Inscrições para o Sisu já estão na metade do prazo. Se liga para fazer a sua. Vagas para Medicina, Direito, Engenharias, Psicologia, Administração, Veterinária, Contábeis, Enfermagem, Pedagogia, Educação Física e todos os cursos nas melhores universidades do país, confira!
Após dois dias de instabilidade e muitas reclamações de alunos, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar os prazos de inscrições para o Sistema de Seleção Unificadam (Sisu). Agora os estudantes poderão se inscrever até este domingo, dia 27 de janeiro, por meio do site.
Outra novidade é que a atualização das notas de corte voltará a acontecer apenas uma vez por dia, à meia-noite. Segundo o MEC, as quatro atualizações diárias estavam gerando excesso de tráfego no site, o que agravava os problemas. A divulgação do resultado, por sua vez, foi mantida para o dia 28/01, segunda-feira.
Leia o comunicado oficial:
“Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 27.
O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.
A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.
As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.
O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.”
Blog do Enem fez pedido de prorrogação do prazo do Sisu 2019
O Blog do Enem e o Curso Enem Gratuito encaminharam ontem, 23, uma carta ao Ministro da Educação, Vélez Rodríguez, solicitando a prorrogação do prazo. O pedido visou defender os direitos dos alunos, prejudicados pela inacessibilidade do sistema.
O diretor do Blog do Enem, professor João Vianney, alegou que “a prorrogação do prazo é um fator de equidade e de equilíbrio na competição entre os candidatos”.
Para ele, se o ciclo é de quatro dias, “os candidatos que não conseguiram até agora fazer a inscrição já estão com um prejuízo de, pelo menos, cinquenta por cento do prazo que precisariam para experimentar mudanças de opção em busca de encaixar o seu resultado do Enem, em uma nota de corte apropriada”.
Nas redes sociais de ambos os cursinhos, enquetes foram realizadas para saber a opinião dos alunos. No Instagram, 897 estudantes alegaram que gostariam da prorrogação do prazo, totalizando 80% dos participantes da enquete. Já no facebook, 71% votaram a favor e, no Twitter, 63%.
Inscrições no Sisu 2019
O Resultado do Enem saiu no dia 18 de janeiro, e logo em seguida, de 22 a 27 de janeiro, são as etapas das Guerras de Notas de Corte do Sisu 2019 e do ProUni 2019. Sempre têm boas chances para todos os cursos em todo o país. O Blog do Enem preparou uma dica bem simples para você fazer sua inscrição.
As inscrições do Sisu 2019 do 1º semestre são gratuitas, e serão feitas exclusivamente pela internet, na página eletrônica do Sisu. Confira o calendário completo.
O Sistema de Seleção Unificada é um mecanismo nacional de comparação automática de notas do Enem entre os alunos que disputam as vagas de um curso em instituições públicas. A participação no Sisu é sempre pela nota do Enem do ano anterior.
Ou seja, para participar do Sisu 2019 você deve ter feito o Enem 2018. Além disso, candidatos que tiverem tirado zero na redação do Enem não poderão disputar uma vaga pelo Sisu.
Para vencer e conquistar uma vaga no Sisu você precisa de estratégia: você pode se inscrever para duas opções de curso em até duas universidades diferentes, e, durante os 4 dias de disputa acompanhar a evolução das notas de corte em cada uma das opções.
Se a nota de corte estiver muito mais alta que a sua nota, você pode pesquisar outras opções de cursos (ou universidades) que estejam com notas de corte mais próximas da sua pontuação no Enem. Ou seja, você pode mudar as suas opções de curso até o último dia das inscrições do Sisu! Confira mais abaixo o calendário completo e as regras do Sisu 2019.
Veja as Notas de Corte do Sisu e consulte também o Simulador das Notas de Corte para saber onde daria para você passar. O Blog do Enem mostra para você as Notas de Corte do Sisu em todas as universidades públicas e também dos cursos mais procurados. Notas de corte das universidades mais procuradas
Saiba quantos pontos são necessários para entrar em cada curso nas seguintes instituições: USP, UFRJ, UFMG, UFC, UFRGS, UFG, UFPR, UFAM, IFSP, UFF, UnB, UFBA, UFSCar. No final do post tem a lista completa para todas as universidades públicas e institutos federais.
Cursos mais procurados: Direito, Administração; Pedagogia; Engenharia Civil; Enfermagem; Medicina; Educação Física, Serviço Social; Fisioterapia; Psicologia; Biologia.
- Veja também as notas de Corte do Prouni e do Fies
- Notas de Corte do Prouni
- Notas de Corte do Fies
Inscrições do Sisu 2019
Com a publicação do resultado, os candidatos que não tiverem sido aprovados podem se inscrever na lista de espera para se candidatar às vagas que restarem após o período de matrículas.
Cronograma oficial do Sisu 2019
- Resultado do Enem 2018: 18 de janeiro
- Inscrições Sisu 2019: 22 a 27 de janeiro
- Resultado: 28 de janeiro
- Inscrição na Lista de Espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
- Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
- Veja o Edital Completo: Edital SISU 2019
Como fazer sua Inscrição no Sisu 2019
Veja no vídeo o passo-a-passo, e depois confira logo abaixo o calendário confirmado pelo MEC, e entenda como funciona o jogo das Notas de Corte.
Aplicativo do Sisu:
Agora você pode consultar as vagas do Sisu em seu dispositivo móvel. Basta baixar o aplicativo gratuito disponível tanto para Android, quanto para o IOS. Além disso, fica mais fácil e rápido para acompanhar os avisos e as datas mais importantes.
Saiba mais e baixe o aplicativo aqui.
Critérios de desempate no Sisu 2019:
É difícil acontecer, mas, e se dois candidatos ficam empatados em último lugar? De acordo com o edital do Sisu 2019, estes são os critérios de desempate:
- Maior nota na redação;
- Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Veja no final do post as Notas de Corte e um Passo-a-Passo sobre como fazer a inscrição no Sisu 2019.
Quem pode participar > Podem concorrer às vagas do Sisu 2019 estudantes que tenham feito o Enem 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. A disputa, você já sabe, é pelas notas do Enem.
Quem tiver a mais alta na procura da mesma vaga, leva. Veja aqui as Notas de Corte do Sisu para calcular suas chances:Notas de Corte apertadas > Medicina e o curso de Engenharia Aeronáutica têm as notas de corte do Sisu mais altas. Depois vêm o curso de graduação em Direito, as Engenharias Mecânica e Elétrica, e o curso de Odontologia. As notas de corte do Sisu mais baixas ficam para os cursos de Licenciatura, que formam professores para a Educação Básica.
- CONSULTA DE VAGA : Veja aqui todas as vagas
- Após o resultado vem a opção da Lista, que sempre chama.
- Notas de Corte do Sisu: Clique na seta para ver todas as Notas de Corte do Sisu:
- Veja as Estratégias para Vencer nas Notas de Corte do Sisu, do Prouni e do Fies e calcule suas chances.
O Blog do Enem preparou para você um Passo a Passo orientando como fazer sua Inscrição no Sisu 2019 – Veja as dicas para você conquistar uma vaga nas universidades públicas com a nota do Enem. Confira na imagem o passo a passo das inscrições no Sisu 2019: No Sisu você utiliza a nota do Enem para negociar a sua chance de vaga. É como se fosse um leilão que acontece todos os anos nos meses de janeiro e junho. Vale a nota mais alta. Se ocorrer empate, a vaga fica para o candidato com menor renda familiar. Vale o mesmo raciocínio no Prouni e no Fies.
Veja como é a disputa pelas Notas de Corte do Sisu 2019
O período de inscrições no Sisu 2019 é muito curto. São apenas quatro dias para você definir o seu futuro. É preciso escolher primeiro a instituição que você quer. Depois vêm o curso e o turno de estudos. No Sisu 2019 você pode fazer duas opções durante a disputa. Não tem segredo. Confira: Veja na imagem acima como é o jogo das notas de corte no Sisu.
