Como fazer a inscrição do Enem 2024: veja o passo a passo

Confira o passo a passo para entender como fazer a inscrição do Enem 2024. Tire todas as suas dúvidas sobre o processo e saiba como estudar de graça com o Curso Enem Gratuito.

As inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda-feira, dia 27 de maio, e vão até 14 de junho. Milhões de estudantes brasileiros devem fazer as provas, que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.

Para os estudantes gaúchos, o prazo ainda será definido pelo Ministério da Educação, que também estuda a possibilidade de mudanças nas datas de aplicação das provas, devido à situação de calamidade pública causada pelas chuvas e alagamentos.

Confira as dicas dos cursinhos gratuitos, download das provas e de como fazer a redação do Enem para se dar bem nas provas. Acompanhe o passo a passo das inscrições e como fazer a solicitação de atendimento especial e uso de nome social.

Veja também:

  1. Download das provas do Enem
  2. Simulados Enem Gratuitos
  3. Redação Enem nota 1000
  4. Curso grátis de Redação Enem

É importante lembrar que mesmo aqueles que conseguiram o benefício de isenção da taxa precisam se inscrever para participar do exame. Confira o processo completo:

Quem pode fazer a inscrição do Enem 2024

Você pode se inscrever para o Enem se estiver cursando ou já tiver terminado o ensino médio. Caso tenha concluído seus estudos ou estiver no último ano, poderá aproveitar a sua nota no exame para concorrer às vagas do Sisu, Prouni ou Fies.

Por outro lado, quem está cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio deve se inscrever como treineiro. Isso significa que não será possível usar a nota para participar dos programas do governo federal. O exame servirá apenas para conhecer o formato das provas e testar o seu desempenho.

Cronograma do Enem 2024

Fique de olho nas datas do Enem 2024, divulgadas no Edital do exame:

  • Pedidos de isenção da taxa de inscrição: 15 a 26 de abril
  • Resultado preliminar da isenção da taxa: 13 de maio
  • Recursos da isenção da taxa de inscrição: 13 a 17 de maio
  • Resultado final da isenção da taxa: 24 de maio
  • Inscrições: 27 de maio a 14 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junho
  • Solicitação pelo tratamento do nome social: 27 de maio a 14 de junho
  • Solicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 14 de junho
  • Resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado: 17 de junho
  • Recursos do atendimento especializado: 17 a 21 de junho
  • Resultado das análises dos recursos: 27 de junho
  • Local de prova: semanas antes das provas no Cartão de Confirmação de Inscrição
  • Provas: 03 e 10 de novembro
  • Gabaritos: 20 de novembro
  • Reaplicação das provas do Enem 2024: 10 e 11 de dezembro
  • Resultado: 13 de janeiro de 2025

Passo a passo: como fazer a inscrição do Enem 2024

Agora sim, vamos ensinar como fazer a inscrição do Enem 2024 com um passo a passo detalhado e completo:

  1. Entre na Página do Participante do Enem e clique em “Inscrição”. Você vai encontrar a Nanda, uma assistente virtual que vai te auxiliar durante todo o processo.
  2. Em seguida, a Nanda vai solicitar que você clique na imagem correspondente ao que foi pedido por ela. Essa é uma etapa de segurança implementada pelo Inep.
  3. Depois, você vai preencher seu CPF, data de nascimento e, por fim, clicar em “Iniciar a inscrição”. Antes de seguir para o próximo passo, a Nanda vai pedir a confirmação dos seus dados cadastrados na Receita Federal. Se estiver tudo certo, você pode prosseguir. Caso contrário, será necessário entrar em contato com a Receita Federal para fazer a correção.
  4. Na próxima tela, será solicitado o nome do seu pai. Caso você não queira informar, pode marcar a opção “Não quero declarar”.
  5. No próximo passo, você vai precisar informar informações sobre seu sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. Logo depois, a Nanda vai solicitar a cidade e o estado onde você nasceu.
  6. Em seguida, o sistema vai solicitar o seu CEP. Depois disso, vai aparecer sua cidade – e em alguns casos seu bairro e rua – e você vai precisar complementar os demais dados do seu endereço.

Recursos de acessibilidade

Esta etapa de inscrição do Enem é destinada aos candidatos que precisem de atendimento especializado, como provas em braile, local de fácil acesso, ledor, transcritor ou tempo adicional de prova. Vale lembrar que lactantes (mulheres que estejam amamentando) podem solicitar o direito de amamentar seus filhos de até 1 ano de idade.

