SISU 2018 – Inscrições só até sexta. Veja como fazer a sua. Resultado dia 18

Agora é oficial. O MEC publicou o Edital para as inscrições do SISU 2018 do 2º semestre. Sempre abrem vagas para Medicina, Direito, Engenharias, Psicologia, Administração, Veterinária, Contábeis, Enfermagem, Pedagogia, Educação Física e todos os cursos nas melhores universidades do país. Veja aqui.

A guerra já começou, mas ainda existem boas chances para diversos cursos em todo o país. O Blog do Enem preparou uma dica bem simples para você fazer sua inscrição.

Veja no vídeo o passo-a-passo, e depois confira logo abaixo o calendário confirmado pelo MEC, e entenda como funciona o jogo das Notas de Corte.

As inscrições do Sisu 2018 do 2º semestre são gratuitas, e serão feitas exclusivamente pela internet, na página eletrônica do Sisu. Confira o calendário completo.

Veja no final do post as Notas de Corte e um Passo-a-Passo sobre como fazer a inscrição no Sisu 2018.Sisu

Quem pode participar > Podem concorrer às vagas do Sisu 2018 estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação. A disputa, você já sabe, é pelas notas do Enem.

Quem tiver a mais alta na procura da mesma vaga, leva. Veja aqui as Notas de Corte do Sisu para calcular suas chances:notas de corte do sisuNotas de Corte apertadas > Medicina e o curso de Engenharia Aeronáutica têm as notas  de corte do Sisu mais altas. Depois vêm o curso de graduação em Direito, as Engenharias Mecânica e Elétrica, e o curso de Odontologia. As notas de corte do Sisu mais baixas ficam para os cursos de Licenciatura, que formam professores para a Educação Básica. Veja as Notas de Corte do Sisu para os cursos mais procurados pelos  candidatos:  Direito   AdministraçãoPedagogia;  Engenharia Civil;  Enfermagem;  MedicinaFisioterapiaPsicologia e,  Educação Física E, veja também as notas de corte do Sisu nas Universidades e Institutos Federais mais procurados pelos candidatos: USP; UFMG; UFRJ. UFMA; UFF; UFC; UnB; UFBA; IFSP; UFPR; UFG; UFSCar; e UFRGSVeja no final do post as Notas de Corte de todas as outras instituições.

O Blog do Enem preparou para você um Passo a Passo orientando como fazer sua Inscrição no Sisu 2018 – Veja as dicas para você conquistar uma vaga nas universidades públicas com a nota do Enem. Confira na imagem o passo a passo das inscrições no Sisu 2018: Passo a passo da inscrição no Sisu 2018No Sisu você utiliza a nota do Enem para negociar a sua chance de vaga. É como se fosse um leilão que acontece todos os anos nos meses de janeiro e junho. Vale a nota mais alta. Se ocorrer empate, a vaga fica para o candidato com menor renda familiar. Vale o mesmo raciocínio no Prouni e no Fies.

Veja como é a disputa pelas Notas de Corte do Sisu 2018

O período de inscrições no Sisu 2018 é muito curto. São apenas quatro dias para você definir o seu futuro. É preciso escolher primeiro a instituição que você quer. Depois vêm o curso e o turno de estudos. No Sisu 2018 você pode fazer duas opções durante a disputa. Não tem segredo. Confira: Veja na imagem acima como é o jogo das notas de corte no Sisu. Como funcionam as notas de corte do EnemVeja na imagem acima como é o jogo das notas de corte no Sisu.

As 10 maiores Notas de Corte do Sisu

Na edição anterior do Sistema de Seleção Unificada as notas de corte do Sisu explodiram. Os cursos de graduação com as dez maiores disputas ficaram todos com notas de corte acima de 800 pontos. Confira:  As 10 maiores notas de corte do SisuClique na imagem acima para ver uma lista completa com os cursos mais procurados e as maiores notas de corte também.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui: Simulado Enem Gratuito

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

As Notas de Corte do Sisu

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Veja como

Notas de Corte do Sisu nos Institutos Federais

 

A Importância da Lista de Espera do Sisu:

Os números do SISU 2018 do 1º semestre foram muito claros: mais de dois milhões de candidatos para apenas 239 mil vagas. O resultado desta conta é que mais de 1 milhão e 750 mil candidatos tiveram que procurar outros caminhos para entrar na universidade.

O primeiro passo natural é a Lista de Espera do próprio SISU, pois muitos aprovados não fazem a matrícula, e a vaga volta para o sistema. A boa notícia é que a Lista sempre chama muitos nomes. A primeira Chamada da Lista será dia 9 de fevereiro.

Veja as opções do PROUNI, FIES, e Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudo do PROUNI  – As Inscrições do Prouni já estão marcadas para 6 a 9 de fevereiro. Todo ano são mais de 300 mil Bolsas de Estudo para todos os cursos, no Brasil todo. Veja na imagem como fazer sua inscrição do Prouni:Financiamento pelo FIES – Veja também a Inscrição no Fies 2018.  O Ministério da Educação já confirmou que são 310 mil vagas neste ano com Financiamento Estudantil. E, com a novidade de que cem mil vagas são com financiamento a juro zero.

Bolsas de Estudo – Outra chance que muitos candidatos não conhecem é a conquista de uma Bolsa de Estudos com ingresso simplificado em vagas disponíveis nas universidades e faculdades privadas. Inscrições abertas para Direito, Odontologia, Administração, Psicologia, Contábeis, Veterinária e mais 137 cursos. Veja na imagem como conseguir uma Bolsa de Estudos 2018: Bolsas de Estudo pela nota do Enem

 Veja o Passo-a-Passo para o Resultado do Sisu e a Lista de Espera- Logo após o MEC liberar o Resultado do Sisu já será possível colocar o nome na Lista de Espera do Sisu – O endereço para ver o Resultado do Sisu e para colocar o nome na lista de espera é o mesmo em que que você fez a inscrição do Sisu. Você pode acessar direto aqui neste botão: Resultado do Sisu e Lista de Espera

Veja como colocar seu nome na Lista de Espera:

É muito simples. Acesse o seu Boletim de Desempenho. Logo no campo da sua 1ª opção já aparece o botão ‘Participar da Lista de Espera’. Basta clicar e você estará lá.  Em seguida o botão se altera para ‘Retirar Participação’, e indicando o seu lugar na classificação da Lista.