As 10 maiores Notas de Corte do Sisu
Na edição anterior do Sistema de Seleção Unificada as notas de corte do Sisu explodiram. Os cursos de graduação com as dez maiores disputas ficaram todos com notas de corte acima de 800 pontos. Confira:
As Notas de Corte do Sisu
- FURG – Universidade Federal de Rio Grande
- UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina
- UECE – Universidade do Estado do Ceará
- UEL – Universidade Estadual de Londrina
- UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais
- UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
- UENF – Univ. Est. do Norte Fluminense
- UENP – Univ. Estadual do Norte do Paraná
- UEPB – Universidade Estadual da Paraíba
- UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
- UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
- UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
- UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz
- UESPI – Universidade Estadual do Piauí
- UEZO – Universidade Estadual da Zona Oeste (RJ)
- UFABC – Universidade Federal do ABC
- UFAC – Universidade Federal do Acre
- UFAL – Universidade Federal de Alagoas
- UFAM – Universidade Federal do Amazonas
- UFBA- Universidade Federal da Bahia
- UFC – Universidade Federal do Ceará
- UFCA – Universidade Federal do Cariri
- UFCG – Universidade Federal de Campina Grande
- UFCSCPA – Univ. Fed. de Ciências da Saúde de POA
- UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido
- UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
- UFF – Universidade Federal Fluminense
- UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul
- UFG – Universidade Federal de Goiás
- UFGD – Univ. Federal da Grande Dourados
- UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
- UFLA – Universidade Federal de Lavras
- UFMA – Universidade Federal do Maranhão
- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
- UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
- UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
- UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia
- UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto
- UFPA – Universidade Federal do Pará
- UFPB – Universidade Federal da Paraíba
- UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
- UFPEL – Universidade Federal de Pelotas
- UFPI – Universidade Federal do Piauí
- UFPR – Universidade Federal do Paraná
- UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia
- UFRB – Univ. Federal do Recôncavo da Bahia
- UFRGS – Univ. Federal do Rio Grande do Sul
- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco
- UFRR – Universidade Federal de Roraima
- UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
- UFS – Universidade Federal de Sergipe
- UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia
- UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
- UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos
- UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei
- UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
- UFT – Universidade Federal no Tocantins
- UFTM: Universidade Fed. do Triângulo Mineiro
- UFU – Universidade Federal de Uberlândia
- UFV – Universidade Federal de Viçosa
- UFVJM – Univ. Fed. dos V. do Jequitin. e Mucuri
- UnB – Universidade de Brasília
- UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas
- UNEB – Universidade do Estado da Bahia
- UNEMAT – Universidade Estadual de Mato Grosso
- UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná
- UNICENTRO – Univ. do Centro-Oeste do Estado do Paraná
- UNIFAL-MG – Universidade Federal de Alfenas
- UNIFAP – Univ. Fed. do Amapá
- UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
- UNIFERSA: Universidade Fed. Rural do Semi-Árido
- UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo
- UNIFESSPA – Univ. do Sul e Sudeste do Pará
- UNILA – Univ. Integração Latino-Americana
- UNILAB – U. Integ. Int. da Lusofonia Afro-Brasileira
- UNIMONTES – Univ. Estadual de Montes Claros
- UNIOESTE – Univ. Estadual do Oeste do Paraná
- UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa
- UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio
- UNITINS – Universidade do Estado do Tocantins
- UNIVASF – Univ. Fed. do Vale do São Francisco
- UPE – Universidade (Estadual) de Pernambuco
- USP – Universidade de São Paulo
- UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Notas de Corte do Sisu nos Institutos Federais
- CEFET – Minas Gerais
- CEFET – Rio de Janeiro
- ENCE – Rio de Janeiro
- ESCS – Escola Superior de Ciências da Saúde
- FAETERJ: Faculdade de Tecnologia do RJ
- ISEPAM – Inst. Sup. de Ed. Prof. Aldo Muylaert
- ISERJ – Inst. Sup. de Ed. do Rio de Janeiro
- IF Catarinense – Inst. Fed. Catarinense
- IF Goiano – Instituto Federal Goiano
- IFS – Instituto Federal de Sergipe
- IF Sertão – Inst. Federal do Sertão – PE
- IFAC – Instituto Federal do Acre
- IFAL – Instituto Federal de Alagoas
- IFAM – Instituto Federal do Amazonas
- IFAP – Instituto Federal do Amapá
- IFB – Instituto Federal de Brasília
- IFBA – Instituto Federal da Bahia
- IF Baiano – Instituto Federal Baiano
- IFC – Instituto Federal Catarinense
- IFCE – Instituto Federal do Ceará
- IF Farroupilha – Inst. Fed. Farroupilha
- IF Fluminense – Instituto Federal Fluminense
- IFES – Instituto Federal do Espírito Santo
- IFG – Instituto Federal de Goiás
- IFMA – Instituto Federal do Maranhão
- IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais
- IFMS – Instituto Fed. de Mato Grosso do Sul
- IFMT – Inst. Federal de Mato Grosso
- IFNMG – Inst. Fed. do Norte de Minas Gerais
- IFPA – Instituto Federal do Pará
- IFPB: Instituto Federal da Paraíba
- IFPE – Instituto Federal de Pernambuco
- IFPI – Instituto Federal do Piauí
- IFPR – Instituto Federal do Paraná
- IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro
- IFRN – Inst. Fed. do Rio Grande do Norte
- IFRO – Instituto Federal de Rondônia
- IFRR – Instituto Federal de Roraima
- IFRS – Instituto Federal Rio Grande do Sul
- IFSC – Inst. Fed. de Santa Catarina
- IF SERTÃO – Inst. Federal do Sertão
- IFSE – Instituto Federal de Sergipe
- IFSEMG – Instituto Federal Sudeste de MG
- IFSP – Instituto Federal de São Paulo
- IF Sul de Minas – Inst. Federal Sul de MG
- IFSUL – Inst. Fed. Sul-Rio-Grandense
- IFTM. Instituto Fed. do Triângulo Mineiro
- IFTO – Inst. Federal do Tocantins
A importância da Lista de Espera do Sisu:
Os números do SISU 2018 do 1º semestre foram muito claros: mais de dois milhões de candidatos para apenas 239 mil vagas. O resultado desta conta é que mais de 1 milhão e 750 mil candidatos tiveram que procurar outros caminhos para entrar na universidade.
O primeiro passo natural é a Lista de Espera do próprio SISU, pois muitos aprovados não fazem a matrícula, e a vaga volta para o sistema. A boa notícia é que a Lista sempre chama muitos nomes. A primeira Chamada da Lista será dia 9 de fevereiro.
Veja as opções do PROUNI, FIES, e Bolsas de Estudo
Bolsas de Estudo do PROUNI – As Inscrições do Prouni já estão marcadas para fevereiro. Todo ano são mais de 300 mil Bolsas de Estudo para todos os cursos, no Brasil todo. Veja na imagem como fazer sua inscrição do Prouni:
Financiamento pelo FIES – Veja também a Inscrição no Fies 2019. O Ministério da Educação já confirmou que são 310 mil vagas neste ano com Financiamento Estudantil. E, com a novidade de que cem mil vagas são com financiamento a juro zero.
Bolsas de Estudo – Outra chance que muitos candidatos não conhecem é a conquista de uma Bolsa de Estudos com ingresso simplificado em vagas disponíveis nas universidades e faculdades privadas. Inscrições abertas para Direito, Odontologia, Administração, Psicologia, Contábeis, Veterinária e mais 137 cursos. Veja na imagem como conseguir uma Bolsa de Estudos 2019:
Saiba como colocar seu nome na Lista de Espera:
Tem novidade neste ano: Quem passar na primeira ou na segunda opção e desistir de matricular não pode mais entrar na Lista de Espera. É muito simples. Acesse o seu Boletim de Desempenho. Logo no campo da sua 1ª opção já aparece o botão ‘Participar da Lista de Espera’. Basta clicar e você estará lá. Em seguida o botão se altera para ‘Retirar Participação’, e indicando o seu lugar na classificação da Lista.