Química Enem: veja a oxidação dos álcoois. É quando vinho vira vinagre!

O fenômeno químico que modifica o vinho, deixando com gosto de vinagre, ocorre quando deixamos a bebida por muito tempo em contato com o ar. O vilão desse fenômeno é a reação de oxidação dos álcoois! Veja aula gratuita de Química Enem e vestibular. Vem!

Os álcoois podem sofrer oxidação quando expostos a algum agente oxidante, como uma solução aquosa de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou de permanganato de potássio (KMnO4) em meio ácido. 

Você sabe como ocorre a oxidação dos álcoois? Vamos relembrar? Cai nas provas de química dos vestibulares de todo Brasil e também no Enem.

Álcoois primários – Os álcoois primários se oxidam com oxidantes como o permanganato de potássio e dicromato de potássio, em meio sulfúrico. O produto desta oxidação é aldeído. Com mais quantidade de agente oxidante, obtemos um ácido carboxílico.

Esta reação explica porque o vinho fica com gosto de vinagre quando deixamos muito tempo em contanto com o ar (oxigênio).Observe com calma a figura a seguir. Ela mostra toda a sequência da reação.

Veja no canto esquerdo os compostos na condição de reagentes (1° membro), e no canto direito os produtos resultantes da reação da oxidação do álcool Primário (Etanol), e que leva ao produto resultante (2° membro), neste caso, o Ácido Carboxílido (Ácido Etanóico):Oxidação ÁlcooisO álcool sofre uma oxidação e se transforma em um tipo de vinagre, que é um ácido carboxílico.

A Oxidação do Álcool Etílico – O Álcool etílico presente no vinho oxida-se em contato com o oxigênio, isto é, acontece a formação de compostos com maior quantidade de átomos desse elemento.

A oxidação do álcool implica em um processo de transferência de elétrons. Assim, se o álcool etílico sofre a Oxidação, outra espécie deve se reduzir. Efetivamente, ocorre a Redução do oxigênio do ar. Veja na equação da reação. No lado esquerdo estão os reagentes, e no lado direito os produtos resultantes. Entretanto, por não envolver a formação de íons a percepção da transferência de elétrons entre as espécies não é facilmente verificada.

Dica : Revise também outro assunto bastante cobrado nas provas dos vestibulares e do Enem que é Biodiesel. É só acessar o nosso blog do Enem e mandar ver nos estudos! https://blogdoenem.com.br/quimica-biodiesel-combustivel/

Álcoois secundários

Os álcoois secundários têm como produto as cetonas.Oxidação Álcoois

Importante: Álcoois terciários não sofrem reação de oxidação

Conseguiu relembrar tudo?  O blog do Enem preparou um quadro com um super resumo para você não esquecer mais. Aproveite essa chance! Estude!

Confira no diagrama os produtos resultantes na oxidação dos álcoois:Oxidação Álcoois

 

Oxidação parece complicado, mas na verdade não é.

Veja uma explicação bem divertida com esta paródia dos professores Sobis e Caio, que dão aulas de Química em Florianópolis. O vídeo é do canal Curso Enem Gratuito:

Gostou da paródia? Demais!!!

Quer saber mais sobre a oxidação dos álcoois?

Então assista a vídeo aula totalmente gratuita do Daniel Monteiro e saiba tudo e mais um pouco sobre essa reação. Não deixe para depois, vamos nessa!

 

Saiba mais sobre as funções orgânicas acessando o nosso blog do Enem e estudando através de um resumo fácil e descomplicado que nós preparamos para você. Vem com a gente!
https://blogdoenem.com.br/quimica-funcoes-organicas/

Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem

Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem.

Munique Química
Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias