria”.

14- Antes de finalizar sua inscrição do Enem, é preciso criar uma senha para acessar o sistema e acompanhar sua inscrição, conferir seu local de prova e suas notas finais. Desde 2020, o sistema de acesso do Enem utiliza o login unificado do Portal Gov.br. Caso você já tenha esse cadastro, basta clicar em “Página do Participante”. Do contrário, é preciso clicar em “Portal Gov.br” para criar sua senha.

15- Por fim, se você não obteve a isenção da taxa de inscrição, será gerado um boleto para você pagar a taxa.

Boleto do Enem

Estudar só depois das inscrições do Enem?

Nem pense em começar pra valer só depois das inscrições. A dica é mandar bem desde agora. E você pode fazer isso sem gastar dinheiro.

Confira o Curso Enem Gratuito, que tem aulas escritas, revisões em vídeo e simulados sobre os conteúdos que mais caem no Enem. Uma aula e um simulado por dia já estão valendo no começo dos estudos para o Enem.

Outra dica importante: Quem vai fazer o Encceja para o Ensino Médio pode sim fazer o Enem 2021. A equipe do Blog do Enem recomenda mesmo fazer o Enem.

Afinal, se o Encceja ‘dá o Diploma’, é com a Nota do Enem que os candidatos abrem as portas do Sisu, do Prouni e do Fies. Então, bora lá Galera do Encceja fazer a Inscrição do Enem também!

Travestis e transexuais podem usar o nome social para realizar as provas do Enem.

  • Atendimento Especializado no Enem: grávidas, pessoas com deficiência e mães que estão amamentando podem solicitar atendimento especializado no momento da inscrição.
  • Validade do Enem para os processos seletivos do Sisu, do Prouni e do Fies: Não mudou nada nos últimos anos. As Notas do Enem continuam valendo para os critérios de nota de corte na disputa de vagas e bolsas de estudo nos programas oficiais;
  • Treineiros não foram proibidos de participar: As mudanças realizadas pelo MEC e pelo INEP não proibiram a participaram dos treineiros nas provas do Enem.

Prontinho!! Agora você já sabe tudo para fazer a sua Inscrição do Enem

Quem pôde pedir a isenção da taxa do Enem

  1. Alunos da última série do ensino médio em escola pública;
  2. Quem fez todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada, desde que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (veja como calcular a renda per capita);
  3. Que declare situação de vulnerabilidade socioeconômica como membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). E, ainda, ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
  4. Quem solicitar isenção por estar incluído no CadÚnico deve informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
  5. Dica importante: veja como fazer o cálculo da Renda Familiar Per Capita. É simples, e você aprende em cinco minutos:

Para solicitar a isenção da taxa do Enem os participantes devem entrar na Página do Participante do Enem e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoal Física), a data de nascimento, informar um e-mail de contato e um número de telefone válido.

Veja em três minutos as dicas sobre como pedir a isenção com a diretora de conteúdo do Blog do Enem, Jade Philippe:

Todos os documentos necessários para fazer o pedido de isenção e a justificativa de ausência você pode conferir no edital do Enem

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem, Tudo sobre Tags: , , ,