Organelas: Ribossomo, Retículo e Complexo de Golgi. Biologia Enem.

Veja agora o que são, qual o papel, e como funcionam as Organelas Citoplasmáticas. Elas estão mergulhadas no Citoplasma das células Eucariontes ou Procariontes. Confira:

As Organelas Citoplasmáicas  são  estruturas responsáveis pelo funcionamento de cada célula. Cada organela apresenta funções específicas. As organelas podem variar de quantidade dependendo do tipo celular. Veja na imagem a indicação das principais Organelas.

As Organelas estão em meio ao Citosol, encontrados no citoplasma das células eucariontes.  O conjunto das Organelas e o funcionamento delas resulta na produção das características de vida associadas às células.organelas celularesOs componentes básicos em uma célula animal são: a Membrana Plasmática (ou plasmalema); a Membrana Celular (ou citoplasmática); o Citoplasma; e o DNA (material genético).

Mas, não se esqueça de que existem organelas que são encontradas em um tipo de células, e inexistentes em outras. Por exemplo: os Cloroplastos são organelas encontradas em células vegetais e de algumas algas, porém inexistentes em bactérias, fungos e nas células animais.

Veja na imagem a célula vegetal:image003.jpgAs células vegetais diferenciam-se das células animais pela característica ‘eucarionte’, em que o DNA fica localizado dentro da Membrana Nuclear.

A parede celular é constituída de Celulose, o que dá estrutura e rigidez. Outra característica das células vegetais é a presença do pigmento clorofila.

Aula Gratuita sobre Organelas Celulares

Resumo simples e direto sobre as Organelas Celulares. Confira com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito.

Muito bom este resumo para você compreender como atuam as organelas celulares.

As Principais Organelas Celulares:

1) Ribossomo

O Ribossomo está presente em todas as células, portanto é universal. É uma estrutura não membranosa, mas composta por RNA ribossômico associado à proteínas. O Ribossomo Apresenta uma subunidade menor, e uma maior, somente são visíveis ao microscópio eletrônico. A Função do Ribossomo é a síntese proteica (produção de proteínas). As subunidades se juntam no momento da leitura do RNA mensageiro, para a montagem das proteínas, separando-se em seguida.image007.jpgA quantidade de ribossomos é variável dependendo da necessidade proteica da célula. Essas organelas são produzidas dentro da própria célula. Os Ribossomos podem aparecer de duas formas: livre e associados.

a) Ribossomos livres – fazem a síntese de proteínas para uso interno à célula:  quando um RNA mensageiro é lido por vários ribossomos ao mesmo tempo, forma-se uma estrutura chamada polissomos (ou polirribossomos).image008.jpg

 

b) Ribossomos associados – estão aderidos (fixos) à membrana do retículo endoplasmático rugoso. – fazem proteínas para uso externo à célula. image009.jpgEssas proteínas são produzidas e exocitadas pela células, onde serão utilizadas. Por exemplo, a produção de anticorpos pela células de defesa do corpo, leucócitos.

Dica 1 – Revise com esta aula de Biologia Enem para relembrar tudo sobre transporte passivo, transporte ativo e transporte em bloco na membrana plasmática – https://blogdoenem.com.br/transporte-atraves-da-membrana-plasmatica-biologia-enem/

2) Retículo Endoplasmático

O Retículo Endoplasmático é um conjunto de bolsas (vesículas) e canais (cisternas) interligadas. São responsáveis pelo armazenamento, transporte (circulação) e armazenamento de substâncias. Estão presentes em todas as células eucariontes. Existem dois tipo de retículos: rugoso e liso.image011.jpg

a) Retículo Endoplasmático Rugoso 

O Retículo Endoplasmático Rugoso pode ser Granular ou Ergastoplasma, e apresenta ribossomos aderidos à suas paredes. Ele faz a síntese de substâncias que serão de uso externo à célula. Por exemplo os anticorpos e hormônios (insulina).image013.jpg

b) Retículo Endoplasmático Liso (Agranular) – apresenta sua superfície tubular lisa. Fazem síntese de lipídios, como o colesterol e hormônios sexuais (testosterona e estrógeno). Em células musculares fazem o armazenamento de cálcio, fundamental para contração e relaxamento.image015.jpgOs retículos endoplasmáticos são responsáveis pela desintoxicação celular (detoxicação), degradando substâncias estranhas como o álcool e remédios. Em células hepáticas essas organelas são bem desenvolvidas.

Dica 2 – Revise sobre Parede celular, Glicocálix e Membrana Plasmática nesta aula de Envoltórios celulares para a prova de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/envoltorios-celulares-biologia-enem-2/

3) Complexo de Golgi (Golgiossomo)

O Complexo de Golgi é um conjunto de bolas ou sáculos achatados e empilhados (dictossomos). É o Complexo de Golgi a Organela Celular  responsável por armazenar, empacotar e secretar (eliminar) substâncias.

image017.jpg

Dão origem ao acrossomo, bolsa na cabeça do espermatozoide que permite a fecundação.image019.jpg

Formam a lamela média de células vegetais. Participam da síntese de polissacarídeos (pectina). Formam os lisossomos. Estão presentes em células animais e vegetais.image020.jpg

A Membrana Plasmática: veja o Transporte de Substância

Confira agora uma aula-resumo simples e rápida com a professora Juliana Evelyn Santos Assim você completa bem esta revisão sobre Organelas Celulares.

Gostou do Resumo? Esta aula é do canal Curso Enem Gratuito.

Revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(UFV) As duas organelas celulares responsáveis pela síntese e secreção de glicoproteinas, respectivamente, são:

a) O retículo endoplasmático rugoso e o complexo de Golgi.

b) O retículo endoplasmático liso e os lisossomos.

c) O complexo de Golgi e o retículo endoplasmático liso.

d) As mitocôndrias e o retículo endoplasmático rugoso.

e) Ribossomos e complexo de Golgi.

Questão 2

(UFPB) Alguns antibióticos, como estreptomicina e tetraciclina, são largamente utilizados para combater infecções causadas por bactérias em seres humanos. Esses antibióticos agem inibindo, apenas nas bactérias, o funcionamento da estrutura celular responsável pela síntese de proteínas. A ação seletiva desses antibióticos deve-se a algumas diferenças moleculares existentes entre as estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas nesses dois organismos. Essas estruturas correspondem ao(s):

a) Ribossomos, nas bactérias, e ao retículo endoplasmático nas células humanas.

b) Ribossomos, tanto nas bactérias como nas células humanas.

c) Retículo endoplasmático granular, tanto nas células humanas como nas bactérias.

d) Mesossomos, nas bactérias, e aos ribossomos nas células humanas.

e) Mesossomos, nas bactérias, e ao retículo endoplasmático nas células humanas.

Questão 3

(UFC) Células animais com função secretora apresentam abundância de retículo endoplasmático granuloso (rugoso) e complexo golgiense, estruturas que se localizam próximas uma à outra e que trabalhamem conjunto. Nessetrabalhoemparceria, o retículoendoplasmáticogranuloso:

a) Libera proteínas digestivas em vesículas denominadas lisossomos, que atuarão em conjunto com os tilacoides do complexo golgiense.

b) Produz fosfolipídios de membrana que serão processados no complexo golgiense e liberados no citoplasma para formação de novos ribossomos.

c) Sintetiza proteínas e as transfere para o complexo golgiense, que as concentra e as libera em vesículas, que terão diferentes destinos na célula.

d) Funde-se ao complexo golgiense para formar o acrossomo dos espermatozoides, responsável pela digestão da parede do óvulo e pela penetração nesse.

e) Acumula os polissacarídeos de parede celular, produzidos no complexo golgiense, e os processa, antes de liberar as vesículas que se fundirão com a membrana plasmática.

Questão 4

(UFRGS) Em um experimento em que foram injetados aminoácidos radioativos em um animal, a observação de uma de suas células mostrou os seguintes resultados: após 3 minutos, a radioatividade estava localizada na organela X (demonstrando que a síntese de proteínas ocorria naquele local); após 20 minutos, a radioatividade passou a ser observada na organela Y; 90 minutos depois, verificou-se a presença de grânulos de secreção radiativos, uma evidência de que as proteínas estavam próximas de serem exportadas. As organelas X e Y referidas no texto são, respectivamente:

a) O complexo golgiense e o lisossomo.

b) O retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso.

c) A mitocôndria e o ribossomo.

d) O retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense.

e) O centríolo e o retículo endoplasmático liso.

Questão 5

(UNEMAT) Há dois tipos de retículos endoplasmáticos, o rugoso e o liso. Ambos transportam substâncias no interior das células, mas há diferenças morfológicas e funcionais entre eles. Sobre as funções dessas estruturas, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios como o colesterol. Atua também na degradação do álcool ingerido em bebidas. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente na síntese de proteínas para a exportação como, por exemplo, células pancreáticas que produzem enzimas e hormônios proteicos.

II. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios como o colesterol. Atua também na degradação do álcool ingerido em bebidas. O Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente na síntese de proteínas para a exportação como, por exemplo, células pancreáticas que produzem enzimas e hormônios proteicos.

III. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente das funções heterofágicas e o Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente das funções autofágicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) Apenas I e II estão corretas.

c) Apenas III está correta.

d) Apenas II está correta.

e) Apenas I está correta.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel