Variedades Linguísticas e situações de uso social – Redação Enem

Neste post você vai conhecer um pouco mais sobre a Língua Portuguesa, Vai descobrir como nosso idioma é rico e entender o que é cobrado nas propostas de redação de Vestibulares e no Enem. Confira abaixo.

As provas do Enem avaliam seu conhecimento da Língua Portuguesa através das linguagens, dos códigos e suas tecnologias. Essa abordagem nas provas se deve ao fato de que nossa língua materna adquiriu uma nova perspectiva de uns anos prá cá. Confira para mandar bem no Enem.

Foi-se o tempo em que os professores apareciam em programas de televisão dando dicas diárias de gramática e sintaxe. Com a evolução dos estudos, a ciência da linguagem (ou linguística) mudou bastante nos últimos anos. As avaliações dos exames e concursos acompanhou essa mudança. Antes, bastava ao candidato conhecer as regras gramaticais e escrever da forma correta.

A ideia agora é outra. Você vai precisar saber, antes de qualquer coisa, se comunicar bem. Afinal, do que adianta conhecer todas as regras se o estudante não souber aplicá-las?
Redação EnemO objetivo principal do ensino da língua é torná-lo apto a transmitir informações e a contextualizar os dados. Isso não significa que o ensino da gramática deve ser excluído. Ao contrário. Ao dominar as regras gramaticais, você terá as ferramentas para uma boa comunicação.

Dica 1: veja quais são os cinco passos para conquistar os avaliadores nas provas de Redação: https://blogdoenem.com.br/redacao-conquistar-avaliadores/

A importância de entender o objetivo da avaliação – Minha intenção ao escrever este texto é tornar você um autodidata. Afinal, você estará sozinho(a) na hora das provas de Redação no Enem ou no Vestibular. Quero que você reflita sobre a sua avaliação e o seu próprio texto. Para alcançar essa independência, é importante conhecer os objetivos da avaliação da Redação do Enem e que refletem os principais vestibulares.

Você vai ver como vai ser mais fácil atender as demandas no momento em que dominar a perspectiva teórica usada na elaboração da prova. Isso explica o fato de que um aluno que cometeu alguns erros na redação tire uma nota maior do que outro que não fez tantas gafes.

Como evitar os erros na Redação – A causa pode estar no nível de contextualização e da criatividade do texto. Por isso, é tão importante entender as variações linguísticas e suas adequações. Espero que essa breve explicação o ajude a arrebentar na prova. Vamos lá?

Redação Enem

Dica 2: você tem dúvida na hora de usar o sinal gráfico da vírgula? Acompanhe as dicas do professor Pedro Santos: https://blogdoenem.com.br/redacao-utilizar-virgula-corretamente/

Você conhece todas as variações da Língua Portuguesa? – Toda língua é um organismo vivo. Por isso que é comum haver uma distância entre a linguagem falada e a escrita. Entre as variações sobre as quais a língua está sujeita, estão:

Época: sua professora ou professor de Literatura solicitou a leitura de um livro do José de Alencar e não dava para entender nada sem um dicionário? Isso é algo comum quando nos deparamos com obras escritas há muito tempo. Muitas expressões comuns na época não são mais usadas, o que dificulta o entendimento.

Regionalidade: o português do Norte e Nordeste são diferentes da forma de falar do carioca, não é mesmo? Isso é que chamamos de regionalidade.

Grupo social: “beijinho no ombro” e “recalque”. É bem provável que você saiba o que essas expressões significam. Mas se perguntar para a sua avó, a chance dela entender essas palavras é menor, uma vez que esses termos pertencem a um contexto social específico.

Situacional: quando adequamos nossa escrita ao nosso interlocutor, temos uma variação situacional.  Trata-se de algo bastante comum na publicidade, mas que utilizamos também no nosso dia a dia. Pense na forma como os seus pais se comunicam com você e como eles conversam no local de trabalho.

Dica 3:  o papel em branco assusta você? Veja algumas dicas de como iniciar seu texto: https://blogdoenem.com.br/redacao-iniciar-introducao/

Quer entender um pouco mais sobre a importância de dominar os conceitos de língua, de linguagem e suas variações para a prova de redação do Enem? Dá uma olhada na videoaula do professor Raphael Torres. São 9min12 com dicas valiosas! O vídeo está disponível no canal  QG TV, aberto do Youtube

Variações linguísticas: como usar – Depois de conhecer tantas variações e situações em que diferentes expressões são usadas no dia a dia, você deve estar se perguntando: qual é a forma correta, ou qual delas devo usar com mais frequência? A resposta: todas!

O que realmente importa é dominar as formas de comunicação e saber usá-las nas mais variadas situações. Afinal, a língua nada mais é do que um código de comunicação. Ela pode ser usada das mais diversas formas de acordo com o objetivo de quem fala ou escreve. 

Dica 4: saiba como evitar os vícios de linguagem mais comuns https://blogdoenem.com.br/redacao-vicios-linguagem/

Como o seu objetivo da prova de redação do Enem é produzir uma redação dissertativa argumentativa, é importante tomar alguns cuidados:

  • Verifique a ortografia;
  • Verifique a sintaxe;
  • Fique atento à conjugação, à concordância e à regência dos verbos utilizados;
  • Verifique se está alcançando o objetivo desejado.

A lição que quero deixar hoje é de que a Língua Portuguesa é riquíssima. Você terá inúmeras maneiras de chegar ao mesmo lugar: alcançar a nota 1000 na redação do Enem e se sair bem também na Redação do Vestibular.

Post escrito por Camila Linhares para o Blog do Enem. Ela é licenciada em Letras pelo UNIPLI – RJ. Na oportunidade, foi bolsista integral do PROUNI e especialista em Literatura Infantojuvenil pela UFF – RJ. Atua como redatora e tem uma microempresa de consultoria em Língua Portuguesa. Está trabalhando em seu primeiro livro. https://www.facebook.com/camila.linhares.547