7. Depois de preencher seu endereço, a Nanda vai perguntar se você precisa de algum recurso de acessibilidade para realizar o Enem. Se for o seu caso, clique em “Preciso”. Do contrário, selecione “Não preciso” e prossiga para a etapa de escolha do idioma estrangeiro.

8. Feito o pedido de recurso de acessibilidade, você deve informar qual a sua deficiência, condição especial ou atendimento específico.

9. Nesta etapa também é preciso anexar documentos de comprovação, como atestados médicos, declarações assinadas por profissionais habilitados, certidão de nascimento da criança (para lactantes) ou atestado que comprove a gestação (para grávidas).

Língua estrangeira e escolaridade

10. O próximo passo é escolher a língua estrangeira, ou seja, se você deseja fazer a prova de Inglês ou Espanhol. Lembre-se de que não é possível alterar sua escolha após a inscrição.

11. Em seguida, você deve informar o seu nível de escolaridade. Se você marcar a opção “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio”, automaticamente você fará a prova como treineiro.

12. Depois disso, você responderá em que tipo de escola cursou o ensino médio, se obteve o diploma pelo Encceja, e informará o tipo de ensino (regular, educação especial ou EJA) e ano de conclusão do ensino médio.

Questionário socioeconômico

13. Nesta etapa, você precisa preencher o questionário socioeconômico. O sistema solicita informações sobre a escolaridade, renda, bens e gastos dos familiares para conhecer seu perfil pessoal e familiar.

Informações sobre aplicação da prova

14. Aqui, a Nanda vai pedir um número de telefone fixo, celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário.

15. Em seguida, você deve selecionar em qual cidade irá prestar o exame. Esta opção existe porque há a possibilidade de candidatos se mudarem ou não estarem em suas cidades nos dias de prova, e só pode ser alterada durante o período de inscrições.

16. Você precisa incluir uma fotografia sua que poderá ser utilizada pelo Inep com fins de identificação. De acordo com o Edital do Enem, a foto precisa ser “atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria”.

Finalizando a inscrição do Enem

17. Você chegará a uma tela que vai mostrar todos os seus dados. Confira tudo com atenção antes de confirmar.

18. Antes de finalizar, crie uma senha para acessar o sistema e acompanhar sua inscrição, conferir seu local de prova e suas notas finais. Desde 2020, o sistema de acesso do Enem utiliza o login unificado do Portal Gov.br. Caso você já tenha esse cadastro, basta clicar em “Página do Participante”. Do contrário, é preciso clicar em “Portal Gov.br” para criar sua senha.

19. Depois disso, você deve fazer o login na Página do Participante.

20. Por fim, se não obteve a isenção da taxa de inscrição, será gerado um boleto para pagar a taxa, no valor de R$ 85. O pagamento precisa ser feito até até o dia 19 de junho.

Quanto custa fazer a inscrição do Enem 2024

As inscrições para o Enem 2024 custam R$ 85,00 e devem ser pagas até o dia 19 de junho, com boleto, cartão de crédito ou Pix.

O pagamento pode ser feito em casas lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal, internet banking e aplicativos de bancos. Claro, quem conseguir resultado positivo no pedido de isenção da taxa, já estará liberado sem precisar pagar.

Como saber se minha inscrição do Enem está confirmada

A confirmação da sua inscrição aparecerá na Página do Participante, mas pode demorar alguns dias por conta do processamento do pagamento. Qualquer dúvida, entre em contato com o Inep.

Reembolso da taxa de inscrição

Se você se inscreveu no Enem e desistiu da prova, não terá direito a reembolso da taxa de inscrição, ou seja, não receberá o dinheiro de volta, independente do motivo.

Começo a estudar antes ou depois da inscrição do Enem?

Agora que você já sabe como fazer a inscrição do Enem 2024, o ideal é começar a estudar o quanto antes para as provas! Isso porque o conteúdo é extenso e será necessário muitas horas de dedicação para obter um bom desempenho.

Nossas dicas principais são:

E-books Gratuitos

Além dos planos de estudo, o Curso Enem Gratuito oferece e-books de todas as disciplinas para facilitar o seu aprendizado:

  1. Resumão do Primeiro Dia: estude os conteúdos que mais caem nas disciplinas de Português, História, Geografia, Literatura, Filosofia e Sociologia.
  2. Resumão do Segundo Dia: prepare-se para as provas do segundo domingo com resumos de Biologia, Química, Física e Matemática.
  3. E-book de Redação: aprenda o passo a passo de como fazer o texto dissertativo-argumentativo para garantir uma boa nota da redação!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Curso Enem Gratuito, Dicas de Estudo, Dicas do Enem, Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel