A oxidação dos álcoois: é quando o vinho vira vinagre!

O fenômeno químico que modifica o vinho, deixando com gosto de vinagre, ocorre quando deixamos a bebida por muito tempo em contato com o ar. O vilão desse fenômeno é a reação de oxidação dos álcoois! Veja aula gratuita de Química Enem e vestibular. Vem!

Os álcoois podem sofrer oxidação quando expostos a algum agente oxidante, como uma solução aquosa de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou de permanganato de potássio (KMnO4) em meio ácido. 

De olho na oxidação dos álcoois

Você sabe como ocorre a oxidação dos álcoois? Vamos relembrar? Cai nas provas de química dos vestibulares de todo Brasil e também no Enem.

Álcoois primários – Os álcoois primários se oxidam com oxidantes como o permanganato de potássio e dicromato de potássio, em meio sulfúrico. O produto desta oxidação é aldeído. Com mais quantidade de agente oxidante, obtemos um ácido carboxílico.

Introdução à oxidação dos álcoois:

Confira agora com a professora de química Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito:

Esta reação explica porque o vinho fica com gosto de vinagre quando deixamos muito tempo em contanto com o ar (oxigênio).Observe com calma a figura a seguir. Ela mostra toda a sequência da reação.

Veja no canto esquerdo os compostos na condição de reagentes (1° membro), e no canto direito os produtos resultantes da reação da oxidação do álcool Primário (Etanol), e que leva ao produto resultante (2° membro), neste caso, o Ácido Carboxílido (Ácido Etanóico):Oxidação ÁlcooisO álcool sofre uma oxidação e se transforma em um tipo de vinagre, que é um ácido carboxílico.

A Oxidação do Álcool Etílico

– O Álcool etílico presente no vinho oxida-se em contato com o oxigênio, isto é, acontece a formação de compostos com maior quantidade de átomos desse elemento.

A oxidação do álcool implica em um processo de transferência de elétrons. Assim, se o álcool etílico sofre a Oxidação, outra espécie deve se reduzir. Efetivamente, ocorre a Redução do oxigênio do ar. Veja na equação da reação. No lado esquerdo estão os reagentes, e no lado direito os produtos resultantes. Entretanto, por não envolver a formação de íons a percepção da transferência de elétrons entre as espécies não é facilmente verificada.

Dica : Revise também outro assunto bastante cobrado nas provas dos vestibulares e do Enem que é Biodiesel. É só acessar o nosso blog do Enem e mandar ver nos estudos! https://blogdoenem.com.br/quimica-biodiesel-combustivel/

Álcoois secundários

Os álcoois secundários têm como produto as cetonas.Oxidação Álcoois

Importante: Álcoois terciários não sofrem reação de oxidação

Conseguiu relembrar tudo?  O blog do Enem preparou um quadro com um super resumo para você não esquecer mais. Aproveite essa chance! Estude!

Confira no diagrama os produtos resultantes na oxidação dos álcoois:Oxidação Álcoois

Oxidação parece complicado, mas na verdade não é.

Veja uma explicação bem divertida com esta paródia dos professores Sobis e Caio, que dão aulas de Química em Florianópolis. O vídeo é do canal Curso Enem Gratuito:

Gostou da paródia? Demais!!!

Saiba mais sobre as funções orgânicas acessando o nosso blog do Enem e estudando através de um resumo fácil e descomplicado que nós preparamos para você. Vem com a gente!
https://blogdoenem.com.br/quimica-funcoes-organicas/

Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem

Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem.

Munique Química
Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel